quinta-feira, 15 de março de 2007

Está encontrado o cérebro


Foi na base norte-americana de Guantánamo, em Cuba, que foi declarado que Khalid Sheikh Mohammed, de 41 anos, havia sido o cérebro do atentado de 11 de Setembro. Mohammed diz que foi o «responsável pela operação de 11 de Setembro de A a Z» e afirma também não se sentir «feliz» pela morte das pessoas, tendo pedido perdão por isso. É memebro da Al-Qaeda e foi detido no Paquistão, em Março de 2003, sendo reencaminhado para a base norte-americana em Guantánamo no ano passado.
Contudo, Mohammed não se fica por aqui. Diz o paquistanês que se assume como o responsável por vários outros atentados, como o dos carros armadilhados contra o WTC, em 1993, os de Bali, em 2002 que causaram mais de 200 mortos e as várias tentativas de ataques a porta-aviões norte-americanos.
Khalid Sheikh Mohammed admitiu também a sua responsabilidade em 32 operações da Al-Qaeda, entre as quais se destacam o assassinato contra os ex-presidentes dos EUA Bill Clinton e Jimmy Carter e contra o falecido Papa João Paulo II.
Segundo Mohammed, havia já vários ataques nos Estados Unidos a ser planeados, nomeadamente em Chicado, Nova Iorque e Los Angeles.
Mas o mais importante foi, sem dúvida, o que disse sobre o 11 de Setembro: «Eu era o director de operações de Osama bin Laden para a organização, planificação, acompanhamento e execução dos atentados de 11 de Setembro».

1 comentário:

Anónimo disse...

Dada a credibilidade dos EUA, a confissão vale o mesmo que as dos opositores de Estaline. Isto não quer dizer que o 'rapaz' e os amigos não fossem capazes de tal massacre e de muito mais. Há que ter cuidado com eles. Verdade é que os EUA não conseguem ser melhores -o terror sempe foi a sua política externa.

É difícil ser comentador neste caso: