quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O que o bom momento do Benfica tem evidenciado


Com a magnífica entrada do Benfica, que vai somando goleadas, são muitas as realidades que se estão a revelar.

Por exemplo, os "No Name" renasceram das cinzas. O que, podendo ser positivo por aumentar o apoio ao Benfica, não deixa de ser preocupante. Pela simples razão de que o grupo continua a ser ilegal e, ano após ano, não deixa de praticar actos criminosos: esfaqueamentos, roubos, além de terem, e isso importa relembrar, assassinado um jovem adepto do Sporting, em plenas bancadas do Jamor, há mais de uma dezena de anos.
No ano passado, falava-se de apoios a este grupo ilegal. Duvidei. Mas o que é certo é que, nas bancadas da Luz, este grupo ilegal de adeptos tem cada vez mais importância.

Quanto a Jorge Jesus, independentemente do sucesso desportivo que só revela que é um dos melhores treinadores portugueses, tem vindo a tornar ainda mais evidente a sua falta de educação. Que o impede, claramente, de treinar clubes com outras metodologias e valores.

No Sporting, era o que faltava que o líder do balneário fosse um pacóvio.

De resto, sempre defendi, aqui, que Scolari deveria ter sido despedido quando agrediu um jogador adversário. E sempre fui seguidor e apoiante do trabalho de Scolari enquanto treinador.

Porque um treinador não é só um treinador. Exige-se ao treinador, muitas vezes, o que, em algumas situações, não se pode exigir a um jogador. O treinador é um gestor de homens e deve ser tido, por todos, como um exemplo a seguir.

No último jogo, Jorge Jesus voltou a revelar a sua falta de educação. Em gestos que merecem ser alvo de castigo. Porque Paulo Bento foi, também ele, castigado por um gesto que fez sobre a arbitragem na final da Taça da Liga.

(Já quase nem importa relembrar que, no jogo contra o Monsanto, Jesus se virou para um jogador do Benfica e insultou-o, a dizer que era "tapado"!)

Não podemos ter, todos os fins-de-semana, além de penalties inventados e de expulsões inexplicáveis, um treinador que é, claramente, desencaminhador para os nossos jovens.

É que a UEFA castigou exemplarmente o Drogba. Que tinha razão para protestar. Mas, fazendo-o, não estava a dar o exemplo. E o futebol, pelo mediatismo que lhe é inerente, tem de dar o exemplo.

A Liga, já o disse, castigou o Paulo Bento. Pela linguagem gestual na final da Taça da Liga. E o protesto do treinador do Sporting, naquele momento, era compreensível. Mas não dava o exemplo e, por isso, o treinador foi castigado.

Nas duas primeiras jornadas desta Liga, Paulo Bento esteve de castigo. Por criticar uma arbitragem. O castigo entende-se. Mas surgiu tardiamente. Com prejuízo para o início da época do Sporting.

Não ponho em causa as vitórias do Benfica. Porque não merecem, a maioria delas, contestação. Mas a Justiça deve ser igual para todos.

Assim sendo, não vejo outra maneira. O Benfica deve ser castigado se continuar a ser conivente com uma claque ilegal e criminosa. O Aimar deve ser castigado pelas simulações que faz. Porque o 2-1 contra o Nacional surgiu de um penalty inventado. Porque o 2-1 contra o Leiria surgiu de outro penalty inventando. E tem sido assim sistematicamente. Principalmente quando o Benfica mais precisa. E Jorge Jesus, claro está, deve ser castigado pelo gesto feito ao treinador do Nacional.

O desporto deve ser encarado com desportivismo. E o futebol deve ser exemplar.

Fala-se muito desta onda de euforia na Luz. E encobre-se esta realidade. Ao mesmo tempo que se cria, também sistematicamente, um clima hostil para aqueles que trabalham no Sporting.

Por exempo, na última jornada, ouvi muitos assobios dos adeptos do Vitória de Guimarães. Queixavam-se de um golo que, pensavam eles, teria sido marcado em fora-de-jogo. Mas foi limpo. Tão limpo como o golo que Caicedo fez na primeira parte e que foi anulado. E que, possivelmente, faria com que o Sporting ganhasse o jogo.

Não pode haver ninguém acima da lei. Os criminosos devem ser impedidos de entrarem nos estádios, como se faz lá fora. Os simuladores devem ser punidos, como se faz lá fora. E quem é malcriado e assume comportamentos anti-desportivos deve ser exemplarmente punido, também como se faz lá fora.

Eu tenho estado atendo. E continuo à espera dos castigos. Porque com tanto teatro, parolice e anti-desportivismo, continuarei a seguir outros campeonatos e continuarei a ver os melhores jogadores portugueses irem brilhar...lá para fora.

Como diria um professor que está lá no norte, não há ninguém que pense o futebol português.

E não, não vou repetir as palavras, também elas reprováveis, de Manuel Machado.

13 comentários:

Tiago Mendonça disse...

Caro António,

Seguindo o teu raciocinio, consideras que Paulo Bento, também deve ser demitido, pelos gestos feitos? Consideras que o treinador do Sporting, também é um pacóvio sem nível para treinar a muy nobre instituição leonina?

E de Mourinho, que tens a dizer?

Concordo com algumas coisas que dizes, mas também acho que o futebol é emoção e que os excessos vão acontecendo. Não acho que Jesus tenha ido mais longe do que a maioria dos treinadores, não vai mais longe do que nós quando vemos os jogos calmamente no sofá, e nada temos a ganhar ou a perder com o resultado.

Um abraço

P.S.(D).(também tenho lido outros textos teus, sobre politica. Aquele murro no estomago de dia 11...enfim)

nice disse...

sensatas palavras, com as quais concordo em absoluto...por isso é que ganhando ou perdendo adoro o meu clube e me identifico com a maioria dos seus adeptos...SPORTING CLUBE DE PORTUGAL = ORGULHO
Ass: Leoa Ferrenha

Anónimo disse...

independentemente de teres razao em relaçao a certos temas, mesmo nao conseguindo livrar te dessa mania da perseguiçao que o "teu" treinador vos incute para desculpabilizar e de certa forma encobrir o insucesso desportivo bem patente, fica mal dizeres que, havendo um benfica a jogar o que tem jogado, bem como um braga que tem surpreendido tudo e todos pela qualidade posta em campo e um porto que nao desarma, mesmo tendo uma equipa mais fraca que em anos transactos, vais ver futebol la para fora do país. o que se pratica ca é de grande qualidade, mesmo que o teu sporting esteja em baixo. e se dizes que ninguem pensa o futebol portugues, o que leva a estas descidas de nivel, nao devias virar costas e "mudar o canal". ha quer ser desportivista e nao ter mau perder. la porque o sporting nao esta no seu melhor nao deves "cagar" pa isto e fazer birra. ha que dar os parabens aos que estao por cima.

nao te vi uma vez sequer elogiar o benfica e dizer que as tuas projecçoes para esta epoca foram erradas. e digo erradas nao porque tenha a certeza que o benfica ganhe algo, mas sim porque nao é a bandalheira que previas e as coisas teem sido bem feitas e dado resultados.

António Lopes da Costa disse...

Tiago,
Não faz uma leitura correcta do meu raciocínio. Porque nem Jesus nem Bento agrediram ninguém. Scolari agrediu. E eu, sendo seu defensor, considerei que, naquele momento, a Federação poderia ser conivente com aqueles actos de violência.
Dei o exemplo de Scolari porque considero que, em todas as situações, os responsáveis pelo futebol devem ser os primeiros a dar o exemplo.
Bento fez aquele gesto e foi castigado. E Jesus? Não é castigado porquê?
O futebol é emoção. Mas os líderes são líderes. Drogba quando agiu daquela maneira agiu emotivamente. Assim como Bento no jogo da Taça da Liga. Foram os dois castigados. Jesus também deveria ser. Caso contrário, o Benfica está, também fora do campo, acima da lei.
No Sporting, o treinador nunca seria, certamente, uma personagem pacóvia, grotesca, quase caricata. Porque o Sporting, além de eclético, sempre promoveu a educação e a excelência. Por isso, tem cerca de 14 mil títulos conquistados. Sendo, na Europa, superado apenas por um clube.
De todo o modo, o futebol português está completamente desacreditado. Só os benfiquistas acreditam cegamente nisto. Onde não joga o Benfica, os estádios estão vazios. Porque a bandalheira é sempre a mesma e já ninguém acredita nisto.

Cara Nice,
É, de facto, um privilégio podermos dizer que somos diferentes. Que somos pela excelência. Que o nosso clube continua a ser construído graças ao suor de portugueses e sportinguitas. Mesmo não ganhando, por termos menos recursos.
Viva o Sporting!

Ao último anónimo,
Eu, por ser adepto da equipa do Sporting, penso o futebol português. Porque o Sporting joga com os jovens que forma. Joga com jogadores portugueses.
E devia haver regras claras nesse aspecto, como existe, por exemplo, na Turquia (para não falar de outros campeonatos ainda mais exigentes): x estrangeiros por plantel.
Eu sei que lhe custa crer nisso, mas o Benfica, além das ajudas que tem tido, já perdeu a mística que o distinguia. Hoje é apenas um grupo de jogadores estrangeiros, treinados por um um senhor sem educação, presididos por um homem com a quarta classe. Se ganham? Estão a ganhar. Muitas vezes sem contestação. Mas isso não quer dizer que existam muitas coisas que devem merecer correcção.
As regras são para ser cumpridas. Por todos, de forma igual.

