domingo, 22 de junho de 2008

O pragmatismo russo


Há alguns dias, eu disse, em conversa de amigos, que a selecção russa era, e continua a ser, a melhor equipa deste campeonato da Europa.
Os meus amigos riram-se e disseram-me que, então, a "melhor equipa do Europeu" perdeu 4-1 com a Espanha.
O que lhes respondi foi que esse resultado não demonstra que a Rússia foi superior na primeira parte desse jogo, atirou duas bolas aos postes, jogou sem um jogador que é peça-chave e que, com esse jogador, seria muito difícil alguma selecção travar a organização e eficiência do meio-campo e ataque russos. O único ponto fraco da equipa russa tem sido a parte defensiva.
Acrescentei, ainda, que, nesse jogo, a equipa espanhola chegou à vantagem por uma falha de um jogador, que não vai mais acontecer (porque aprendeu a lição) e porque, quando a Rússia estava perto do golo, os espanhóis chegaram-se à frente e, com alguma sorte, foram ampliando a vantagem.
Continuaram a rir-se e disseram-me que não havia hipótese da Rússia passar contra uma Holanda, que quase já seria a campeã da Europa 2008. Nessa altura, fui eu que me ri. E disse-lhes que que falávamos no domingo, porque, no dia do jogo, iria estar num casamento.
Pois aqui está a resposta.
Amigos, a Rússia está nas meias-finais. Esteve sempre em vantagem e a Holanda só marcou a quatro minutos do fim, o que lhe permitiu sonhar alguns minutos mais. Mas foi só isso. Porque o sonho holandês, excepto aquele que é sonho de Hiddink, acabou ontem. E ficou, outra vez, mais uma grande penalidade por marcar.
Permitam-me que deixe a resposta aqui e que vos diga, agora, que a Rússia, sendo ainda uma outsider, é, mesmo que não venha a ser campeã europeia, este ano, seguramente, a melhor selecção deste torneio.
Corrijo aqui um erro que cometi nessa conversa. Disse que a Rússia tinha todas as condições para ser a Grécia de 2008. Peço desculpa aos russos, porque comparei o incomparável.
As meias-finais serão Alemanha-Turquia e Rússia-Espanha/Itália. O que é certo é que vamos, pelo menos, ter campeonato até ao fim. A minha aposta, neste momento, vai, pois claro, para a Rússia. E o Sporting que esteja atento ao mercado russo! Porque um jogador russo de selecção, neste momento, tem uma cultura táctica acima do comum e um pragmatismo assustador...e adaptar-se-ia melhor com um amigo Izmailov.
Estejam mais atentos, como eu tenho estado, à Rússia. O título europeu do Zenith também não aconteceu por acaso...
Independentemente daquilo que acontecer nas meias-finais e na final, o que é certo é que ontem, a Rússia foi muito, muito melhor que uma Holanda que, até então, não parava de deslumbrar.

Sem comentários: