segunda-feira, 19 de março de 2007

Valeu a pena

As duas melhores equipas portuguesas defrontaram-se num jogo que era decisivo para o Sporting, visto que uma derrota da equipa de Alvalade, deixava os leões a 12 pontos do Porto.
O Porto era favorito, pois jogava em casa e pelo facto de o Sporting estar muito pressionado neste jogo. Mas o jogo foi magnífico. Estádio cheio, bom tempo, muita cor, muito som e muita emoção. O país estava a postos para o início de um dos grandes jogos da fase final desta temporada. As novidades nos onzes eram, do lado do Futebol Clube do Porto, a da inclusão de Alan no onze titular, jogando em 4x4x3 e, do lado do Sporting, Caneira jogou a central e Abel a lateral direito, ficando Tello como lateral esquerdo. Mas a grande surpresa foi o facto de ser Alecsandro a render o castigado Liedson, sendo acompanhado por Yannick Djaló.
Num autêntico mar azul, notava-se uma mancha verde. De esperança. Falo do sector onde estiveram as claques do Sporting, que, mais uma vez, deram um festival na bancada, tendo sido incansáveis no apoio à equipa, durante os 90 minutos.
O jogo foi muito equilibrado, com várias jogadas de perigo para as duas balizas. A minha primeira nota vai para os guarda-redes. Tanto Ricardo como Helton estiveram muitíssimo bem. Contudo Helton, no meu entender, foi o melhor jogador do FC Porto, tendo evitado que o Sporting acabasse com o jogo mais cedo, tendo mantido até ao fim a chama azul e branca. Como exemplo do que digo deixo um remate de Yannick Djaló que parecia golo certo, mas que Helton conseguiu “remeter” essa decisão para a trave, que a mandou para fora. Mas este seria o grande lance do jogo, não fosse o livre marcado de forma irrepreensível por Tello. Foi o único golo e o grande lance do jogo.
O livre marcado por Rodrigo Tello foi um momento de magia. Aquele livre, afinal, deu a vitória ao Sporting, colocando a justiça no resultado.
Quanto ao jogo, julgo que tanto o Sporting como o FC Porto excederam as expectativas, tendo sido um jogo táctico, mas muito bem jogado e muito equilibrado. Contudo, o Sporting pareceu-me ser ligeiramente melhor que o FC Porto, pelo que a ganhar alguém, julgo que a vitória seria mais justa se fosse para o Sporting e pela margem mínima. O melhor jogador do FC Porto foi Helton, por ter mantido a chama azul e branca acesa até ao fim, mas, pelo golo, Tello merece ter a nota mais alta da equipa de Alvalade. No entanto, Polga e Nani merecem também ter uma nota muito alta.
O Sporting fica a 6 pontos do FC Porto, 1ºclassificado, e o Porto vai ao Estádio da Luz na próxima jornada. Quanto ao Sporting, o próximo jogo será, em casa, diante do Beira-Mar. Com esta vitória, o Sporting mantém uma réstia de esperança quanto a uma possível, embora que, ainda, pouco provável, conquista do campeonato, além de estar nas meias-finais da Taça de Portugal, num jogo em casa contra um dos últimos classificados do campeonato.
A arbitragem foi exemplar. Mais uma vez, Pedro Henriques mostrou ser o melhor árbitro português, da actualidade.
Se alguém tinha dúvida quanto às duas melhores equipas do campeonato, as dúvidas foram dissipadas ontem: Sporting e Porto são as melhores equipas portuguesas e, por isso, na minha opinião, são as duas equipas que mais merecem o título, este ano.
Quando as duas melhores equipas se confrontam num jogo arbitrado pelo melhor árbitro português, o resultado é evidente: um grande espectáculo e…uma vitória do Sporting.

Vamos acreditar. Um leão tem de estar sempre presente. Na luta, até ao fim!

3 comentários:

João Faria disse...

Há que destacar também a fantástica exibição de Miguel Veloso,que evolui de dia para dia.

Um jogador fantástico. No dragão os nossos "putos" portaram-se como uns senhores. Grande exibição que só me deixou triste por não ter estado presente.

Estes jogadores merecem tudo!

Anónimo disse...

2 melhores equipas portuguesas?HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Anónimo disse...

sabes que o mais justo era o empate mas e sempre um premio para os adeptos uma vitoria no dragao. foi lindo!