sábado, 20 de fevereiro de 2010

Soluções (possíveis)


De uma vez por todas, tem de acabar este “jogo das cadeiras” que tem caracterizado a estrutura de futebol do Sporting, desde a administração da SAD à equipa técnica da equipa principal.
É preciso mais gente. É preciso mais cadeiras. E é preciso que a estrutura deixe de ser feita através de remendos. Isso é o que tem acontecido.
O Sporting precisa de um grande nome, respeitado pelo mundo do futebol, para representar o clube no mercado e nos sorteios das competições. Luís Figo ou Paulo Futre são nomes muitíssimo interessantes. Porventura, os dois únicos que o são.
Iria haver outra motivação por parte dos jogadores, sabendo que o seu director seria um dos melhores futebolistas portugueses de todos os tempos, que ganhou, meritoriamente, o estatuto de "melhor jogador do mundo".
Acima desse director estaria apenas a administração da SAD, à qual deveria competir um papel cooperante no mercado e o aval dado à actuação desse director.
Entre esse director e a equipa técnica, deveria haver uma outra pessoa, que fizesse a ligação entre o balneário e a direcção, que fosse o responsável pela disciplina e motivação no interior do balneário. Sá Pinto deveria ser a escolha. Desde que saiu, o Sporting teve uma vitória apenas (contra o Penafiel, fora) e um empate (em Paços de Ferreira), somou cinco derrotas (Braga, Porto, Benfica, Académica e Everton), foi afastado de duas competições e impedido de lutar por mais do que o quarto lugar. João Pinto poderia ser também uma escolha interessante.
É necessário ainda um outro elemento nesta estrutura: alguém a quem compita a garantia de que não haverá mais fugas de informação do balneário para o seu exterior, sobretudo para a comunicação social. Esse “alguém” sentar-se-ia ao lado do treinador e dos jogadores nas conferências de imprensa, tendo também essas funções. Pela sua função, este “alguém” terá mesmo de trabalhar a tempo inteiro.
Por fim, a equipa técnica, idealmente comandada por um português ou por um conhecedor do nosso futebol. O treinador da Académica seria o ideal.
É óbvio que a estrutura de futebol não deve ser só composta por estas pessoas, responsáveis por estes cargos. Apenas referi as mais importantes.
Mas que não restem dúvidas: o Sporting não tem uma estrutura de futebol forte e precisa de ter. A menos que queira continuar a iludir os sócios de Maio a Agosto e a ver cada vez mais sportinguistas divorciarem-se da equipa de futebol principal.

Sem comentários: