quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Santana ganha debate


Por recusa de António Costa que aconteceu, também ela, à última da hora, ao convite da TVI, este foi o único debate entre candidatos à Câmara Municipal de Lisboa neste período de campanha eleitoral.
De facto, Santana Lopes partia com um favoritismo para o debate. Santana fez. Costa, em vez de fazer, limitou-se a dizer, durante 2 anos, que Santana não tinha feito tudo e a não concluir o que Santana Lopes, por ter, entretanto, saído da Câmara, não tinha finalizado.
Além desse factor, as questões dos contentores de Alcântara e de um novo aeroporto a 50 quilómetros da cidade, para não falar da poluição, do caos no trânsito, das obras em cima do joelho, das ciclovias feitas à pressa e da inacção de António Costa (inacção que não impediu a CML de, nestes dois anos, ver subir o seu passivo), fragilizavam muito, logo à partida, António Costa.
Essa supremacia evidente de Santana Lopes verificou-se durante todo o debate. Jogou ao ataque do princípio ao fim. Confirmou que conhece melhor Lisboa do que qualquer outro candidato. Conhece os dossiers. E confrontou Costa com todas as suas trapalhadas e contradições.
É curioso que, na maior parte das questões, os restantes candidatos (exceptuando António Costa) limitaram-se a fazer algumas nuances ao que Santana, em primeiro lugar, tinha defendido. Isso revela muita coisa.
Para não me alongar muito (porque já tenho recebido críticas de que os meus posts são muito extensos), resta-me concluir dizendo que Santana sai por cima na campanha. Santana sai por cima no debate. E Santana sairá por cima no domingo à noite. Assim será por uma simples razão: além de falar verdade e de não ter medo de pôr o dedo na ferida, o seu programa é o único que tem o acordo da maioria esmagadora dos lisboetas e é o único programa que pode saír vencedor. Se não ganhasse, iríamos ter uma Câmara submissa ao Governo. Iríamos ter mais contentores. Iríamos ter um único aeroporto a meia hora da cidade. Iríamos ter uma Cidade sem chama, sem garra, sem coragem, sem força. Iríamos ter, pior do que isso, uma Lisboa sem esperança, sem pessoas, sem comércio, sem dinâmica, sem alma e sem vida.

4 comentários:

Maria Ana Castello-Branco disse...

Amén.

Anónimo disse...

Por agora, é Amén.
No domingo, vai ser aleluia!

Anónimo disse...

VAI SER MAIS UMA DERROTA, É PARA JUNTAR ÀS DO SPORTING!!!

Margarida disse...

Pois felizmente acabou por ser uma DERROTA!!!
Não precisamos de mais buracos de qualquer espécie em Lisboa ...
Quanto ao ponderar se vai ser ou não vereador ... haja pachorra para tanto circo!!!