quinta-feira, 14 de junho de 2012

Portuguesices


Eu não sou o fã número um do Paulo Bento. Critico-o por não saber conviver com as críticas. Critico-o por causa da convocatória. Critico-o por insistir nos mesmos erros. Mas já não pachorra para estas portuguesices de alguns críticos.
Se o Paulo fosse o José (Mourinho), todos o elogiavam agora. Porque, contra a vontade dos críticos (e eu também sou crítico), pôs o Postiga e o Postiga marcou. Contra a vontade dos críticos (e eu também o sou), convocou Varela, pôs o Varela e, minutos depois, o Varela resolveu o jogo.
E pior do que isso são as críticas ao Cristiano Ronaldo, como se ele não fosse um dos melhores de sempre, como se não tivesse sido o jogador que mais se esforçou nesta época, como se ele não tivesse tido uma influência enorme no apuramento e na vitória de ontem.
Só não falha quem não faz. E Cristiano faz. É, aliás, dos melhores a fazer aquilo que faz. Também erra. E ontem errou. Mas, como capitão, na altura do 2-2, correu, pegou na bola, colocou-a no centro do terreno. Esse gesto motivou a toda a equipa e terá sido fundamental para aquele golo de raiva que Varela marcou.
Não há nada que seja mais feio que a inveja. Mas ganhámos, e isso é que interessa. Ganhámos todos, e por muito por causa de Varela, de Bento e de Cristiano.
Desafio, por isso, os portugueses destas portuguesices para as quais já não há paciência a trabalharem, hoje e amanhã, com a mesma produtividade, o mesmo empenho e o mesmo esforço de Cristiano Ronaldo. Façam isso. Porque falar é fácil.

2 comentários:

luis cirilo disse...

100 % de acordo quanto ao Cristiano Ronaldo. Se fosse brasileiro ou argentino só se ouviriam elogios.
Como é português lá vem o velho pecado nacional da inveja e importa é reparar quando falha.
É um enorme privilégio podermos ter um jogador desta qualidade na nossa selecção.

maria disse...

Não sei que nº de fã sou, apenas sei que gosto de Paulo Bento :)

Sou fã da seleção sempre, mas sou mais fã com Paulo Bento, da mesma forma que fui mais fã com Scolari :)

Não entendo muito de futebol jogado no campo, não percebo patavina de táticas, mas sei o que se passa nos bastidores e isso a mim basta-me para perceber que nem tudo é como deveria ser, muito menos para agradar a 10 milhões de treinadores de bancada, muitos deles a única coisa que sabem fazer é criticar...o mais engraçado é que também vivem do futebol, não oiço nem metade do que dizem...

Não acho que paulo Bento não saiba conviver com as críticas, acho é que eles não as alimenta como muitos gostariam que ele fizesse...

Mourinho, Queiroz, Manuel José e todos os jornalistas iluminados que se acham acima de tudo e de todos criticaram a seleção...todos eles dizem que não retiram uma vírgula ao que disseram e/ou que escreveram...e todos ou quase todos sabemos o que eles querem.

Os 23 jogadores que estão neste europeu estão todos em pé de igualdade, todos eles, bem ou mal escolhidos, são o que temos e todos eles são capazes do melhor e do pior...criticar Cristiano Ronaldo, que é apenas um dos melhores jogadores do mundo, por ter falhado é mesmo de gente que nunca fez nada na vida, só fazendo ou tentando é que se erra...foi mau ter falhado? Foi, mas cruxificá-lo?

Este país está cheio de cabecinhas inteligentes e pensadoras, a todos os níveis, que nada fazem, mas falam, falam, falam...inveja é mesmo muito feio :(

Boa sorte seleção para domingo :)))

Bjs :)