quinta-feira, 21 de junho de 2007

O Euro 2007


A participação portuguesa foi vergonhosa. Aqueles jogadores mereciam mais que um treinador como José Couceiro, que tomos sabemos que levou o Alverca e acabou com o Belenenses em zona de despromoção. Só não desceu por causa do Caso Mateus. Não é que eu goste muito do Gil Vicente, mas o Gil não foi tratado como o Benfica. Isto, porque no primeiro ano de Ricardo Rocha no Benfica, o jogador estava mal inscrito, o que faria com que o Benfica perdesse muitos pontos e nem à Europa conseguiria ir. Mas voltemos à questão do Euro 2007.
Portugal perdeu por culpa própria. Não foi capaz de ganhar à Bélgica e contra a Holanda perdemos porque Paulo Ribeiro fez um penalty, precipitado, e porque João Pereira desistiu de um lance, que deu a vitória à Holanda. É verdade que estes jogadores, assim como o Amoreirinha, não tinham qualidade para estar nesta selecção, mas a culpa é de quem os convocou. Foi José Couceiro. No meio campo, na mesma posição estavam três jogadores a jogar ao mesmo tempo: Ruben Amorim, Miguel Veloso e Manuel Fernandes. Culpa de José Couceiro. Com isto, João Moutinho não conseguiu encher o resto do meio campo. Culpa de José Couceiro. Consequentemente, a bola não chegou a Hugo Almeida. Culpa de José Couceiro. E Yannick Djalo chegou a jogar no meio campo, quando tomos sabemos que ele é avançado. Culpa de José Couceiro, que não deve ver os jogos do Sporting, dado o conhecimento que não tinha sobre a maneira de jogar do clube.
José Couceiro teve mau perder. O primeiro culpado é ele. Deve assumir as responsabilidades e Portugal perde este campeonato da Europa por culpa de José Couceiro. A equipa portuguesa, com um bom treinador, seria, obviamente, a principal candidata ao titulo europeu. Não o foi e a culpa, essa, repito, é de José Couceiro.
Mas sublinho mais uma nota que tem sido muito salientada pela imprensa. Portugal foi, também, prejudicado. Ficou um penalty por marcar, numa falta cometida sobre João Moutinho no fim da primeira parte do jogo contra a Holanda. Nesse mesmo jogo, o árbitro expulsou (justamente!) José Couceiro do banco de suplentes. Curiosamente, os momentos em que Portugal esteve melhor neste Euro foram quando Couceiro não estava no banco de suplentes. O curioso é que, hoje, na meia-final, o treinador holandês entrou dentro do campo quando o árbitro disse que um jogador lesionado da equipa inglesa não podia marcar, por não estar em condições. O treinador holandês entrou e obrigou o jogador lesionado inglês a marcar o 10º penalty. O inglês acabou por marcar e converter a grande penalidade, mas a Holanda seguiu para a final. Mas neste jogo (e não só!), ficaram faltas por marcar contra a selecção holandesa, anfitriã do campeonato. Foram, por contrário, faltas mal marcadas. A favor da Holanda.
Enfim, uma vergonha.

Sem comentários: