segunda-feira, 18 de junho de 2007

Marques Mendes e Paula Teixeira da Cruz - a dignidade passa pela demissão


A propósito de um comentário deixado no blogue aqui por um anónimo, comecei a pensar: então mas o PSD há 2 anos teve mais de 40% nas eleições autárquicas em Lisboa e agora com menos de metade, mesmo estando em 2ºlugar (esperava-se outra coisa?), não há demissões? Eu pergunto isso a quem por cá passar, porque, de facto, o PSD prestou, nos últimos 2 anos, um péssimo serviço a Lisboa, gerando instabilidade e se não ganhar as eleições para a Câmara é por responsabilidade própria.
Quando digo isto falo da Paula Teixeira da Cruz e de Marques Mendes. Não tiveram coragem de ir a votos, foram buscar mais uma vez um homem que pouca gente conhece para dar a cara por eles e vão perder a Câmara. Eu não vejo outra hipótese senão a da demissão destes 2 senhores dos seus cargos na própria noite das eleições. A culpa disto é deles, não tem nada que ver nem com o Isaltino nem com o Santana Lopes nem com o Luis Filipe Menezes. Até porque Isaltino é presidente da Câmara de Oeiras há vários anos, Santana Lopes ganhou Lisboa, com muito trabalho, pela primeira vez para o PSD e Luis Filipe Menezes consegue maiorias absolutas consecutivas em Vila Nova de Gaia. Todos eles prestam um excelente serviço aos cidadãos das respectivas autarquias.
Eu há muito que achava que quem não sabe de política não se deve meter nestas andanças. Mas, quando se metem, e quando prestam um péssimo serviço ao seu partido e ao seu país, então devem ter dignidade. Pelo menos uma vez na vida tenham dignidade e sejam sensatos.
Marques Mendes nunca será primeiro-ministro e Paula Teixeira da Cruz nunca será presidente da Câmara de Lisboa. Não têm vocação para o ser. Não são líderes nem nasceram para ter vitórias, pelo menos vitórias políticas. De outras coisas talvez.
Eu, sinceramente, gostava muito que o PSD levasse a estas eleições um grande nome e uma pessoa capaz de resolver os problemas da cidade de Lisboa. Mas não. É um candidato perdedor, que se limita a lutar pelo segundo lugar. Eu gostava muito que o PSD ganhasse as eleições em Lisboa, mas as probabilidades são muito, muito remotas. Sendo assim, acredito que o PSD recupere a Câmara daqui a 2 anos e que chegue ao governo. Para que tal aconteça, para o bem do partido e dos portugueses, incluindo os líderes de quem falei, estes têm que se demitir...
Não pode haver mais uma desculpa, mais um "não assumir das responsabilidades". Os portugueses se pouco gostavam de Marques Mendes, hoje ainda gostam menos. Não vale a pena estarmos com fantasias, alimentando sonhos com uns amigos, escrevendo nuns blogues, ameaçando as pessoas e tentar manter o poder mendista a todo o custo. Tudo tem os seus dias contados. Eu sugiro a todos os mendistas que parem dois dias para pensar, vejam as notícias, vão aos cafés, aos bares, aos taxis, aos mercados, às universidades e perguntem o que as pessoas acham de Marques Mendes. A ilusão de que Mendes pode ser primeiro-ministro acaba quando se fala com as pessoas nas ruas. Leiam de uma forma imparcial as notícias e dois dias depois tomem, corajosamente, uma posição. Afinal de contas, querem ou não que o partido chegue a qualquer coisa?

Pode ser que um dia cantaremos, todos, que chegou a hora da mudança e festejaremos as vitórias do PSD...

Um bem haja a todos. António

6 comentários:

Anónimo disse...

Santana e Menezes que tenham coragem e que apareçam forçando a mudança. Para q possa haver mudanca tem de haver vontade de mudar coisa q nao vejo.

Anónimo disse...

toninho toninho tu devias era ir estudar. se dizes isso do m&m é pq achas que o menezes pode ser primeiro ministro? olha q se me permites eu acho q ele nunca ira ser PM.

Anónimo disse...

Qualquer dia apareces a dizer que o Tino tem imensa dignidade e credibilidade

Anónimo disse...

boa tarde olha eu gostava de acreditar sinceramente que tu gostavas que o PSD ganhasse a eleições em lisboa mas custa-me a acreditar visto que estás constantemente a atacar o partido e esuqces que é do partido que se trata e não de personalidades individuais e já agora se és sério e não ponho isso em causa, participa e apoia o candidato do teu partido mesmo contra a vontade da tua exm~ª Mãe que eu tanto respeito embora ache que as atitudes que ela tem tomado ultimamente não teem benefeciado em nada a imagem do PSD...

António Lopes da Costa disse...

Anónimo das 12:31:

Quem está a prejudicar a imagem do PSD, nestes últimos tempos, são os próprios lideres. O que a "oposição interna" faz é apontar os erros dos lideres. Nada mais. Mas os erros são constantes e nunca são corrigidos, por apêgo ao poder, pelo que, num partido livre, pluralista e democrático, é normal que se critique o líder, apontando caminhos melhores. E como se vê, o caminho que Marques Mendes escolheu é o oposto do caminho que o PSD deve, e tem, de seguir.
Obrigado pela participação

Anónimo disse...

MM e PTC não terão a dignidade de se demitirem, porque se tivessem um pingo de vergonha já se tinham ido embora.
Continuamos com a história de que as trapalhadas do MM-PTC são culpa de todos -menos deles; e que temos todos de dizer amén ao chefe. E ele respeita-nos? Não e há provas.