sábado, 5 de janeiro de 2008

Sorte nula


O Sporting entrou com o pé esquerdo em 2008, depois de uma derrota decisiva, na minha opinião, no Bessa aos pés de um Boavista que luta pela permanência. Mas não foi um mau jogo do Sporting, excepto um ou outro jogador. O Sporting lutou e fez quase tudo o que podia para ganhar. E teria ganho não fosse a falta de sorte, quando Jehle e Marcelão estavam sempre no caminho que a bola fazia para a baliza do Boavista e quando o poste foi entrave ao golo de Purovic.
O Sporting pode até ter motivos para se queixar da arbitragem, dado que o defesa esquerdo do Boavista deveria ter sido expulso aos 46 minutos por se fazer, inacreditavelmente, com a mão à bola, pelo que levaria o segundo cartão amarelo e consequente expulsão. O jogo teria sido diferente? Talvez. Mas acima de qualquer outra coisa, ao Sporting apenas faltou a sorte de acertar em momentos decisivos.
Sublinho a desconcentração total da defesa do Sporting, nomeadamente de Miguel Veloso e dos dois laterais. Paulo Bento podia, na minha opinião, ter feito mais. Colocando Paez e Pereirinha, deveria tirar Abel e Ronny, ficando o Sporting a jogar com três centrais, mas não perdia a altura de Purovic, que poderia ter sido decisiva. Assim não foi. Paciência.
Curioso foi o facto de Rui Patrício voltar a sofrer dois golos nos dois únicos remates à baliza. Há algo de errado no que diz respeito aos guarda-redes, situação que deve ser analisada. O Sporting não pode é sofrer um golo por cada remate que façam à sua baliza.
Quanto a reforços, o Sporting precisa. E urgentemente, na minha opinião, de um defesa esquerdo, de um médio para ser alternativa ou jogar com Miguel Veloso e, se possível, ou seja, se houver dinheiro, de um avançado, o que me parece ser supérfluo dadas as necessidades evidentes que o Sporting tem. Não é, na minha opinião, de afastar a possibilidade de ir buscar um guarda-redes, rescindindo o contrato com Tiago.
Assim, no meu entender, o Sporting reforçar-se-ia bem se fosse buscar o Maniche, que está à venda, e o seu irmão Jorge Ribeiro, que está num Boavista a precisar de dinheiro. Poderia-se emprestar o Ronny ao Boavista neste negócio, para diminuir o preço do jogador. Quanto a avançados, há muitos e bons. Mas caros. Sei quem o Sporting poderia buscar se houvesse dinheiro. Mas não os vou dizer. Pelo menos até 1 de Fevereiro. Maniche e Jorge Ribeiro são dois jogadores com talento, melhores do que os que o Sporting já tem, além de serem internacionais portugueses. Jorge Ribeiro pode ir ao Euro2008 e o seu passe pode valorizar-se depois do campeonato. O Sporting só tinha a ganhar. Gostava, muito, de ver Rochemback, de novo, no Sporting. Mas, infelizmente, não sou quem manda no futebol do Sporting.

3 comentários:

Anónimo disse...

António: explica-me tu porque raio o Paulo Bento não põe o Stojkovic à baliza? E o Adrien ao lado do Veloso? Porquê? Olha pa tens olho - jorge ribeiro e maniche eram bons reforços mas vais ver que o jorge ribeiro acaba no porto! Podes ter olho mas nao ha olho como o do Pinto da Costa!
Já agora: explicas-me porque raio a bola hoje nao entrou? é preciso ter azar! Já não somos campeoes mas pelo menos temos de ficar em segundo, ganhar a taça da liga e a taça de portugal! haja sorte...

Anónimo disse...

O que o Sporting precisa:

- um presidente a tempo inteiro
- um treinador com mais coragem e capaz de prever situaçoes de perigo
- um homem que seja capaz de motivar a equipa todos os treinos e durante todos os jogos
- administradores da SAD que vejam o "gastar muito dinheiro em reforços" como um investimento e nao como mais uma despesa
- um defesa esquerdo melhor que o ronny
- um medio para concorrer com o veloso
- uma nova tactica: 4x3x3 e 4x3x2x1 alem do losango
- por o vukcevic a avançado
- adrien mais vezes titular
- pereirinha mais vezes titular

é preciso muita coisa!

rei dolce disse...

maniche já era!! não há dinheiro para esse!!
o irmão?! julgo que dá um bom suplente no FCP, ou outro grande.
quanto ao vosso sporting, é claro que esta mal, e posso estar enganado, mas ainda vai piorar!!
esta agora à vista que a equipa fantástica com um treinador fantástico, foram uma vez mais fruto da criação jornalistica lisboeta.