sábado, 5 de abril de 2008

As cores que o apito tem


Antes de falar um pouco sobre a arbitragem portuguesa, gostava de dizer, desde logo, que não acredito no futebol português.

Não acredito porque comecei a gostar de futebol no tempo em que a equipa do Sporting tinha jogadores como Figo e Balakov e não ganhava campeonatos. Porque vi o Cristiano Ronaldo crescer e deslumbrar tudo e todos e o Sporting não continuava sem ganhar títulos. E, como Cristiano Ronaldo, passaram fabulosos jogadores, como Quaresma (que foi campeão), Simão e vários outros.

Nestes longos anos, passaram várias fabulosas equipas pelo Sporting. Como treinadores, confesso a minha já longa saudade de Mirko Jozic, que fez com que o Sporting jogasse um futebol quase brilhante. Peseiro levou o Sporting a uma final europeia. Augusto Inácio merece aqui também uma referência por ter levado o Sporting ao título, 18 anos depois. Quanto a Boloni, nunca gostei muito dele.

Mas ao longo de todo este tempo, o Porto foi quase sempre campeão, o Sporting foi duas vezes, o Benfica e o Boavista apenas ganharam por uma vez. Hoje, o Porto será, sem dúvida, a melhor equipa portuguesa, mas é a melhor equipa porque tem jogadores que custaram muitos milhões. Porque durante muitos anos foi ganhando campeonatos. E creio que, injustamente, foi amealhando muito dinheiro, fruto de classificações aldrabadas.

Que justiça se fez? Dizem que, no máximo, tiram 6 pontinhos ao Porto. O quê? Estes anos todos dão direito a 6 pontos? Em Itália, a Juventus foi para a Serie B com vários pontos de atraso, por exemplo. Também tiraram muitos, muitos pontos à minha querida Fiorentina e ao AC Milan.

Já ninguém acredita na Justiça. Já ninguém acredita no futebol português. Já pouca gente acredita em Portugal. Esta é que é a verdade.

O Benfica ganhou um campeonato graças a um lance ilegal. Nos jogos da Uefa, marcam faltas em lances iguais. Se essa falta tivesse sido marcada, o Sporting era campeão...porque tinha continuado à frente do campeonato. No jogo a seguir ao Benfica-Sporting desse ano, saí de Alvalade ao intervalo, porque o Nacional ganhou por 4-2 e 3 golos, pelo menos, do Nacional foram marcados em fora-de-jogo e eu vi porque foi mesmo à minha frente.

No ano passado, o Porto foi campeão porque o Ronny, do Paços, marcou um golo com a mão em Alvalade. Toda a gente viu, menos o árbitro e os assistentes. Um escândalo! Bastava que esse golo não tivesse contado e que o Sporting empatasse esse jogo para ganhar o campeonato.

Vi duas meias-finais da Taça. Uma na Luz, outra no Dragão. Na Luz, o João Pereira simulou uma agressão e o árbitro, que estava de costas (eu vi isto e posso provar), expulsou o Hugo Viana, com encarnado directo. Sem ouvir opiniões. Atenção, ele estava de costas e não viu nada. No Dragão, o Sporting estava a ganhar o jogo a 5 minutos do fim e o árbitro expulsou o Caneira do Sporting por protestos, quando toda a gente viu que ele não fez nada. Zero. Mas foi expulso, o Porto marcou logo a seguir. Nos dois jogos, perdemos nos penalties.

Vi o Paulo, quando era jogador do Sporting, ser expulso por perguntar "porquê" ao árbitro. Na televisão, olhando-se para a boca do Paulo, via-se que a única coisa que ele disse foi "porquê?".

Vi jogadores do Sporting serem suspensos 2 e 3 jogos por acontecimentos já depois do jogo ter terminado e quando se encontravam dentro dos balneários.

Este ano, o Cardozo deu uma cotovelada ao Tonel, sem bola. Não houve cartão, nem sumaríssimo, nem suspensão. Na Uefa, num lance igual, apanhou com uma suspensão de 3 jogos. O Bruno Alves, do Porto, farta-se de fazer entradas. Só em Alvalade, pelas que fez, devia ter sido expulso e no campeonato todo só levou um ou dois amarelos. E o Abel do Sporting já levou 8 amarelos e a maior parte deles são faltas normais e protestos. O Bynia nunca foi suspenso, quando é um jogador super-agressivo. Na Uefa, por entrada parecida às que faz no campeonato, também foi suspenso por 6 jogos.

