quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Anedotas


Eu nunca tinha ouvido falar nem fazia a mínima ideia de que existia, na Ucrânia, uma equipa chamada Metalist Kharkiv. Do mesmo modo que não conheço Myron Markevich, treinador dessa equipa.
Todos sabem que eu não tenho nenhuma estima particular pelo Benfica. Acusam-me, até, de criticar demasiadas vezes a equipa do lado de lá da Segunda Circular.
Mas se há coisa que eu não admito é que gozem o meu país. Mexe muito com o meu sistema nervoso! Por isso, não gostei nada dos insultos de Camacho ao futebol português, como também não gostei de quando Boloni, que era, na altura, o treinador do meu clube, quando criticou o nível do futebol praticado pelos portugueses.
O Benfica é uma equipa que, quer queiramos quer não, faz parte da História do futebol português, apesar de eu nunca ter sequer sentido o cheiro daquela grande equipa europeia, de há quarenta anos atrás. Eu, normalmente, desejo que o Benfica perca. E desejo que perca por duas razões: para que o Sporting possa ganhar pontos ao Benfica, na jornada; e para que possa enviar uma mensagem de gozo aos meus amigos benfiquistas, que tenho muitos, como eles me enviam para mim quando o Sporting não vence.
Amanhã, quinta-feira, quero que o Benfica ganhe. Mas mais do que ganhe, quero que ganhe por, pelo menos, oito a zero. Gosto muito de Portugal e, se o Benfica ganhar amanhã, pelo menos, por oito a zero, o meu País fica bem visto lá fora.
Não posso nunca admitir que um qualquer treinador, de uma equipa que eu completamente desconhecia, venha ao nosso país gozar com uma das nossas equipas. E fê-lo quando disse que "era uma anedota" o Benfica ganhar 8-0.
Eu não podia discordar mais. Há muitas razões para apoiar o Benfica amanhã, mesmo aqueles que não são do Benfica: primeiro, o Metalist é uma equipa desconhecida; segundo, trazem a segunda equipa; terceiro, até o Estoril lhes ganhou por 2-1.
Estou convicto de que o Benfica amanhã vai golear esta equipa. Não sei se ganha por 8-0. Tudo depende do discurso de Quique no balneário e na forma com os jogadores encararão o jogo de amanhã: ou preferem concentrar atenções no campeonato (como deseja o treinador adversário) ou sentem que podem dar tudo, neste jogo, entrando para a História do Clube e assegurando um lugar na memória de todos nós, portugueses.
Vamos ver quem conta anedotas a quem, amanhã à noite...

Sem comentários: