segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dar o exemplo!




Escrevi aqui, há não muito tempo, um texto triste e de despedida a Rui Patrício. Com os jornais diários a noticiar a sua saída, a volta longa e demorada que deu ao estádio, entre outros sinais, levaram-me a crer que a saída do guardião seria irreversível. Era, aliás, um bom momento do guarda-redes, que se afirmava como titular da selecção nacional, tendo jogado todos os jogos na equipa das quinas no Euro que terminou com uma prestação digna da nossa selecção.
Sabia, quando escrevi o texto, que seria difícil segurar o guarda-redes, mas também sabia que, tendo em conta a estagnação que se adivinhava no mercado (apenas interrompida pelos largos milhões de Paris e por uma ou outra transferência), Patrício poderia continuar. Era difícil, porque se tratava, e se continua a tratar, de um guarda-redes de grande qualidade, o melhor nacional, o melhor da Liga e um dos melhores guarda-redes no activo.
Se não saísse, Patrício corria o risco de ficar para sempre. E foi isso que Patrício anunciou véspera da estreia do Sporting em Alvalade para um novo campeonato. O Sporting é o topo. Dito e cumprido. Para já, é certo. Mas Patrício, aquele miúdo que saiu do banco para defender um penalty na sua estreia, é, hoje e daqui em diante, um novo símbolo deste novo Sporting.
Personifica aquilo que os sportinguistas querem. Um jovem com qualidade, titular indiscutível no clube e na selecção nacional. Fica. E fica contente. E ficar a querer ficar. E é a querer ficar que Patrício se vai continuar a mostrar aos colossos, como homem de palavra, como profissional exemplar.
Será o primeiro de uma equipa nova, que terá talento e vontade. Terá, atrás de si, milhões de leões espalhados pelo país e pelo mundo, na ânsia desenfreada por conquistar um título que vai escapando há demasiado tempo.
Pode não ser domingo à tarde e não estar sol. Mas depois do avanço que se deu em Guimarães, e que não se devia ter dado, sentimos o dever de comparecer e de estar no estádio. A puxar por esta equipa. Esta equipa com quem Sá Pinto vai ter de apertar.
Sem Schaars e Fito, esperemos que a música seja afinada. E que tenha surpresa de Viola. Vamos ver. Mas vamos acreditar. E vamos ser exemplares, como Patrício. 
Todos ao estádio!
Em frente Sporting!

Sem comentários: