domingo, 27 de julho de 2008

Ao João Moutinho


Se pudesse fazer chegar ao capitão do Sporting, era isto que eu lhe escreveria agora.

Caro João:

Começo por te dizer que a opção de sair agora é da maior ingratidão para com uma instituição que te acolheu, que fez crescer e te fará, um dia, chegar ao topo dos melhores jogadores da Europa. Não tenhas dúvidas que vais ser um símbolo da nova geração de grandes jogadores do futebol português.
Contudo, como tu, nas mesmas condições em que estás, agora, saíram vários grandes craques. Entre todos esses, só um triunfou a sério. Quaresma e Simão tiveram de voltar a Portugal, depois de fracassos lá fora. Hugo Viana passeia-se por clubes secundários, depois de uma estadia falhada em Newcastle. Nani está num colosso que o poderá fazer evoluir. Mas o único que triunfou foi Cristiano Ronaldo.
Digo isto, convencido que estás ao nível de Cristiano e que o sucesso que tens de ter será o mesmo sucesso que Ronaldo alcançou em Manchester. Ou seja, ser constantemente campeão e vencer a Liga dos Campeões. E vales muito mais que apenas 30 ou 40 milhões de euros.
A saída do Sporting, que sempre te acarinhou e criou as condições para evoluires, para um clube secundário inglês é um passo atrás numa carreira. Com essa troca deixas de ser candidato ao título, deixas de estar no maior palco do futebol europeu, que é a Liga dos Campeões.
No Everton, das duas, uma: ou ficas durante muito tempo no clube, isto é, na sombra, porque, se fores bom, não te deixarão sair, ou não te dão a oportunidade de seres quem és agora, no Sporting, e andarás perdido, também na sombra.
Percebo que vejas o dinheiro e o sucesso de vários ex-leões. E que queiras lá chegar. O que te quero dizer é que lá chegarás um dia. Mas, pela tua juventude, aquilo que te peço é que não escolhas unilateralmente o teu futuro, nem deixes que o escolham por ti. A tua saída, agora, vai desiludir milhões de sportinguistas, vai ser má para o Sporting, que te fez ser o jogador que és, e, acima de tudo, vai ser a pior saída para ti.
Quando saíres, escolhe um colosso, onde possas gozar a prosperidade e permanecer numa hegemonia, tanto desportiva como financeira. No Everton, isso não acontecerá.
Enquanto sportinguista e admirador do teu futebol, cabe-me ajudar-te. E, na tua vida, o único clube que te ajudou foi o Sporting. Claro que não ficarás eternamente numa equipa que constantemente não é campeã. Por isso, não vás. Fica. E ajuda o Sporting a ser campeão. Aí, sim, tens tudo para sair e triunfar lá fora. Num grande europeu, que lute pela conquista da Liga dos Campeões. Ora, o Everton nem sequer vai, nem irá, à Liga dos Campeões...
Não te esqueças de quem te fez ser imprescindível numa equipa de topo nacional, e europeu. Por causa do Sporting, deixaste de ser uma segunda escolha nos sub-21 para seres indiscutível, como titular, numa selecção nacional recheada de estrelas. Aos poucos, tornaste-te capitão e a estrela maior de uma equipa que, este ano, está mais forte e pode mesmo ser campeã. Não será por ficares mais um ano que perderás a oportunidade de brilhar noutros palcos. Como te disse, será o contário.
Tenho a certeza que o melhor para ti, neste momento, é ficares no Sporting. E depois, quando saíres, irás para um gigante, e não uma equipa de sombra, cheia de jogadores na sombra, que foram para lá no mesmo sonho que tu tens, hoje.
Como gosto de ti, a última coisa que te quero pedir é que não vás para o Everton. Porque nesse segundo clube de Liverpool estarias na sombra. Fica no Sporting, que é o grande clube de Lisboa, onde terás sempre o teu lugar ao Sol.

Um abraço amigo,

António

1 comentário:

Anónimo disse...

A SAD tem de ser inflexível, agora mais do que nunca.
Se o Everton não quiser pagar o que ele vale então nem vale a pena tentarem esquemas pouco claros porque o Moutinho não sai.
Aconteça o que acontecer o João Moutinho tem de deixar de ser o capitão pela atitude que teve ontem à noite (foi ele que chamou os jornalistas e fez o que achava que tinha de fazer para tentar que o Sporting o vendesse a preço de saldo).
Se a SAD for "mole" agora abre a porta para mais situações destas no futuro.
O Moutinho foi uma imensa decepção...não esperava isso dele, muito menos para ir para o Everton.
Espero que a SAD defenda os interesses do clube, a sair o João Moutinho que venha 1 jogador jovem e de classe, Pelé, Manuel Fernandes ou Thiago Neves do Fluminense, por exemplo.

Abraço António