António Lopes da Costa disse...

Uma correcção: considerei que a Federação não poderia ser conivente. Até porque se tratou de uma agressão. E porque foi feita pelo treinador de uma equipa que representa um País. Que, no caso, era o meu.

Anónimo disse...

peço desculpa mas porque o paulo bento é menos pacovio que o jorge jesus? gostava que me explicasses isso. paulo bento é dos que mais exterioriza a frustraçao por nao conseguir fazer mais devido a sua falta de qualidade como treinador a nivel tactico. daí ter sido o mais castigado em prova! e nao me venham dizer que é o mais castigo injustamente. fala sempre de mais e muitas vezes sem nivel antonio. nao vamos fechar os olhos. essa historia do nivel e da integridade ja cheira mal e n da titulos. (obvio que concordo com os limites que devem ser impostos a corrupçoes e afins).

mas filipe vieira tem a quarta classe sim. mas a verdade é que aparenta ter jeito para o cargo que desempenha (ate a data a nivel financeiro). mexe se bem na banca, aproveita a marca benfica para ter beneficios e rentabilizar ao maximo os seus activos sem ser preciso aliena-los! podes me dizer que é corrupto, mas a verdade é que nao ha provas nem sequer fumo delas, porque sera? vamos admitir que ele tem jeito para o mundo do negocio. o fundo de jogadores foi bem feito. o contrato com a sagres (sendo de 12 anos, tendo em vista ser a sagres a pagar o emprestimo que o benfica pediu para reforçar a equipa para j.jesus sem ser preciso vender) idem. e tem estado sempre tudo dentro da regularidade.
em relaçao as eleiçoes, ja ouvi advogados condenarem a sua atitude mas apenas em termos morais e etico e nao legais. e ate te digo, se pensarmos bem, ele nao fez mais q salvar o benfica de voltar para a mao de quem o fosse meter no fundo do poço outra vez!
com a chegada de vilarinho, apos os mandatos para esquecer de j.de brito, damasio e vale e azevedo, ate hoje, o benfica tem se levantado da miseria em que chegou a estar. eu acredito nisso e é nisso que todos os benfiquistas de quem falas acreditam! por isso estao nos estadios. e isso deve se a que? deve se a capacidade que filipe vieira tem tido para aproximar de novo a massa adepta e tem conseguido, sem ser preciso perder tempo a apresentar socios em vez de jogadores como bettencourt o faz e continua de estadio vazio!
nos ultimos anos temos ganho pouco, mas vilarinho nao se podia ter preocupado com isso pois estava a tirar o benfica da falencia (e mesmo assim nao deixou de lutar!) e se filipe vieira de futebol percebia pouco quando chegou, hoje ja começa a ganhar "calo" neste novo mandato e essa historia da quarta classe pouco me interessa. acho ate snobismo da tua parte, ele pode n ter tido a oportunidade de chegar mais longe nos estudos mas é uma pessoa com valor, ocupa um dos cargos de mais prestigio (queiras ou nao) de portugal. um lugar em que é preciso ter estofo e valor.

quanto a equipa ser constituida por estrangeiros, isso para mim n me diz nada. é a evoluçao. portugal nao tem capacidade (para ja) para suportar um campeonato com restriçoes a nivel de estrangeiros, ate para poder dar alguma luta na europa. um dia mais tarde sim, agora que estao a nascer academias e a formaçao esta a ganhar mais destaque sem ser no scp.

abraço

Anónimo disse...

e ja agora pedia te uma opiniao: o tempo de paulo bento, para ti, ja chegou ao fim no scp?
acho que a desculpa da falta de recursos nao justifica tudo. paulo bento é limitado tacticamente e isso esta a vista de todos por mais que ele tente escondelo ao dizer que defende o sporting contra tudo e todos (acto louvavel claro)

Anónimo disse...

e essa indirecta que o benfica passaria a ser tambem fora do campo acima da lei é mesmo ridicula antonio. o benfica as vezes é beneficiado como tambem é prejudicado. nao ha intencionalidade, a qualidade dos arbitros é que é escassa.
voces, sporting, deviam era concentrar-se em olhar para o que ainda cheira mal neste futebol! o FCP!! e nao dizerem que este pais é pequeno demais para guerra e assistir na tribuna do estadio do ladrao a um escandalo de arbitragem ao lado do pai deste nojo todo! ABRAM OS OLHOS!! o benfica esta a fazer o seu trabalho, junto um bom grupo de jogadores e um bom treinador e os resultados estao a aparecer.
o porto sim é o nojo deste pais!! o porto é que monopoliza equipas pequenas, o porto é que cala o patacas (fala de arbitros num jogo em q leva uns 6-1 claros como água e nao fala do jogo do dragao em que foram roubados porque?), o porto é que recebeu arbitros em casa em vesperas de jogos, o porto é que esteve para nao participar na liga dos campeoes, o porto é que pagou a viagem ao calheiros ao brasil!!!
ABRAM OS OLHOS E NAO ESCOLHAM O INIMIGO ERRADO!!