Continuo a ver coisas todos os dias. Ontem, o Guimarães ganhou 1 ponto porque o árbitro não marcou um penalty e anulou um golo a favor do Paços. Teria perdido por 4-2...

As nomeações mostram que deixou de existir vergonha e já não podemos esperar grande coisa da Justiça.

Ontem, para o Guimarães, apitou o Pedro Proença. E nomearam o Bruno Paixão para o Sporting - Braga de amanhã. Está tudo dito.

Mas ainda alguém acredita? Andam a brincar connosco e a destruir o futebol português.

4 comentários:

Luis Cirilo disse...

Caro António:
Não me importo de comparar consigo,tendo como base os ultimos trinta anos,quantas vezes Vitória e Sporting foram beneficiados e prejudicados pelos árbitros.
E olhe que o seu clube sairá largamente vencedor dessa comparação.
Porque muitissimo mais beneficiado.
Já agora:ainda se lembra como começou esta época o triunfo do Sporting sobre o Vitória em Alvalade ?
Depois de durante uma hora o Vitória ter dominado o jogo.
Pois...em lembro-me !

António Lopes da Costa disse...

Caro Luis Cirilo:

Vi vários jogos de grande nível este ano e, ontem, o Sporting - Braga foi um jogo bonito, a um domingo à tarde. O Sporting jogou bem e o Braga também. O problema é que a equipa de arbitragem conseguiu mais uma vez manchar o espectáculo, anulando um golo limpo ao Braga e vários lances, por foras-de-jogo inexistentes, para os dois lados, além de, mais uma vez, mostrar amarelo aos jogadores, das duas equipas, sem critério. Podia ter sido um jogo ainda mais bonito se não tivessem havido tantos erros. Certamente, haveria mais golos...
O que eu temo é que possamos estar, mais uma vez, a assistir a uma campanha que vai contra os princípios da verdade desportiva, em que o FC Porto, já campeão, tudo fará para que os Vitórias fiquem à frente dos clubes de Lisboa. Ainda para mais, o Porto ainda irá jogar contra os dois Vitórias e veremos quais serão os resultados desses jogos...
Se o Porto fizer questão de perder esses jogos, mais uma vez, terei de duvidar da existência de verdade desportiva. E as arbitragens têm feito, há muitos anos, uma campanha contra o Sporting, que já tirou directamente dois campeonatos ao meu clube nos últimos 4.
As nomeações dos árbitros são uma vergonha. No meio de tanta nomeação, conseguiram "matar" o melhor árbitro português, que é o Pedro Henriques. De longe. Apesar de já este ano ter prejudicado o Sporting e a Liga tudo fez para lhe dar razão. A ele e ao Porto, que, com esse erro, ganhou ao Sporting.
Tenho muita pena que para ver bons jogos, competitivos e com boas arbitragens, tenho de ver as competições europeias. Aí não há dúvidas porque o Sporting é a única equipa que ainda lá está.
O que escrevi não tem nada contra os Vitórias. É apenas a constatação da nomeação de um árbitro, mal-amado em Alvalade, para um jogo decisivo de um, agora, concorrente directo. Cometeu dois erros, com influência no resultado.
Com tantas influências nos resultados por parte dos árbitros, continuo a acreditar que as classificações dos campeonatos dos últimos 15 anos foram claramente manipuladas. E uma coisa é certa: isso prejudicou, e muito, o Sporting.

rei dolce disse...

caro antónio,
o FCP é tri, mais nada.
nos ultimos 24 anos o FCP ganhou 16!!
porque somos melhores, mais organizados e simbolos de uma região.

António Lopes da Costa disse...

Caro Rei Dolce:

Sempre que vou ao seu blogue, fico sempre "pendurado" porque escrevo o comentário e não dá para publicar.
Aproveito esta oportunidade para lhe felicitar pela conquista, mais do que justa, deste título.
Mas acho que o Porto tem mais 5 jogos para provar que mereceu mesmo ser campeão e tem de ganhar ao Vitória de Setúbal, ao Vitória de Guimarães e golear o Benfica...

Um abraço