sábado, 7 de junho de 2008

Facada na tradição



O tribunal de Lisboa proibiu a RTP de transmitir touradas em horários entre as 6h de manhã e as 22h30. Essa providência cautelar decreta que, nesse horário, a televisão pública está proibida de transmitir touradas. Entre as 22h30 e as 6h da manhã, a RTP já pode transmitir desde que coloque aquela bolinha encarnada no canto superior direito.
O motivo desta proibição é o facto de considerar que a exibição de corridas de touros é "suscepível de influir negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescentes".
Eu respeito quem não gosta de touradas. Mas só vê touradas quem quer. Em casa, podem sempre mudar de canal ou até desligar a televisão.
As corridas de touros são uma tradição portuguesa. Essas crianças e esses adolescentes deviam saber isso. E gostar de touradas é gostar de uma das maiores tradições do nosso país...
Assusta-me que as touradas, que são uma tradição nacional, possam vir a ser tratadas da mesma forma que os mais amedrontadores filmes de terror, como com os menos escrupulosos filmes de sexo ou como os mais arrasadores filmes de assassinos em série.
Assusta-me ainda mais esta tendência proibicionista do Estado Português, que agora também quer controlar o que fazemos em casa e o que vemos na televisão.
É que falamos de uma longa tradição do nosso país...

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas os filmes violentos e de terror dão a todas as horas. A linguagem obscena é usada nos programas da manhã e tarde e nus fontais são vistos sem qualquer pudor, bem como cópulas humanas, sem bolinha e no horário referido.

Claro que para estes patetas, a tourada é que é perniciosa. O touro, em todos os mitos indo-europeus, é o animal primordial, que tem ser morto para que a vida universal floresça.

Mas, os pategos não têm religião -hoje proibem a tourada, amanhã a missa. Afinal os Católicos e Ortodoxos comem Jesus Cristo -canibalismo puro! Tirem as criancinhas de frente do televisor?! Palhaços!

luis cirilo disse...

Caro António:
A questão não está em ser,ou não,obrigado a ver touradas.
Nem na opção em mudar de canal.
Nessa matéria o zapping funciona como um aliviar de consciências !
A questão para mim,sem fundamentalismos,está em saber se em pleno século XXI se justifica numa sociedade civilizada ter como "espectáculo" algo que remonta á Idade Média e está carregado de barbárie.
Sim,porque andar a espetar ferros num animal para pura distracção dos espectadores não comporta nenhuma carga civilizacional particularmente honrosa ...
Razão,aliás,pela qual a prática está confinada a dois paises do extremo da Europa (mais uma peque na parte de França) e ás heranças coloniasis de Espanha no chamado novo mundo.
E mesmo aí restrita a meia dúzia de paises.
Por mim as touradas,francamente,eram simplesmente proibidas.
Lá chegaremos.