quinta-feira, 17 de abril de 2008

A hora é agora


Este não é o fim. Longe disso.
É o princípio de um PSD melhor, mais forte.
É, pelo menos, nisso que eu acredito.
Nos últimos 6 meses, o que se viveu no PSD tornou a situação do partido insustentável. A culpa é de todos os militantes. Por um lado, houve militantes que fizeram críticas constantes, destrutivas, sem razão de ser. Por outro, vários militantes não reagiram, ficaram calados.
Ninguém está isento de culpas. Ninguém. O que aconteceu nos últimos tempos ultrapassou o limite do eticamente correcto.
Não sei o que se vai passar nos próximos tempos. Mas lutarei bravamente contra quem se queira servir do Partido. O Partido é e terá de ser sempre das suas bases. Essas são as mais-valias que o PSD tem. É com essas bases que vou continuar a estar.
Tudo o que se passou foi injusto. Para os militantes que se bateram por uma causa diferente e para o Partido em geral.
Repito que muitos militantes tiveram culpa. E o líder também é militante.
Foram muitos os críticos de Menezes. Estou agora à espera que o iluminado Pacheco e vários outros anunciem candidaturas. O PSD e o país só tinham a ganhar se ninguém cobardemente fugisse do combate e, de repente, perdesse a coragem de avançar na hora certa.
Vejo agora Santana Lopes na televisão. Ele que nunca fugiu. Ele que sempre deu o corpo para o combate. Em nome dos interesses do Partido. Ele que, depois de ter sido primeiro-ministro, veio para a liderança parlamentar para o combate frente a frente, duro, com o José Sócrates. O que aconteceu é, de facto, uma enorme injustiça.
Como espero que muitos militantes o façam, irei votar nas próximas directas. E confesso que sei bem em quem vou votar. Votarei na pessoa que estará em 2009 à frente dos destinos do país.

6 comentários:

Susana Santos disse...

Estamos todos disponíveis para ajudar o PSD. O espírito de militância do PSD é essencialmente trabalho. É para isso que aqui estamos, para servir melhor por Portugueses. Indubitavelmente, estaremos dispostos a encarar mais este processo eleitoral, e assim encontraremos mesmo o futuro Primeiro Ministro de Portugal.

Anónimo disse...

É inacreditavel a forma como se usam as pessoas! O Passos Coelho é o "escudo" que defende os derrotados a 28 de Setembro. O Aguiar Branco é o "escudo" que defende" quem votou em branco e quem não votou. Se o LF Menezes falar com as pessoas, reconhecer os erros que cometeu, fizer algumas alterações na equipa (tirando Zita Seabra por exemplo) e algumas outras coisas tenho a certeza que vai ser PM. Se ele tivesse mantido a equipa que o levou a Presidente do PSD chegaria a PM de Portugal, não tenhas dúvidas disso! Ele também teve erros e muito graves! Ele, o Marco António e mais meia duzia de gatos pingados!
Gostava só de dizer ainda que este já não é o tempo de Manuela, de Marcelo e talvez ainda não seja o tempo de Santana Lopes.
Defendo a expulsão de Pacheco Pereira!
Abr

Anónimo disse...

Menezes teve culpa porque fez muita trapalhada. No entanto, também é verdade que foi muito atacado e muitas vezes por razões ridiculas (suposta mudança do símbolo, etc...). Os portugueses estão fartos de quem só critica e não assume nada e não faz nada. Quem criticou Menezes tem a obrigação de se apresentar "a jogo" e, se não o fizerem, pura e simplesmente perdem toda a autoridade para criticar. A atitude de Menezes de provocar eleições foi acertada. É para mim um grande mistério como é que se dá tanta importância a Pacheco Pereira. No entanto ele e outros têm o direito de dizer o que quiserem. No minimo estas eleições vão servir para clarificar junto dos portugueses quem é que é para levar a sério neste PSD.

E disse...

Culpados todos os militantes? Longe disso. Se queres culpar alguém, culpa-te a ti próprio. Eu tenho a consciência limpa, porque movo-me por convicções e não por interesses.

A linha programática de Menezes desde que foi eleito líder foi limpar toda a gente que lhe fizesse oposição dentro do PSD. Fez-se justiça.

Falta-te humildade no teu pensamento. Confundes o Partido como um princípio e um objectivo em si e esqueces que o PSD não vale nada se não sustentar as suas acções no que é melhor para os Portugueses e não para os seus militantes.

Decerto que o que aconteceu foi mau para o grupo de militantes afecto a Santana Lopes e a Luís Filipe Menezes, mas foi o melhor para o País.

(O Sporting tá mesmo mau, 1-4 contra o último classificado, dassseeee...)

Anónimo disse...

Realmente houve muitos que arvorando-se em donos do partido nestes 6 meses só disseram dislates.

Julgavam-se os donos, com os seus inscritos aos milhares, com as quotas e os votos pagos. Quiseram apagar os militantes e quando o resultado das directas não foi o que eles tinham 'comprado' destruíram.

Agora resta saber se os militantes (e os inscritos) fazem como os romanos -que não pagavam a traidores-, ou se se deixam enrolar por cadastrados e seus boys.

António Lopes da Costa disse...

Susana, de acordo. Espera-nos trabalho e estaremos sempre disponíveis para servir ainda melhor o País.

Miguel, concordo genericamente com o que disse, ma os próximos dias dirão muito sobre o futuro do Partido e teremos mesmo de esperar.


EM, quando disse todos os militantes, continuei a dizer que o líder também é militante. O resto do que disse, repito. Parece-me ser evidente. E, não, o Sporting não está mau. Está péssimo!

Anónimos, estou plenamente de acordo. Mas teremos de fazer tudo o que for possível para remar para o mesmo lado que todos os outros militantes. Como os outros não fizeram. Palhaços!