Martinho Sousa disse...

Toni antes de mais o penalty sobre o Aimar foi o 3-1.Depois o golo do Nacional foi em fora-de-jogo e finalmente anularam um golo limpinho ao Saviola(o 2º golo anulado).Abraço Benfiquista

Bruno Ferreira Costa disse...

Mais uma correcção António: a grande penalidade sobre o Aimar não deu o 2-1 frente ao Nacional, mas sim o 3-1. O Benfica já vencia ao intervalo por 2-1, com o golo do Nacional a ser marcado em fora-de-jogo. Factos.
Abraços

António Lopes da Costa disse...

Depois de ler todos os comentários, reparo que existe, por parte de vários deles, o preconceito de que o Sporting é o clube das elites. Isso é, de facto, engraçado.
Eu não queria tirar a alegria a adeptos que têm tido, nos últimos dez anos, poucos motivos de festa. Lamento se, de algum modo, o fiz.
O que eu digo é que Jesus, o Jorge, deve ser castigado. Como foi Paulo Bento. Como é toda a gente. Porque ser do Benfica não pode querer dizer que se está acima da lei.
Uma coisa é a imprensa bater constantemente no ceguinho, no que está por baixo, e fomentar ilusões, ocultando realidades que são contra as regras desportivas. É que a imprensa deve dar lucro. A Justiça não. É igual para todos. E deve aplicar-se, como a todos os outros, ao Jorge Jesus e ao Pablo Aimar.
Do mesmo modo que o Hulk, que simulou várias faltas, numa arbitragem desastrosa no estádio do Dragão, jogo contra o Sporting, faltas essas que deram origem a vários amarelos a jogadores do Sporting. E um desses amarelos foi aquele que o árbitro mostrou ao Miguel Veloso. E Miguel Veloso foi expulso.
Enquanto a Justiça, incluindo a Justiça desportiva, continuar a estar na lama e a ser completamente parcial, continuaremos na mesma bandalheira.
Em Itália, que são tão "estranhos como nós, a Justiça desportiva tem sido exemplar. O que demonstra que, neste aspecto, estaremos mesmo no pior dos piores entre todas as ligas europeias.

Anónimo disse...

a mim nao me tiraste alegria que realmente nao tenho tido nos ultimos anos com o que disseste. o teu post apenas me levou a comentar coisas que eu penso que nao estás a ver da maneira certa.

mas volto a insistir que achei snobismo da tua parte fazeres referencia à escolaridade de lfv, bem como a falta de nivel que jesus as vezes demonstra. mas chamo a atençao que paulo bento é igual. paulo bento tambem quase que bateu num arbitro no euro2000, paulo bento é o mais castigado (exemplarmente) por nao saber controlar-se condignamente quando se encontra revoltado. nao querem abrir os olhos nao abram, mas ele faz este teatro todo para ofuscar a sua falta de qualidade tactica. é frustraçao da sua parte. nao querem perceber nao percebam, mas nao venham com insinuaçoes sobre nivel ou falta dele quando teem igual ou pior no vosso banco!

Anónimo disse...

e essa do aimar ter cavado o penalty que deu o 2-1 e nao o 3-1 foi ao nivel de manel machado ao pedir o segundo amarelo para ele nesse lance, quando ele ainda nao tinha nenhum amarelo.

chega de tentar desvirtuar goleada atras de goleada. o benfica devia ter chegado ao intervalo a ganhar 2-0 (ou 3-0, se acharmos que saviola nao ta fora de jogo no primeiro golo anulado. está como o caicedo estava em guimaraes, em caso de duvida deixa se passar mas ok). e ainda tiraram um golo limpo ao benfica, o segundo anulado ao saviola.
por isso nao venhas com historias que o benfica é ajudado e é superior porque devíamos era ter ganho por mais!
ja chega mm de nao saber o que fazer com a situaçao do vosso clube e tentar arranjar algo pa o ofuscar!
se querem preocupar-se tanto com a verdade desportiva olhem la po norte, para aquele senhor que ainda continua a por isto tudo a cheirar muito mal e deixem o benfica fazer o seu trabalho dignamente!