quarta-feira, 20 de junho de 2007

A vida deve ser levada assim: rir com os nossos disparates



Muitos devem perguntar o porquê desta imagem e o porquê de estar a escrever no blogue a estas horas. Mas eu explico. Temos de nos rir com os nossos próprios disparates e enquanto militante do PSD, que sou, ri-me muito hoje no debate entre os 7 principais candidatos à presidência da Câmara de Lisboa. Mas o mais giro de tudo foi quando o candidato do PSD, Fernando Negrão, se viu confrontado com uma pergunta difícil, que o deixou um pouco nervoso. A pergunta era: “uma ideia para Lisboa”. Depois de uma breve pausa para pensar no que iria dizer, respondeu de um modo tão convicto, como eu quando falo do meu benfiquismo: “ambiente”. Esta pergunta era, talvez, a mais importante do debate, na medida em que permitia rapidamente aos cidadãos lisboetas que ficassem com uma ideia sobre os candidatos. O candidato nesta pergunta em que de uma forma sucinta dizia como resolveria os problemas dos lisboetas disse que era muito importante (numa situação destas!) que toda a cidade tivesse acesso à internet e que gostava muito de ver muitos parques de estacionamento nos prédios antigos da Baixa-Pombalina. Eu achei muito engraçada esta parte do debate. Ri-me muito e dificilmente conseguirei dormir hoje de tanto riso. Então os grandes problemas de Lisboa, que agora Marques Mendes, Teixeira da Cruz e o seu candidato prometem levar a sério (portanto, até agora era a brincar?!) são o ambiente e o estacionamento e todos devemos ter acesso à internet.

Apesar de só ter visto a última meia hora, parece-me que o grande vencedor do debate foi Telmo Correia, sério, frontal, credível e coerente nas ideias, mostrando posições claras em todas as matérias. Carmona cumpriu, apesar de não ter tido tarefa fácil. Negrão confirmou a ideia de fracasso, parecendo um turista numa região com uma cultura diferente da sua, estando sempre desconfortável. António Costa também cumpriu, apesar de ter estado aquém do esperado, mas somando pontos na forma como defende o aeroporto fora de Lisboa (apesar de não me convencer!). O pouco tempo em que pude ver o debate não me permitiu formar uma opinião sobre os restantes candidatos, pelo que seria injusto publicar uma opinião.

Sem comentários: