quarta-feira, 12 de março de 2008

Ainda, Guimarães.


Eu podia ter dito que o primeiro golo do Vitória de Guimarães, este fim-de-semana, foi marcado de forma irregular, porque o jogador estava fora-de-jogo.

Podia também ter dito que o árbitro desse jogo marcou grande penalidade por uma falta cometida claramente fora da grande área.

Podia ainda ter falado do critério do árbitro, que se fartou de mostrar cartões amarelos aos jogadores do Sporting, fazendo com que a maior parte da defesa da equipa ficasse de castigo na próxima jornada.

Podia ter dado o exemplo de um lance em que Polga tira a bola a um jogador do Vitória, nem lhe tocou, e o árbitro marcou falta e mostrou o amarelo ao central do Sporting.

Mas não falei porque o Vitória mereceu mais ganhar o jogo do que o Sporting e não seria justo outro resultado que não fosse a vitória do Vitória.

Agora, não posso ficar calado quando vejo injustiças deste tamanho:
Os adeptos do Vitória apedrejaram o autocarro do Sporting. A direcção do Vitória pediu desculpa e responsabilizou-se pelos danos e ficou tudo resolvido. Eu não sei se as pessoas sabem, mas todas as semanas, os responsáveis da Comissão Disciplinar da Liga aplicam multas aos clubes por causa do comportamento dos adeptos.

Curiosamente, o Sporting deve ser a única equipa que todas as semanas paga quase 1000 euros pelo comportamento dos adeptos. Esta semana, os clubes castigados foram o Nacional da Madeira (porque as 23 senhoras da bancada central do estádio da Madeira devem ser super-perigosas), o Belenenses (talvez pelos actos de delinquência daqueles adeptos com 80 anos de idade) e, claro, o Sporting (talvez porque não deviam ter ido ao estádio). Eu não vi nada, não estive lá, não sei o que se passou mas não acredito que os adeptos do Sporting sejam uns vândalos e que tenham comportamentos reprováveis todas as semanas.

Esta semana, o Sporting vai pagar 1050 euros de multa. Curiosamente, o Vitória de Guimarães, cujos adeptos apedrejaram o autocarro da equipa do Sporting, passou imune. Não paga nada. O que é que os adeptos do Sporting, do Nacional e do Belenenses fizeram assim de tão grave? Porque, olhando para as multas, foi mais grave que, por exemplo, apedrejar um autocarro com jogadores lá dentro, alguns deles internacionais.

Falo do Vitória de Guimarães apenas para comparar situações. Como podia falar de outro clube qualquer.

Mas isto é o mundo ao contrário. Faz-se isto sem uma justificação. É a ditadura do futebol. E sem resposta dos clubes, o que é mais grave ainda. Se querem 1050 euros, peçam, em vez de nos "roubarem". Como diria Santana Lopes, "o país está doido".

1 comentário:

JGP disse...

No caso do apedrejamento ao autocarro do Sporting trata-se de uma ocorrência fora do estádio, portanto fora do domínio da Liga.

O Sporting pode apenas fazer queixa numa esquadra...