sábado, 1 de novembro de 2008

Do Estrela da Amadora


Nunca fui, nem sou, sócio do Estrela da Amadora, apesar de ter uma simpatia particular, como tenho por todos os outros clubes da região de Lisboa. O Benfica é a excepção que confirma essa regra.
Fui várias vezes à Reboleira, mas só para assistir aos jogos que o meu Sporting lá realizou. E só fui verdadeiramente adepto do Estrela nas noites em que esse clube da Amadora, que também formou jogadores de topo mundial, quando jogaram contra o Benfica, contra o Porto ou contra o Nacional da Madeira.
Mas, hoje, ou a partir de hoje, sou, forçadamente, também adepto do Estrela.
Porque eu não posso mais rever-me num futebol que vê os planteis de seniores das equipas histórias acabarem, como aconteceu com o Farense ou o Campomaiorense, equipas do sul do país, que tanto precisava de ter futebol de primeira.
Não podemos mais, porque não podemos, apoiar vedetismos e pessoas que querem receber mais do que aquilo que lhes podem pagar, como acontece em todos os grandes, principalmente nos de Lisboa, cujos salários são completamente proibitivos.
Sou e serei sempre do Sporting.
Mas não posso ficar a olhar enquanto vejo uma equipa tão simpática, como o Estrela da Amadora, a morrer. Não posso ficar parado, enquanto há fome e o dinheiro não chega para ir treinar.
Os jogadores do Estrela passam mal.
Por isso, é também por eles que eu torço agora.

3 comentários:

luis cirilo disse...

Não sendo de Lisboa também tenho alguma simpatia pelo Estrela.
Até porque se trata de um clube que já ganhou uma Taça de Portugal.
Tem palmarés,tem História,tem um contributo dado de bons jogadores que formou e depois foram contribuir para os sucessos de outros clubes.
Como,por exemplo,o Paulo Bento.
Mas vive na mentira,infelizmente comum a tantos,de que é possivel jogar numa linha profissional sem adeptos,com o estádio ás moscas,com as receitas limitadas á televisão e pouco mais.
Cada clube,seja do norte,centro ou sul,tem que viver dentro das suas realidades,das suas receitas,da sua dimensão.
O Estrela hoje, como ontem o Atlético ou o Oriental,é vitima da vizinhança de Sporting e Benfica que arrastam os amadorenses atrás de si e deixam para o Estrela o papel de segundo clube.
A verdade,meu caro António,é que o futebol em Portugal é uma mentira.
Porque além dos chamados grandes os unicos que tem massa critica são o Vitória,o Braga e o Setúbal.
Os da Madeira vivem do nosso dinheiro e os outros todos(vá lá talvez com excepção de Belenenses e Académica)sobrevivem á custa de habilidades de tesouraria e balões de oxigénio.
Receio que com a actual crise,que se reflecte em todos os sectores incluindo patrocinios,a maioria dos clube venha a passar pelo que hoje passa o Estrela.
E é pena.
Muita pena !

rei dolce disse...

Caro António,
É exactamente por tudo o que disse que eu não gosto do Estrela, ou de outro clube qualquer que tenha o mesmo comportamento.
Fazem uma concorrência desleal, assentam as suas contratações em mentiras salariais para cativarem assim melhores jogadores. Não são dignos de continuarem e merecem ser punidos, pois não é justo para com aqueles clubes que apesar de pouco, pagam religiosamente os seus salários, os seus impostos, enfim, são pequenos mas humildes e honestos.
Por isso, defendo que o Estrela e outros como o estrela sejam punidos.
E o campeonato, ainda agora começou…

António Lopes da Costa disse...

Caro Luis Cirilo:
Junto à sua lista, de clubes que vivem graças aos esforços da direcção, a Naval, que, "sem adeptos", cresceu e solificou a sua posição na 1ªdivisão.
Caro Rei Dolce:
Sem dúvida que quem não paga deve ser punido. E não deixa de ser estranho que o Estrela tenha conseguido uma garantia quando tem salários em atraso, ainda relativos à época passada.

Infelizmente, muitos clubes vão pagar cara esta crise. Talvez seja uma boa altura para os clubes regionais possam "crescer", empurrados pelos adeptos, à custa dos que não irão resistir. Se, em Portugal, as pessoas fossem do clube da sua cidade, vila ou aldeia, como acontece em Inglaterra, o nosso futebol seria bem mais atractivo. Mas querer, hoje, que isso aconteça em Portugal é utópico.
Daí que queira sempre que os clubes da região de Lisboa, e do Sul do país, se mantenham na Primeira Liga. Sempre é uma forma de poder ir ver jogos fora de Alvalade, sem ter de ir constantemente ao Norte.