quinta-feira, 26 de junho de 2008

A pré-época do Benfica e Rui Costa



Benfiquista que é benfiquista prefere, entre todas as alturas do ano, aquelas em que não há futebol, ou seja, adora o período de tempo que compreende o fim de uma época e o início da temporada seguinte. Afinal de contas, é sempre nessa altura que o Benfica é o campeão dos campeões. Melhor que esse período de tempo, para um benfiquista que se preze, só mesmo aquela época verdadeiramente gloriosa dos, já, longínquos anos sessenta, ainda no tempo do antigo regime.
Eu explico o porquê desta preferência benfiquista por este bem determinado período de tempo.
O primeiro ponto é, logo, o facto de não se realizarem jogos, não havendo, portanto, a possibilidade da equipa do Benfica perder os jogos. Pelo menos, os jogos que há são a feijões e, nesses, quando o Benfica perde, para um benfiquista, a culpa é sempre de um erro fortuito de um super-jogador que se não voltará a repetir em plena competição…
Este é, também, um período de tempo em que os benfiquistas já não têm tão bem implantada na sua cabeça a ideia de que ficaram, nos últimos três anos, sempre fora dos dois primeiros lugares, sem somar títulos. Esquecem-se, inclusivamente, de que na última época ficaram em quarto lugar, atrás do Guimarães e, claro, do Sporting e do Porto, as duas únicas equipas portuguesas que arrecadaram os principais títulos das últimas épocas (além do Vitória de Setúbal que meritoriamente venceu a Taça da Liga).
Há sempre um ópio para os benfiquistas. Em tempos, esse ópio foi a prosperidade prometida pelo, agora indesejado, Vale e Azevedo. Depois, veio o sebastianismo de Vilarinho e a célebre promessa chamada Mário Jardel, que, curiosamente, deu, no ano seguinte, a dobradinha ao meu Sporting. Até à última época, o ópio que Vieira serviu aos seus discípulos traduziu-se numa ideia de tornar o Benfica num colosso europeu. Essa promessa também não foi cumprida e o Benfica nunca, nem a nível nacional, se conseguiu impor. Hoje, o ópio chama-se Rui Costa.
Rui Costa terminou a carreira no clube do coração. Despediu-se da Taça de Portugal com uma goleada histórica sofrida em Alvalade e, no campeonato, a despedida confundiu-se com o quarto lugar alcançado. Hoje é o director desportivo e talvez seja importante realçar algumas situações. Rui Costa queria Erickson, mas esse sonho falhou. O actual treinador do Benfica incluiu-se num vasto lote de segundas escolhas. O segundo objectivo de Rui Costa era evidentemente segurar o melhor jogador da equipa…mas o melhor jogador da equipa acaba de assinar pelo FC Porto. Katsouranis, Luizão e Nelson também querem sair…e, para colmatar tantas ausências, Rui Costa foi buscar um médio ao Belenenses e gastou 5 milhões do clube para contratar uma reserva do Real Madrid.
Nunca percebi os benfiquistas. Não chega de promessas sem resultados? Para quê tanta crença…se o Benfica ficou em quarto, perdeu o melhor jogador, e tem de ir buscar jogadores caros, mas que são reservas dos seus clubes?
O engraçado é que um jogador que nunca triunfou no Benfica, chamado Bergessio, e se desvinculou do clube, está a fazer uma temporada absolutamente fascinante na América do Sul. É o melhor marcador do Clausura e já está a ser cobiçado pelo Boca e por vários clubes da Europa, mas só sai por mais de 10 milhões! Não sei se os benfiquistas pescam alguma coisa disto, mas o que sei é que quem manda no Benfica não percebe nada de mercado nem de futebol. Daí os resultados…não ficaram com os Decos, os Maniches ou os Velosos e não foram buscar os Jardeis e os Robinhos que se anunciam todos os anos. Mas porquê? Será que foi melhor terem ido buscar os Betos, os Morettos, os Butts, os Marcos Ferreiras ou os Manducas?
Ah, outra pergunta. E o Derlei? Lembram-se?
Dito tudo isto, uma coisa é certa. Não há nem em Lisboa nem nos arredores, adversário que faça dores de cabeça ao Sporting. Hoje, o Benfica, graças aos benfiquistas e os que fazem parecer que o são, já não é um problema. Acima de qualquer outra coisa, o Benfica, hoje, é uma risada! Aliás, transformaram mesmo os pesadelos que as passadas gerações tinham com umas encarnadas e gloriosas papoilas saltitantes em sonhos...cor de rosa!...

5 comentários:

luis cirilo disse...

Não posso estar mais de acordo com a análise que faz desse clube vendedor de ilusões e comprador de jogadores medianos.
Alias a anedota que por aí circula (NOVA ENTRADA DO SLB NO GUINESS: UNICO CLUBE DA EUROPA QUE ESTEVE OITO DIAS NA CHAMPIONS E FOI ELIMINADO SEM GANHAR NEM PERDER JOGOS !!!)traduz bem o desgraçadp estado a que Luis Filipe Vieira levou o Benfica.
É motivo de riso e de gozo em todo o lado.
Para lhe ser franco,caro António,espero que fique assim por muitos anos.
Porque não gosto deles e porque dá ao Vitória mais possibilidades de disputar o apuramento para a Champions.

Anónimo disse...

Que engraçado texto.O benfica é assim tão insignificante e tu não te cansas de escrever sobre o glorioso.Eu por exemplo não falo sobre clubes pequenos muito menos escrevo textos a denegrir a imagem desses "clubes pequenos".Tu , como a maioria dos sportinguistas tens um complexo de inferioridade em relação ao Benfica.Passa bem

Anónimo disse...

ISSO É VERDADE, CARO ANÓNIMO DA 1:01.
ALÉM DE QUE ESTE MENINO BÉTINHO DEVE ANDAR MAL HABITUADO E JULGA QUE O TAL POVO FAMINTO LHE VAI AMPARAR A PROSA PRETENSIOSA FEITA A PARTIR DE ALGUM CONFORTÁVEL SOFÁ DA SALA DO PAPÁ E DA MAMÃ

David Caetano disse...

...mas pelo menos dá a cara. Já demonstra uma coragem que não se encontra em outras paragens.

Anónimo disse...

sem entrar na ofensa nem na agressividade, pois realmente so le o blog quem quer e como o seu proprio autor o diz esta a dar a SUA opiniao e nada mais, queria dizer que é um facto inegavel que o sporting e os sportinguistas teem um gigante complexo de inferioridade para como o benfica.
tem inveja de mesmo nao ganhando nada continuarem a ser grandes, coisa que nunca foram voces. tem muita piada uma prosa desse tamanho a dizer mal do benfica, realmente so demonstra a real grandeza do Sport Lisboa e Benfica.