quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Misto de sentimentos


É frequente eu, portistas, benfiquistas e adeptos de outros clubes não estarmos de acordo em assuntos futebolísticos.
Confesso que só ouvi elogios, por parte de toda a imprensa, amigos e outras pessoas, muitas delas simpatizantes de outros clubes, à exibição do Sporting desta noite. Disse-se mesmo que foi uma exibição fantástica da equipa do Sporting, a melhor exibição da época e que o Sporting só não ganhou o jogo por falta de sorte.
Mais uma vez, não posso estar de acordo. O Sporting fez um bom jogo e mereceu ganhar. Mas não empatámos o jogo porque nos faltou a sorte. Não foi por causa da sorte, até porque o primeiro golo do Sporting é um golo de sorte, em que o defesa e o guarda-redes da Roma se atrapalharam e a bola sobrou para o Liédson que, sozinho à frente da baliza, apenas teve que chutar em frente, já que não tinha oposição.
O Sporting não fez uma exibição fabulosa como tenho ouvido dizer. O primeiro golo da Roma surge por culpa da defesa do Sporting, que foi, durante todo o jogo, muito frágil e pouco agressiva. Apenas Polga merece uma nota mais elevada. De resto, a Roma nos dois remates que fez à baliza, o Tiago não os conseguiu defender, o que deixa algumas dúvidas em relação à qualidade deste guarda-redes que está, há muitos anos, no Sporting. O Ronny pouco mais fez do que atirar um livre à barreira, o que tem vindo a ser hábito nas suas últimas exibições.
O golo do empate foi, como disse atrás, um golo de sorte. E o segundo golo junta à sorte a procura dela, que o Sporting fez durante os 90 minutos.
A Roma chega ao empate por infelicidade da defesa do Sporting, quando Polga, o melhor defesa do Sporting, desvia um remate para dentro da baliza. Talvez tenha sido o único momento (apesar de ser o mais importante) em que sorte não esteve do nosso lado.
O Sporting fez, ofensivamente, o suficiente para ganhar, mas esteve mal do ponto de vista defensivo. Yannick Djaló está a subir de rendimento e fez, na minha opinião, o seu melhor jogo da época, apesar de não ser ainda o suficiente para merecer a titularidade. Liédson voltou a ser fulcral e o meio-campo do Sporting (Miguel Veloso, Moutinho, Izmailov, Romagnoli, Vukcevic) esteve bastante bem.
Saí do estádio aos 80 minutos de jogo e já não vi o golo da Roma, mas o Sporting foi melhor, apesar da experiência ter sentenciado o jogo. O Sporting jogou melhor, mas a Roma fez notar que tem mais experiência. Quanto à sorte, esteve do nosso lado durante um período do jogo e virou-se contra nós no último minuto do tempo regulamentar.
Não entendi por que razão foi anulado um golo ao Sporting. Não sei o que se disse, mas pareceu-me no Estádio que a bola entrou mesmo dentro da baliza. Porque o guarda-redes da Roma, Doni, defendeu a bola mas a deixou escapar-se para dentro da sua baliza. Não havia razão para ter sido anulado, mas paciência.
Com este resultado, o Sporting fica mais longe do primeiro objectivo, que era o de passar da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas fica, curiosamente, mais perto do segundo objectivo, que é aceitável e positivo. Sim, a continuação nas competições europeias pela via da Taça Uefa é positivo para o Sporting, dado que seria à partida para esta fase de grupos, teoricamente, a 3ªequipa mais forte do grupo. Para passar à Taça Uefa, o Sporting precisa (no máximo) de 3 pontos e tem de os tentar conquistar em Old Trafford.
Depois deste jogo, tenho um misto de sentimentos. Estou feliz porque o Sporting esteve bem no ataque, mas triste porque esteve menos bem defensivamente. Estou feliz porque o Sporting jogou bem, mas triste porque não foi suficiente para ganhar.
Mas o Sporting jogou de peito aberto e tem de saír deste jogo com a cabeça levantada para voltar às vitórias já no próximo fim-de-semana.

2 comentários:

Anónimo disse...

exactamente. o sporting esteve em vantagem por merito proprio mas empatou por culpa propria. pela exibiçao há que levantar a cabeça e acreditar no futuro.
saudações leoninas e boa sorte para as eleições de hoje

Anónimo disse...

O que se diz é que o Sporting precisava de um pouco mais de sorte ou merecia ter a sorte do seu lado ate ao fim do jogo e nao teve porque sofreu um golo azaroso no ultimo minuto! Falta de sorte, não?