terça-feira, 30 de setembro de 2008

A Suiça

Estive, entre quinta-feira passada e hoje, na Suiça, hospedado em Duillier, a 3 km de Nyon e aproveitei para conhecer um pouco melhor uma parte da Europa que eu não conhecia. Estive em Lausanne, Nyon, Montreaux e Vevey, além de Duillier, na Suiça e Yvoire e Chamonix, em França. Venho completamente apaixonado pelas paisagens fantásticas que vi e pelo civismo das pessoas.
Lembro-me de comentar com alguém e dizer que o que apetecia era visitar bem a Suiça, ver como está tudo feito. Para fazer igual em Portugal. Porque, na Suiça, cumprem-se as leis, não há ninguém que supere os 120 km/h na auto-estrada, por causa dos radares, não há quem nos não avise dos perigos, não há quem nos negue um pedido. O local onde estive, com vista para uma enorme vinha, para o enorme lago Léman e, depois, para as montanhas, já do lado francês, fez com que respirasse um outro ar, mais puro. Venho inspirado por tudo aquilo que vi.
Lembro-me também de enviar uma mensagem para alguém da minha família a dizer que "isto (Suiça) realmente é outra Europa". É que é mesmo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que estranho não escreveres sobre o recente derby..

Anónimo disse...

Nunca ha fila nas reparticoes publicas, nem nos correios... ninguem atravessa a estrada antes de o semaforo virar para o verde... toda a gente cede o seu lugar no tram ou comboio aos mais idosos... ah, a Suica! Mas nao sao so coisas boas... quanto tempo achas que e necessario ate que um Suico se considere "teu amigo"? quanto tempo achas que passa antes que um Suico te convide a sua casa?

Muita coisa para reflectir... belo post. By the way, o nosso Sporting ganhou ao Basileia - ja posso mandar um mail a "picar" os meus amigos dessa belissima cidade :-)

Cumprimentos
Petinga

António Lopes da Costa disse...

Não escrevo porque não vivi o jogo. Nem sequer o consegui ver, porque teríamos de ter Sporttv para ver o jogo. Muitos emigrantes não viram este jogo, pois na RTPi apenas passou o jogo do FC Porto.
Mas parabéns ao Benfica, que conseguiu diminuir a distância para o primeiro classificado.

Petinga, vim. Mas o que me apetece é para lá voltar. Gostei mesmo de conhecer as poucas cidades que conheci e tenho pena de não ter conseguido visitar Basileia, Berna ou Zurique. Entre tantas outras cidades. Ficará para outra altura. Deixo algumas imagens, também, para matar saudades.
Um abraço