sábado, 6 de junho de 2009

Um tempo novo no Sporting


Mais de 11 mil sócios. Num dia da semana. Numa votação que decorreu apenas em Lisboa. Uma lição de vitalidade, de amor ao Clube, de militância e de democracia que os sócios do Sporting deram a um País que tende a abdicar de participar nas alturas mais difíceis.
No Sporting, sempre foram e sempre serão os sócios a decidir e a construir a História do clube. Ao contrário do que vai acontecendo de norte a sul do País, os sócios do Sporting não se abstêm de decidir em momentos difíceis, não abdicam do seu voto, por muito pouco que ele possa valer, e estou absolutamente convicto de que os sócios do Sporting também não se enganam nas decisões que tomam.
Hoje foi um dia feliz. Feito pelos sócios. E talvez este dia, que se estendeu muito para cá da meia-noite, possa ser um dos dias mais importantes para a História do futuro do Sporting.
Começou um tempo novo. Além da adesão em massa dos sócios, o resultado é também um sinal de que o Sporting continua a ser um clube diferente.
Para aqueles que diziam que havia uma monarquia instaurada no clube e que Bettencourt era sinónimo de continuidade, a resposta foi dada há pouco no auditório do estádio. Onde uma sala cheia cantou e saltou com o seu novo presidente. Foi o verdadeiro sportinguismo na sua maior força.
E, pelo que parece, o Sporting, à hora a que escrevo, tem o presidente certo. Que já colocou o Sporting no caminho certo, que é o caminho da militância, da paixão ao clube, da paz entre sócios e adeptos. Mas também o caminho da mística e do ecletismo.
Nunca compreenderão, os caracóis, o sentimento dos sportinguistas. Nem o facto de se aceitar que uma equipa que não ganha mantenha o treinador há vários anos. Mas o Sporting é um clube diferente. Que nasceu e cresceu à custa de muito Esforço, Dedicação e Devoção. É um clube que premeia o mérito e dá prioridade ao que é da casa. Por isso, temos uma equipa construída com a prata da casa, treinada por Paulo Bento, que também é um treinador que vem da Academia. É uma equipa que se desenvolve e cresce a cada ano. Reforçada, época a época, com os meios escassos que temos. Estamos cada vez mais próximos da Glória.
Agora estamos todos na guerra. E lutaremos para cumprir o sonho dos nossos Fundadores. Tudo faremos para fazer do Sporting "um grande tão grande como os maiores da Europa". Com Bettencourt, espero eu, por muitos e bons anos.

Viva o Sporting!

4 comentários:

João Faria disse...

É de saudar este regresso da Centúria Leonina, um espaço ímpar de discussão do Sporting.

Eu fui manifestamente contra a eleição de José Eduardo Bettencourt, e sinceramente ainda me custa a perceber como é que se deu provas de confiança a uma equipa que já provou não ser capaz. Não falo de José Eduardo Bettencourt, a quem reconheço grande mérito como administrador do Santander Portugal e como sportinguista. Falo sim, por exemplo, de Pedro Afra. A campanha do cartão de sócio foi patética, um falhanço absoluto, o marketing do Sporting não existe, e no entanto Afra é princepescamente pago em Alvalade, e vai continuar na estrutura, o que me parece inacreditável.

Para além de que não consigo, sinceramente, compreender a adoração por Paulo Bento. Em quatro anos, não ganho um único título( títulos a sério, não é taças), não sabe jogadas estudadas em livres e cantos, não treina as capacidades individuais de jogadores, como o remate de longe, e nem sequer grandes penalidades sabe ensinar a marcar. Para além de ser casmurro e preferir adaptar os jogadores à sua táctica do que se adaptar ele às características dos jogadores que tem.

Mas pronto, 90% decidiu isto. Eu não concordo, mas respeito. E apesar de nos próximos tempos saber que me irei afastar um bocado do Sporting, porque o Sporting de Paulo Bento e de um membro de direcções anteriores(JEB) não me motiva, nem me dá confiança, sei que o sentimento e a paixão que tinha hão de voltar.

VIVA O SPORTING!

maria disse...

Boa sorte José Eduardo Bettencourt :)

Viva o Sporting Clube de Portugal :)

Bjs :)

AC disse...

Embora cante extramemente mal, como foi possível ver e ouvir, José Eduardo Bettencourt trará certamente um ânimo novo ao Sporting Clube de Portugal. Força Bettencourt, força Sporting!

SL

João disse...

1 semana desde que foi eleito.
2 semanas para o plantel voltar ao trabalho.

Reforços? Dinamica na direcção? Zero.

Obrigado aos que votaram Bettencourt.