segunda-feira, 2 de abril de 2007

O outro lado da violência no futebol


Já fui algumas vezes ao Estádio do Dragão e todos os anos vou à Luz. Tudo para apoiar o meu querido Sporting.
Tenho notado uma diferença na mentalidade dos adeptos e sempre que vou ao Porto, com as claques do Sporting, sou bem recebido. É uma alegria, uma festa ir ao Porto.
Mas verdade seja dita. O Estádio do Benfica não tem condições para jogos grandes. No ano passado, estive 1 hora à chuva, no dia antes de ter nevado. Estava um frio de rachar e estava tudo aos empurrões para poder entrar. Foi uma vergonha. Mas pior foi no ano anterior em que estive cerca de quarenta minutos preso, com a minha namorada, numa garagem para poder entrar. Graças à boa vontade dos ultras do Sporting, a minha namorada e eu passámos à frente daquele beco, onde não havia espaço para respirar.
A tristeza de ir à Luz continua de ano para ano. Há sempre delinquentes, a maior parte deles são membros das claques do “glorioso”. Todos os anos, no caminho a pé, de Alvalade à Luz, há pessoas que atiram pedras, balões de água entre vários outros objectos contra nós.
Se ir ao Porto é uma festa, ir à Luz é deprimente. A forma como os adeptos adversários são tratados na Luz é mesmo abaixo de cão. Não se admite em pleno século XX. Então, estive 1 hora, à porta do Estádio, antes da hora prevista para início do Benfica-Sporting e só entro aos 10 minutos de jogo? É por essas e por outras que nunca levarei uma criança comigo ao Estádio da Luz e é por isso que me assumo como defensor dos ultras do Sporting.
As claques do Benfica atiram objectos e entram em cenas de pancadaria. E que multas levam? Quais são as consequências para o Benfica? Nada. Não há.
Muito daquilo que se vê, na televisão, é logo criticado sem se saber as causas. É óbvio que há ultras violentos e toda a violência é condenável. Mas temos de ir atrás para sabermos o que se passou antes. Temos de saber as causas.
No Benfica-Porto de ontem, os Super Dragões atiraram vários petardos e cadeiras contra os adeptos do Benfica. Mas porque é que isto aconteceu? Não sei. Mas provavelmente o que aconteceu com a claque do Porto foi semelhante ao tratamento que os adeptos do Sporting receberam quando foram visitar as águias.
A violência é condenável, mas é evitável. O Benfica não a evitou, pelo contrário, a claque do Porto, que se dirigiu até Lisboa através de perto de 3 dezenas de autocarros, o que é notável, foi estrategicamente colocada no 3ºanel, bem longe do relvado. Aí está logo um problema. Pergunto eu: porquê ali? Então pagamos preços tão altos por um bilhete para sermos postos numa garagem ou para estarmos mais de 1 hora para entrar no estádio? E põem-nos no 3ºanel? A forma que muitos ultras vêem para protestar relativamente à atitude da direcção do Benfica que os tratou daquela forma é atirando objectos lá para baixo. Para que no próximo jogo, o mesmo não se volte a repetir. Mas a cena repete-se de ano para ano Sendo assim, o Benfica não só não evitou como estimulou a violência dos adeptos do Porto.
Depois, há sempre uma polícia, desorganizada e que age sem qualquer respeito pelos adeptos adversários. Quando é para bater em alguém, a polícia descarrega, sempre, a sua força nos adeptos que visitam o Benfica. Não se percebe. Muitas vezes é o comportamento das próprias autoridades que causa a violência nas bancadas. Por exemplo, um amigo meu foi agredido com um bastão de um polícia simplesmente por estar com um estandarte do Sporting aberto numa deslocação à Luz. Também, num jogo no Estádio Nacional, um indivíduo das claques do Sporting foi detido por ter levado com uma garrafa de vidro na cabeça, oriunda da zona onde estavam os adeptos do Benfica, e por ter refilado com os polícias que ali estavam por nada fazer para impedir aquela violência. Eu estive lá e vi tudo. A polícia, em Portugal, não está preparada e é por decisões erradas como as que falei agora que as claques se revoltam.
Há quatro anos fui assaltado pela claque do Benfica, num jogo no Restelo, entre as selecções de Portugal e da Tunísia. Eu estava com um cachecol do Sporting e perto de uma dezena de membros dos No Name Boys decidiu roubar-me o cachecol, ameaçar-me de tareia, com facas e tiraram-me algumas fotografias. O cachecol do Sporting é, provavelmente, o objecto que tenho que me é mais querido. Esta mesma claque já matou um adepto do Sporting e incendiou a sede da Juve Leo. Porque é que nada disto teve consequências para a claque, como o impedimento de todos os seus membros entrarem em recintos desportivos?
Se vou ao Porto em segurança e se as claques do Porto são bem recebidas em Alvalade, porque é que o mesmo não acontece em relação a jogos contra o Benfica? Aliás, apesar da rivalidade, na final da Taça Uefa, em Alvalade, vi vários líderes da claque Super Dragões, do FC Porto, a cantar pelo Sporting, no meio das claques leoninas. Isso sim é fantástico. Isso sim é a festa do futebol.

Só se diz que houve violência porque os adeptos estiveram mal. É só o que se diz na televisão e por isso ninguém gosta das claques. Mas há sempre precedentes para comportamentos violentos das claques e muitos deles acabam por ser em legítima defesa e como forma de protesto. Pergunto eu, do que é que a Direcção do Benfica estava à espera quando colocou as claques do Porto em cima de adeptos do Benfica? Porque é que não evitou esta situação? Então, os primeiros responsáveis são os dirigentes do clube da Luz.

Eu só espero que quando for o Benfica – Sporting, este tratamento não seja repetido. Senão é evidente que vai haver problemas.
Mas aproveito para deixar aqui um apelo. Se tem filhos mais novos e não é adepto do Benfica, opte por nunca os levar ao Estádio da Luz. Porque se vamos para o meio dos adeptos do Benfica, somos agredidos e roubados (e a polícia não nos defende, ainda somos recambiados para fora do Estádio). Se formos com os adeptos da nossa equipa, somos mal tratados. E duvido que uma criança consiga estar uma hora, com 3 graus na rua e a chover, numa fila aos empurrões, onde todos querem entrar. O mesmo não digo em relação a outros jogos. Por exemplo, recomendo que vão ao Dragão, porque, independentemente do resultado, é sempre uma festa lá ir.

Por isso, estarei sempre na defesa dos ultras. Porque se não existissem claques, as nossas equipas não iriam ter apoio nos jogos fora. São eles que estão na Rússia, Munique, Milão, etc, para apoiar a nossa equipa. E também é por eles que o futebol português vai sobrevivendo.

2 comentários:

Anónimo disse...

atiram verylights e a culpa é do vieira?

Anónimo disse...

Isso de o gajo dos SD ir ver a taça uefa para o meio da juve deve-se ao facto de a rivalidade entre sporting e porto(clubes de média dimensão) praticamente não existir pois precisam de se aliar para fazer frente ao colosso nacional - o Benfica.E não nos podemos esquecer que os lagartos são uns lambe-botas aos tripeiros portanto é lógico que o vosso líder máximo -o Macaco dos SD - seja bem recebido no vosso estádio.Se fosse o líder de uma claque do Benfica obviamente que era espancado se tivesse na mesma situação.Não compares as rivalidades entre Benfica vs Porto e Sporting com Porto vs Sporting.Nós também passamos maus bocados quando vamos fora (principalmete as antas).