terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vitória justa do Barcelona


O Sporting foi hoje à Catalunha jogar contra um gigante europeu, num dos mais emblemáticos estádios de todo o Mundo.
Perdeu. E perdeu bem. Contudo, uma coisa fica para registar. O Sporting entrou algo cabisbaixo e temeu os nomes dos adversários e o Barcelona, graças a uma indesculpável falha defensiva, adiantou-se no marcador num lance de bola parada.
Ao intervalo, o resultado pecava por ser escasso, porque o Barcelona foi, de facto, muito superior ao Sporting.
No início da segunda parte, o Sporting entrou melhor e ia subindo, lentamente, de rendimento até ao minuto em que um dos grandes artistas do futebol, de seu nome Henry, cai sozinho entre Abel e Tonel na área do Sporting. O árbitro errou, mas marcou um penalty, que Eto’o não teve dificuldades em converter com êxito. Deus escreve direito por linhas tortas e aquele erro do árbitro repôs a justiça no marcador, que era a diferença por dois golos.
Nos minutos seguintes, até a cinco minutos do fim, o Sporting foi melhor. Teve bola, fê-la circular, e chegou, com alguma naturalidade, ao golo, depois de uma perdida de Moutinho, para defesa de Valdez, e de uma inacreditável falha de Derlei, numa bola pelo ar, oriunda de um cruzamento milimétrico de Djaló, mesmo, mesmo à frente da baliza.
É neste momento, ou seja, após o golo do Sporting, que está a palavra-chave para o sucesso dos clubes portugueses na Europa. O Sporting não quis perder por um em Camp Nou, foi para cima do Barcelona, de tal maneira que Guardiola tirou os avançados para colocar dois médios. Paulo Bento errou, ao tirar Caneira e colocar Pereirinha. Esse erro desculpa-se porque Bento quis ser audaz e arriscou, não receando o adversário, nem o facto de estar a jogar fora, na Liga dos Campeões Europeus.
De uma vez por todas, temos de entender que para sermos um grande, tão grande como os maiores da Europa, não podemos ter medo de nenhuma equipa, nem de nenhum campo, nem, menos ainda, de estádio algum. Para se ser uma equipa de top da Europa é preciso tudo fazer para ganhar jogos como aquele que o Sporting teve hoje.
Nesta noite, seguindo o mesmo raciocínio, grandes foram o Shaktar e o Cluj.
Contudo, a vontade de não perder de Bento não foi mais do que só isso mesmo: vontade! O Barcelona voltou a ser superior ao Sporting, depois dessa substituição, marcou mais um golo e sentenciou definitivamente o jogo.
Para a História, ficará o resultado e a derrota do Sporting por 3-1, na Catalunha. Vitória justa, com um resultado que se aceita. Para memória futura fica a prova de que este Sporting teve uma mentalidade mais vencedora e que não teve medo de arriscar forte na procura de um resultado melhor. Infelizmente, não correu bem.
Contudo, essa mentalidade não nos consola. Para vitórias morais já nos chega o Queiroz.
Estamos tristes porque o Sporting foi pior, e perdeu. Mas mais triste do que a derrota do Sporting só mesmo a forma como a imprensa, em dia de jogo grande como o de hoje, criou uma pressão evitável em torno de um jogador que nem sequer seguiu viagem e o facto de tanta gente por aí ter, durante uma semana, menosprezado uma equipa como a do Barcelona, dizendo que era uma boa altura para se ganhar ao Barca. Como se houvesse alturas boas para se ganhar a um colosso europeu, fora…
Terminado o jogo, o Sporting perdeu. Perdeu, repito, bem. Também só perde quem lá está, e ainda bem que lá estamos.
Quanto ao Barcelona, parabéns pela vitória, que foi justa, e votos de sucesso para a Liga. Cá os esperamos, dia 26 de Novembro.
Boa sorte às outras equipas portuguesas.

Sem comentários: