Estive, entre quinta-feira passada e hoje, na Suiça, hospedado em Duillier, a 3 km de Nyon e aproveitei para conhecer um pouco melhor uma parte da Europa que eu não conhecia. Estive em Lausanne, Nyon, Montreaux e Vevey, além de Duillier, na Suiça e Yvoire e Chamonix, em França. Venho completamente apaixonado pelas paisagens fantásticas que vi e pelo civismo das pessoas.
Lembro-me de comentar com alguém e dizer que o que apetecia era visitar bem a Suiça, ver como está tudo feito. Para fazer igual em Portugal. Porque, na Suiça, cumprem-se as leis, não há ninguém que supere os 120 km/h na auto-estrada, por causa dos radares, não há quem nos não avise dos perigos, não há quem nos negue um pedido. O local onde estive, com vista para uma enorme vinha, para o enorme lago Léman e, depois, para as montanhas, já do lado francês, fez com que respirasse um outro ar, mais puro. Venho inspirado por tudo aquilo que vi.
Lembro-me também de enviar uma mensagem para alguém da minha família a dizer que "isto (Suiça) realmente é outra Europa". É que é mesmo.
3 comentários:
Que estranho não escreveres sobre o recente derby..
Nunca ha fila nas reparticoes publicas, nem nos correios... ninguem atravessa a estrada antes de o semaforo virar para o verde... toda a gente cede o seu lugar no tram ou comboio aos mais idosos... ah, a Suica! Mas nao sao so coisas boas... quanto tempo achas que e necessario ate que um Suico se considere "teu amigo"? quanto tempo achas que passa antes que um Suico te convide a sua casa?
Muita coisa para reflectir... belo post. By the way, o nosso Sporting ganhou ao Basileia - ja posso mandar um mail a "picar" os meus amigos dessa belissima cidade :-)
Cumprimentos
Petinga
Não escrevo porque não vivi o jogo. Nem sequer o consegui ver, porque teríamos de ter Sporttv para ver o jogo. Muitos emigrantes não viram este jogo, pois na RTPi apenas passou o jogo do FC Porto.
Mas parabéns ao Benfica, que conseguiu diminuir a distância para o primeiro classificado.
Petinga, vim. Mas o que me apetece é para lá voltar. Gostei mesmo de conhecer as poucas cidades que conheci e tenho pena de não ter conseguido visitar Basileia, Berna ou Zurique. Entre tantas outras cidades. Ficará para outra altura. Deixo algumas imagens, também, para matar saudades.
Um abraço
Enviar um comentário