quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Boa sorte, campeão do Mundo!


Se há jogadores que marcam a última década desportiva nacional, um deles é, sem dúvida, Jorge Costa. O ex-capitão do Porto foi a imagem dos dragões, tendo-se notabilizado pelo seu enorme poderio físico. Foi um defesa central de qualidade acima da média e, acima de tudo, um capitão de equipa. Funcionava como uma espécie de treinador dentro do campo, tendo sido um pilar na conquista de vários títulos ao serviço do Futebol Clube do Porto e nas selecções nacionais jovens. Foi, de resto, campeão do Mundo pela Selecção de Esperanças e Campeão Europeu e do Mundo ao serviço do Futebol Clube do Porto, treinado, na altura, por José Mourinho.

Foi, por diversas vezes, mal amado por alguns treinadores, tendo partido para o Charlton por empréstimo. Contudo, José Mourinho não abdicou dos serviços do veterano central, que ajudou o Porto a ganhar quase tudo em duas temporadas. Saiu, definitivamente do FC Porto, já no “reinado” de Co Adrianse, para os belgas do Standard de Liège, onde arrumou as botas.

Voltou a Portugal para assumir o cargo de treinador adjunto do Sporting de Braga.

Com a saída de Rogério Gonçalves do comando técnico do Braga e em vésperas de um decisivo confronto, em Parma, para a Taça Uefa, Jorge Costa foi chamado a comandar a equipa de Braga. Disse Jorge Costa que sempre foi “uma pessoa de desafios”, encarando este como o primeiro do que se espera ser um longo percurso com treinador de futebol.

A seguir a Paulo Bento e a Domingos Paciência, Jorge Costa é mais um ex-jogador que assume o comando técnico de uma equipa. Curiosamente, estes três treinadores comandam três dos cinco primeiros classificados.

Fica aqui registado o primeiro dia de Jorge Costa como treinador de futebol, do Sporting de Braga e os meus mais sinceros votos de boa sorte para uma carreira que se espera longa, pela experiência e pelo conhecimento que Jorge Costa tem.

E já agora, é de sublinhar que Jorge Costa se estreou a ganhar num jogo muito difícil, garantindo a passagem do Braga aos oitavos-de-final da Taça Uefa, sendo a única equipa portuguesa que, neste momento, se bate em três frentes.

Sem comentários: