sábado, 20 de setembro de 2008

A hipótese Santana Lopes


Tenho muita estima, consideração, respeito e admiração por Pedro Santana Lopes, como todos sabem. Por isso vejo com bons olhos a possibilidade de um dos maiores quadros de sempre do Partido Social Democrata se voltar a candidatar à presidência da Câmara Municipal de Lisboa.
O PPD/PSD vive um momento crítico, que se pode caracterizar com base num clima de auto-destruição interna, fomentado por guerras pessoaos, em deterimento do debate político e da construção de um caminho alternativo ao do Partido Socialista, que, hoje, governa, e governa mal, Portugal. Daí que Pedro Santana Lopes tenha tido, neste momento, um papel crucial no debate de ideias interno.
Não me posso esquecer nunca do curriculo político invejável que Santana Lopes tem e do que fez em prol do Partido, em particular na capital do país, quando, contra todas as expectativas, venceu pela primeira vez a Câmara de Lisboa para o PPD/PSD. Vivi, por dentro, essa vitória inesquecível.
O ano de 2009 vai ser um ano intenso, que ficará marcado por campanhas que virão a ser, certamente, agressivas. Vai ser um ano cheio de batalhas, e Santana Lopes é dos poucos que sempre esteve disponível para as batalhas mais difíceis. Enquanto outros, em tempo de guerra, se escondiam em todos os buracos, como trincheiras, Santana esteve na linha da frente do combate político, puro e duro, sendo sempre ele que deu o corpo às balas. Venceu.
A vitória das autárquicas em Lisboa teve um papel determinante no caminho, consequente, que levou Durão Barroso a Primeiro-Ministro e o PSD ao Governo de Portugal, depois de anos de governações falhadas dos socialistas liderados por António Guterres, governações essas que levarão o país ao pântano.
O trabalho de Santana Lopes em Lisboa foi muito discutido, apenas por uma única e simples razão. É que em tão pouco tempo, nunca ninguém fez tanto por Lisboa.
Santana resolveu alguns problemas, avançando para a construção de um túnel do Marquês, alvo de tantas polémicas, pelo qual os condutores rejubilam de alegria. Trouxe, efectivamente, mais jovens para a cidade, fez um trabalho notável nas questões sociais, construiu parques e fabulosos espaços verdes, como a Quinta das Conchas, onde passo muitas vezes, e que convido todos a irem ver. Fez mesmo muito. E mais do que isso, fez muito bem a Lisboa ter um presidente como Pedro Santana Lopes, que só não fez mais, como o projecto do Parque Mayer, porque não o deixaram fazer.
Depois, apesar de ter sido vítima no passado e ter sofrido, sozinho, consequências que não merecia, disponibilizou-se para presidir, e bem, a bancada parlamentar do PSD. Vou ao ponto de dizer que poucos fizeram, nos últimos anos, mais do que Pedro Santana Lopes fez pelo PPD/PSD.
Concluindo: Acredito que, como em 2002, a vitória do PSD em Lisboa será decisiva para, depois, ganhar Portugal. E acredito que Pedro Santana Lopes, por todas as razões que referi, e por muitas mais, pode ser um grande candidato para ganhar Lisboa.

4 comentários:

E disse...

Aquela notícia sobre a Helena é mesmo para fazer a folha ao Santana Lopes.

Se eu estivesse no lugar dela, também teria feito a mesma coisa e provavelmente seria arguido com muito orgulho. Mas o que se devia ter feito era esclarecer publicamente as regras e as excepções a estas situações de atribuição de casas. É uma falha grave na chefia de uma entidade pública.

Não me parece que a Helena, o Miguel e o Pedro tenham a possibilidade de continuar como políticos com cargos públicos. E já deveriam ter sido demitidos dessas funções, se isto fosse um partido a sério que se preocupa com a imagem de transparência com o seu eleitorado (o que não acontece, pois não?).

Para mim o PSD morreu, muito por culpa de falta de transparência interna e rigor no exercício de cargos públicos. Estou farto de mentiras e promessas vãs.

Cumps

António Lopes da Costa disse...

Não percebo o que diz que devia ser feito e que não foi.
Fiquei também sem perceber quais as funções de que fala.
Estou absolutamente convicto e certo de que a imagem de transparência do partido será reforçada depois de culminado o processo em causa.
E não me diga que o PSD morreu, porque temos todos muito trabalho pela frente. É que Portugal precisa muito do PSD.
Não desista de lutar, porque esse é pior remédio. Dou-lhe, amigável e honestamente, o seguinte conselho: se está farto de tudo isso, lute contra essas coisas. E não duvide, porque se lutar, sairá vencedor.

luis cirilo disse...

Eu também acho que Santana Lopes pode ganhar mais uma vez a câmara de Lisboa.
Até porque o melhor que se fez na cidade,nos ultimos anos,foi com ele.
Esta história da atribuição de casas é mais uma cabalazinha montada pela máquina do PS na comunicação social e ~que acabará por desaparecer devido á absoluta falta de substância.
Tenho é uma curiosidade: A que Cãmara se vão candidatar aqueles que mais pregam moral dentro do PSD.
Os que se acham muito mais sérios que a generalidade dos seus companheiros de partido.
Porque se são assim tão sérios,tão impolutos e presume-se que competentes é tempo de darem o exemplo.
Cá estaremos para ver...

Anónimo disse...

os credíveis não gostam de trabalhar, e esta guerra toda é para verem se os "bons serviços" lhes rendem alguns lugarzitos onde ganhem bom dinheirinho, trabalhem pouco e possam ter algum poderzinho para continuarem à tona e a trapacear.