quarta-feira, 23 de abril de 2008

A sobrevivência de um sistema antigo ou a implantação de um sistema novo?


Segundo o que parece, o princípio de um novo sistema, que controla o futebol e altera a verdade desportiva, terá acontecido há 26 anos.
Com esse sistema, houve clubes que viram as suas equipas de futebol serem campeãs várias vezes consecutivas. Ou, talvez, esta última frase ficasse mais correctamente escrita se eu o tivesse feito no singular. Talvez...
Há uns anos, e sempre com o principal contributo do Sporting, tivemos a esperança de que esse sistema iria ser desmontado. Nos locais certos e competentes, que são os tribunais. O tempo foi passando e os campeões foram sendo sempre os mesmos. Ou, talvez, foi sendo sempre o mesmo. Talvez...
Em pleno julgamento do Apito Dourado, vi, ao vivo, um árbitro que, com todo o descaramento, validou um golo marcado com a mão. Vi um outro árbitro que, constantemente, prejudica a equipa do Sporting, validar um golo marcado graças a uma falta sobre o guarda-redes, dentro da pequena área. Esses dois erros deram dois campeonatos. Um ao Porto e outro ao Benfica. O Sporting teria sido campeão.
Este ano, o objectivo do Sporting é o segundo lugar. Luta com Benfica e Vitória de Guimarães.
Derlei, ex-jogador do Benfica, traria uma chama e uma força novas à equipa do Sporting. Isso viu-se no jogo que se realizou há oito dias, pois à sua entrada em campo, a equipa respondeu com 5 golos de rajada. Este fim-de-semana, a sua entrada foi sinónimo de uma maior força ofensiva do Sporting. Mas ele cometeu um erro. Fez carga de ombro, legal, sobre o adversário. O árbitro marcou falta, sabe-se lá porquê, e iria mostrar o amarelo. Mas o Derlei protestou, o que é outro erro, porque sempre que um jogador do Sporting protesta, leva amarelo. Ao contrário do que acontece com jogadores dos concorrentes directos. Petit's, Bruno Alves's, etc...! Foi expulso, sem razão aparente.
Mesmo assim, um encarnado directo dá lugar a dois jogos de suspensão. Mas o Derlei ainda cometeu outro erro. É jogador do Sporting. Então, apanhou com 3 jogos e não joga mais este ano para o campeonato.
Lembro-me agora da suspensão ao Paulo Bento por ter feito declarações públicas iguais às do Presidente do Benfica. Mas o Paulo Bento é treinador do Sporting, então levou castigo, ao contrário do Presidente do Benfica...
O caso Mateus resolveu-se rapidamente. O Gil Vicente desceu de divisão. O caso Meyong continua parado...talvez, à espera da classificação final. É que eu pressinto que se o Belenenses ganha na Luz vai perder esses três pontos do caso Meyong, para, na secretaria, o Benfica ser beneficiado. Talvez seja um último recurso do Benfica. Talvez,...
Há equipas que continuam a ser levadas ao colo. E esse colo não é só aos domingos dentro de campo. Passou cá para fora, para a secretaria, o que torna tudo ainda mais grave.
Eu não sei se o sistema que ainda existe é o antigo ou é um novo. Mas que ainda existe, disso não duvido. Todos estes factos apontam nesse sentido: O sistema está vivo e o principal prejudicado continua a ser a mesma equipa de sempre: a equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal!

3 comentários:

Anónimo disse...

Deves ter pesadelos com o Benfica só pode.Quanto à expulsão do Derlei só não percebes porque tens duas palas verdes à frente dos olhos.

Anónimo disse...

Luís Filipe Vieira suspenso por 15 dias
Deixo aqui o link :
http://www.record.pt/noticia.asp?id=784286&idCanal=11

António Lopes da Costa disse...

Depreendo que pelo que disse, acha que carga de ombro é falta. Não é.
Escrevi o artigo antes desse castigo.
Quanto ao resto, não tenho pesadelos com o Benfica. Este ano, do Benfica foram só sonhos "cor de rosa". Compreenderá a ironia.

Um abraço