terça-feira, 1 de abril de 2008

Nº1


Já está.

O Sporting já é a melhor equipa portuguesa, de acordo com o reconhecido ranking da Federação de História e Estatística do Futebol. Sendo a única equipa portuguesa ainda a disputar as competições europeias, esta subida do Sporting ao 36ºlugar das melhores equipas do Mundo é encarada com normalidade.

Depois de ter sido eliminado, por clara falta de sorte, pela Roma e pelo Manchester United, da Liga dos Campeões, seguimos pela Uefa e já batemos o Bolton, que havia eliminado o Atlético de Madrid de Simão, Aguero e tantos outros, e o campeão suiço, o Basileia.

Internamente, no último ano, vencemos a Taça e a Supertaça, fomos à final da Taça da Liga e estamos novamente nas meias-finais da Taça de Portugal. Isto, apesar de um mau desempenho no campeonato, que nos levou ao quinto lugar, o que, contudo, é recuperável, dado o calendário de Benfica e Vit.Setúbal. Se o Guimarães escorregar, poderemos ainda sonhar com o segundo lugar, porque o título, esse, está entregue pela terceira vez consecutiva ao FC Porto. E com toda a justiça.

O Sporting está na Escócia, onde vai jogar contra o líder do campeonato escocês, super-motivado pela vitória deste fim-de-semana contra o eterno rival Celtic, que, curiosamente, já eliminou o Benfica da Champions. O Rangers comanda o campeonato escocês com 6 pontos de avanço e, ao que tudo indica, caminha mesmo para ser campeão.

Apesar de tudo, mesmo que se fique por aqui na Uefa, o Sporting já é a melhor equipa portuguesa, de acordo com esse ranking, que mede as melhores equipas do Mundo.

Por último, é importante registar a subida do Porto e do Vit.Setúbal. O Benfica desceu, assim como o Braga. A outra equipa portuguesa presente neste ranking é a União de Leiria, pelo feito notável de ter vencido a Intertoto e via essa competição ter alcançado a Taça Uefa. Contudo, depois de apenas ter conseguido apenas 9 pontos em 24 jogos fez com que baixasse 35 posições, sendo hoje a 318ª equipa do ranking.
No topo deste ranking estão, nos 10 primeiros, do princípio para o fim: Chelsea, Manchester United, AC Milan, Sevilla, Liverpool, Boca Juniors, Roma, Hamburgo, Barcelona e Arsenal.

4 comentários:

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabéns ao sporting.Um feito destes merece sem dúvida ser destacado!Não há qualquer dúvida que o 5º classificado do nosso campeonato é a melhor equipa portugesa!

Anónimo disse...

então censuras os comentários que discordam de ti?

luis cirilo disse...

António tenha paciência mas este ano o Sporting,se acertar o passo,pode ficar em terceiro.
Atrás do Vitória mas á frente do SLB.
Não está mal.
Gostei do seu comentário no blog "D.Afonso Henriques".
Um abraço

Anónimo disse...

LOL!!! ninguem vos para! um feito destes só esta ao alcance dos melhores!!