quinta-feira, 9 de abril de 2009

Começou


Fala-se muito, hoje, da imagem. Do poder que tem. Da influência que exerce.
De facto, a imagem tem um papel importante e ajuda muito nas campanhas publicitárias. Mas, enquanto cidadão, penso eu, responsável, julgo que uma campanha política não pode ser vista como publicidade. Porque quando a foi, há pouco mais de quatro anos, o Partido Socialista iludiu os portugueses à custa de uma publicidade enganosa.
O cartaz do PSD, de introdução a um intenso combate eleitoral que se adivinha em 2009, pode não ser, à primeira vista, muito apelativo. E isso pode merecer as críticas várias que tenho ouvido. Só que, neste momento, é o que o PSD tem para oferecer aos portugueses. E, diga-se, é o que o país precisa, agora: de política, de competência, de verdade.
Numa altura de crise profunda, nada pode ser mais perigoso do que caír numa fortíssima estratégia de marketing.
O país não precisa de um produto, de uma imagem. Mas de competência, experiência, rigor, transparência. Manuela Ferreira Leite é isso mesmo. Por muito que isso incomode a esquerda, cada vez mais nervosa e dividida.
Por todas estas razões, e por muitas mais, concordo plenamente com o "logotipo" escolhido para todas as eleições em 2009. É um dos gestos que fazemos, todos. Um "V". De verdade. De vitória. Do PSD. E do País.

1 comentário:

Bruno Ferreira Costa disse...

António, tenho ouvido igualmente as críticas à opção do cartaz de MFL.
Em termos de conteúdo e grafismo considero o cartaz apelativo e com a mensagem certa, ou seja, hoje os Portugueses anseiam por verdade. E essa já não encontram nas palavras do futuro ex-Primeiro-ministro.
A questão que coloco é saber se este era o timming certo para avançar com cartazes mais destinados às legislativas. Na próxima semana o PSD terá de indicar a lista de candidatos às europeias (prazo no TC é 22 de Abril) e que cartazes serão colocados? O das europeias e este de forma simultânea? Ou optará o PSD por fazer das europeias um teste nacional, colocando cartazes mistos? E os das autárquicas que já grassam nalgumas cidades (Gaia e Porto foram intupidas com as imagens de Joaquim Couto e Elisa Ferreira?
Tem de haver uma estratégia coerente a esse nível.