quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

UKFootball e o "estudo"


A UKFootball publicou um "estudo" em que tenta medir as massas associativas de clubes de futebol mais vibrantes. A equipa portuguesa que está à frente neste "ranking" é o Braga, curiosamente uma equipa que para o futebol que joga e para as classificações que tem alcançado merecia muito mais apoio dos adeptos. Nos 10 primeiros estão: Milan, Real Madrid, Galatasaray, Panathinaikos, Braga, Liverpool, Bayern, Barcelona, Fenerbahce e AEK de Atenas. O Porto está em 15º e o Benfica está no 37ºlugar. Curiosamente, o Sporting e o Vitória de Guimarães não aparecem. Poderia ainda colocar os adeptos da Académica e os do Vitória de Setúbal à frente dos adeptos do Sporting de Braga...
Este estudo vale o que vale. Mas se algum amigo meu me dissesse, por exemplo, que os adeptos do Celtic de Glasgow ou os adeptos do Boca Juniors são menos vibrantes que os do Sporting de Braga o que eu fazia era rir. Rir muito. Ria mais do que se me dissessem que Fidel Castro é um democrata.
Com todo o respeito pelos adeptos bracarenses. Mas neste estudo não bate a bota com a perdigota.

9 comentários:

Anónimo disse...

É só dor de cotovelo...

Anónimo disse...

Caro Sr.

Esse texto está redigido de uma tal foma... Dava pra desconfiar da sua nacionalidade!
Pois muito bem, sem me querer alongar muito mais, a eleção que se tira é que realmente somos poucos mas bons...
Ao contrario de muitos que enchem estadios e estão a 7 pontos dos liders ou então como certas equipas recem promovidas e não passam de meras surpresas.

Um bom ano de 2008!
Luis

Anónimo disse...

Este texto, para além do que digam, está bem redigido, em nada foge à realidade... O problema é que certos clubes, que teoricamente estão colocados neste ranking em 5º lugar, ou não vêem ou não querem ver!!!
Esta classificação em nada é justa, pois, até o Presidente do Braga e seus associados - que são do braga e não do benfica -, tem plena consciência da falta de adeptos e da falta de interesse dos mesmos nos jogos... Para isso, basta ver o número de adeptos que estão no estadio, por exemplo, numa fase importante como o apuramento para a fase seguinte da Taça UEFA... Mais uma vez o digo, as pessoas ou não vêem ou não querem ver!!!

Joel Martins disse...

Caros,

Escrevo com associado do Sporting Clube de Braga, apenas para vos fazer notar, uma falha grave de interpretação do estudo, ou seja, não sabem ler. O estudo pretende avaliar ao adeptos mais vibrantes, e não aquelas que metem mais gente nos estadios, dão mais porrada, assaltam mais estações de serviço, etc, etc, acho que todos temos consciencia, do panorama actual de certos adeptos em portugal, nomeadamente esse da 2ª circular, e outros senhores recém promovidos, que curiosamente não são citados no estudo.

Anónimo disse...

Por muito k te custe o BRAGA ta a frente do teu clube e é isso k vai correr a europa ;)

António Lopes da Costa disse...

Vou ter exame amanhã de manhã, mas responderei até à noite de amanhã a todos os comentários. Obrigado a todos pela participação. Um abraço e um bom ano

Anónimo disse...

Nao é para t desanimar... mas contra factos nao ha argumentos... e ja agora... percebe o texto original e depois sim comenta, ou faz qualquer alteraçao. cumps

ps. pk razao o guimaraes esta falado neste texto? vibrar nao é o mesmo k dar porrada! brb

António Lopes da Costa disse...

Como prometi, respondo hoje aos comentários que aqui fizeram sobre este estudo. Eu não tenho nada contra o Sporting de Braga nem contra os seus adeptos. Há equipas pelas quais podemos ter um carinho maior e há outras equipas de quem, por várias razões, não gostamos. O Braga não está neste segundo lote de equipas. Não será difícil entender que neste segundo lote está o Benfica, pela natural rivalidade, e o Nacional da Madeira, pelos comportamentos do seu Presidente em relação ao meu Sporting há 2 anos atrás.

Compreendo a rivalidade entre Braga e Vitória. Como os sportinguistas não gostam do Benfica. Não tentei com este artigo entrar no campo das rivalidades clubísticas. Apesar de as achar algo de necessário para o futebol-espectáculo.

O que escrevi é a minha opinião pessoal. Conheço relativamente bem o universo das claques e sei que a violência ocorre em quase todas. Por exemplo, vou sempre ao Dragão ver o Porto-Sporting com as claques do Sporting e tudo corre na perfeição. Há excessos, pontuais, de um outro adepto. Mas num universo de 2 a 3 mil pessoas. Estou e estarei sempre na defesa de todos os adeptos de futebol e a questão da violência nas claques é um tópico para mais uma discussão.

Deixo um exemplo da amizade ultra em Portugal. No Sporting - CSKA da final da Uefa, estava em Alvalade, juntamente com as claques do Sporting um dos líderes dos Super Dragões. Pelo qual sinto um enorme respeito e admiração, por fazer tudo o que pode para proteger, defender e honrar todos os membros dessa claque. Esse é apenas um dos exemplos de civismo e espírito patriótico, que, por vezes, faz falta.

Mas voltemos ao Braga. Respeito todos os adeptos do clube, mas tenho de compreender os justos comentários de uns dos seus administradores quando fala em falta de apoio. Eu gostava mais que o Estádio do Sporting de Braga estivesse com mais gente. Como está em Guimarães. No Dragão. Ou, muitas vezes, em Alvalade, por exemplo.

Agora, o que escrevi, como atrás expliquei, não é mais do que a minha opinião. Basta ver os vídeos semanais do La Bombonera para ver que não há comparação com o público de Braga. Nem com o do Braga nem com nenhum público português. No La Bombonera, os adeptos do Boca Juniors fazem do estádio um verdadeiro inferno. Do mesmo modo que penso que os adeptos do Celtic são mais vibrantes que qualquer público português.

No universo nacional, o que disse volto a dizer. Penso que há adeptos mais vibrantes do que os adeptos do Braga. E fico-me por aqui. Penso que há...

Não querendo ser fundamentalista nesta questão, aceito as críticas e os comentários. Mas são opiniões. Eu penso que o estudo não bate certo com realidade e outras pessoas acharão que sim. Só isso.

Voltem sempre.

Um abraço, António

luis cirilo disse...

Caro António:
Não perca muito tempo com duas coisas.
Com essa revista e com os adeptos do Braga.
Num caso porque a revista é virtual,dado que dois amigos meus que vivem actualmente em Inglaterra a procuraram por todo o lado e nunca ninguém tinha ouvido falar dela.
No caso dos adeptos do Braga que lhe posso dizer ?
8.000 no jogo com o Bayern de Munique e outros tantos com o Estrela Vermelha.
Dois ex campeões europeus.
O Vitória,na II liga,nunca teve menos de 12.000 no estádio e várias vezes mais de 20.000 !
Além do mais até o presidente do braga reconhece que os adeptos vitorianos são bem melhores que os do próprio clube.
E quando assim é...