terça-feira, 5 de junho de 2012

A hora dos 11 por todos!



Sei que, se o Paulo Bento viesse a ler este texto, me iria colocar na sua lista negra. Não é a altura para pôr em causa o trabalho da selecção, ainda para mais em vésperas do início do Campeonato da Europa. Como patriotas que somos, temos consciência de que devemos criar um ambiente favorável à selecção, que nos representa a todos. 
O facto de não saber o que se passa no backstage dá-me uma maior liberdade para interpretar o que vejo. O que vejo não me agrada. E, se não me agrada, isso deve-se a Paulo Bento. De facto, e se formos a olhar para a história desde o princípio, a bota não bate com a perdigota. Se Varela não serve, não serve. Se Veloso é lateral esquerdo, é lateral esquerdo. Se os brasileiros são brasileiros, são brasileiros. E Paulo Bento tinha razão. A mesma que perdeu agora, numa convocatória incoerente e que, desde logo, põe em causa a força do seleccionador. 
Paulo Bento era conhecido por promover o esforço e os bons desempenhos. Como pôde convocar jogadores que não jogam nada e jogadores que não jogam (ponto)?
De resto, não tenho a certeza de que Paulo Bento já tenha percebido que Ricardo Carvalho não é nenhum jovem em princípio de carreira que possa ser posto fora só por uma birra a quente e que já foi resolvida em público. E Quaresma e Ronaldo não são Abel nem Pereirinha.
Andando um pouco para a frente nesta história, a ideia que fica é que, terminados os campeonatos, os jogadores da selecção estão de férias. Em festa, cheios de manias e extravagâncias, num estágio pago a peso de ouro (quando o ouro ainda valia dinheiro).
Se olharmos para cada um dos convocados e fizermos a comparação com o seu desempenho na altura do último Mundial, verificamos que a maior parte destes jogadores regrediu na carreira. Além de Custódio, Viana e Pereira, que tiveram de fazer pela vida para voltar a vingar, e de Ronaldo, Coentrão, Patrício, Moutinho e Meireles, estes jogadores da selecção estão em baixo de forma, comparando com outros anos.
Temos, porém, boas condições para formar uma boa equipa-base, que serão 9 mais 2. Os 9 são Patrício, Pereira, Pepe, Bruno Alves, Coentrão, Meireles, Moutinho, Ronaldo e Nani. Os outros 2 são Custódio, Hugo Almeida, Postiga, Varela ou Viana. De preferência, o primeiro e o último. 
Temos, também, uma motivação extra, por sabermos que jogamos contra dois candidatos ao título final. A convocatória não correu bem e o estágio correu pessimamente. Mas estamos fartos de ouvir que, no fim, ganham sempre os alemães. E pior do que isso é este discurso dos pequeninos.
Mas pequeninos porquê? Na última época, tivemos duas equipas a jogar uma contra a outra numa final europeia. Nesta época, tivemos um Super Sporting na Europa que eliminou o milionário e super-poderoso campeão inglês. Só a roubalheira tirou, ao Benfica, a possibilidade de lutar com o Barça por um lugar na final de Munique. 
Os nossos jogadores são dos melhores do mundo e jogam, todos com excepção do Beto, nos melhores clubes da Europa. Aliás, a nossa figura principal é o elemento-chave do campeão espanhol, tendo levado a melhor no duelo de titãs frente aos catalães.
Podemos pôr em causa a coerência de Bento e até ter expectativas baixas por sabermos que esta selecção é constituída maioritariamente por vedetas da treta, que ganha muito mais do que aquilo que merece. Mas não somos pequeninos. Mas temos um sonho. Mas temos aspirações.
A primeira é ganhar à Alemanha, surpreendendo toda a Europa. A segunda é levar a melhor no frenético jogo que se adivinha contra os holandeses. A terceira é vingar-nos dos dinamarqueses. A partir daí temos um passeio, uma meia-final e uma final que queremos ganhar.
É assim que todos temos que pensar. Ou não fossemos nós...portugueses.

1 comentário:

luis cirilo disse...

cada cabeça cada sentença.
e então quando é de futebol que se fala é praticamente impossivel estarmos todos de acordo.
devo dizer, em boa verdade, que concordo com a convocatória no geral permitindo-me apenas discordar em três nomes:
Eduardo, Rolando e Varela.
O primeiro porque passou a época a ver jogar, sentadinho no banco da Luz,e faz-me confusão como se pode convocar um jogador que não...jogou!
Rolando porque fez uma época fraquissima, perdeu a titularidade no FCP, e não percebo onde está o critério que levou a convocá-lo em detrimento de outros jogadores que fizeram épocas bem mais positivas.
Varela... mais ou menos o mesmo que Rolando.
Percebendo até que a lesão de Danny condicionou a escolha a verdade é que Varela desta vez não merecia ser convocado.
E claro que os "casos" Ricardo Carvalho e Bosingwa (bem como as prematuras desistências de Tiago e Simão)tornaram o grupo mais fraco.
Sedo que relativamente aos dois primeiros é dificil não assacar parte da responsabilidade a Paulo Bento. Que preferiu o autoritarismo a uma desejável coesão.