sábado, 7 de junho de 2008

O que a JS tem para dar


Ninguém é tolo ao ponto de pensar que a Juventude Socialista tem algo de melhor para dar ao país.
Durante os últimos tempos, a JS tem sido cúmplice da propaganda mentirosa que o Partido Socialista e o Governo têm levado a cabo. Quem passa pela cidade univesitária, em Lisboa, pôde ver os cartazes que, naquele sítio, foram colocados em que se a JS se vangloriava dos "sucessos" que o Governo do PS nas políticas da educação. Quem estuda, quem passou pelos exames nacionais nos últimos anos, quem ouve os professores, qualquer pessoa com dois dedos de testa vê, olhando para a forma como as médias subiram, que a política da educação é a grande mentira deste governo do PS, que apenas promove o facilitismo. Os jovens socialistas que, de certeza, estudam deviam saber isso. É que esse falso "sucesso" da política socialista será o "insucesso" dos jovens e, nomeadamente, dos estudantes.
Passo muitas vezes na 2ªCircular e fiquei estupefacto quando vi um cartaz da JS com dois homens, homossexuais, a dizer "somos iguais a ti". Serei tão diferente assim das pessoas normais? É que faço parte do grupo das pessoas que pensa que quando dizem que os homossexuais são iguais a mim, estou a ser insultado.
Mas adiante. Eu acho que o tema da homossexualidade deve ser discutido. Poderei ser a favor de uma união, e não casamento, de "casais" homossexuais, mas sou totalmente contra a adopção. De comum com a JS, sobre esta questão, tenho o facto de defender o debate sobre este tema. A diferença é a forma de o abordar. Julgo que, como o aborto, a regionalização e qualquer outro assunto que possa ser o tema de um debate nacional, a homossexualidade já não é nenhum tabu e deve ser discutida, mas sem a exuberância de cartazes chocantes e o espalhafato das marchas gay.
Outra diferença é o facto de eu achar que esta não é a altura para se debater a união de homossexuais. E a JS sabe também isso. Sabe que Sócrates está mais longe da maioria absoluta e que se fala de uma possível, e cada vez menos improvável, derrota no próximo ano. Sabe que o PS pode começar a cair a pique. Porque mentiu descaradamente aos portugueses. Portugueses que não têm dinheiro que chegue para pagar a casa, o carro, a roupa, os combustíveis e, sequer, a alimentação. Portugueses que estão na rua. Porque sentem uma crise que Sócrates e os seus ministros disseram, sempre, que não iria atingir Portugal, ao contrário do que foi dito por todos os outros partidos, analistas e comentadores. O que a JS quis foi, mais uma vez, desviar a atenção dos portugueses. E tentar ganhar os votos das lésbicas e dos paneleiros para "cobrir" os votos que irão perder das mulheres e dos homens normais. Ou sou antiquado por pensar que o normal é ser heterossexual?
Não sou contra os homossexuais, porque cada um é como é. Até poderei dizer que tenho amigos que são gays. Mas uma coisa é não ser contra os homossexuais e outra, totalmente diferente, é ser a favor que "eles sejam, de facto iguais a mim". Não são. Nem quero que sejam. Sou contra a adopção e contra o casamento, propriamente dito. Porque, aliás, o objectivo do casamento, no meu entender, é constituir família. E a família é o pai, a mãe e depois os filhos. Dois pais ou duas mães não podem ter filhos. Sendo assim, os homossexuais não são, nunca foram, nem nunca serão iguais a mim.
O site da JS tem alguns slogans. Todos eles mostram promessas e possíveis resultados do Governo. Como se fossem resultados da JS...
De resto, sem ser este tema dos homossexuais, que a JS quis introduzir desproposita e inconvenientemente, na tentativa de mostrar que é a juventude moderna e de desviar a atenção dos portugueses, a JS, nos últimos anos, teve mais duas causas. Pelo menos, é o que conhecemos da JS, neste momento. Essas causas são a luta contra os cães perigosos e a intenção de impedir que esses animais se possam reproduzir e a luta contra os piercings e tatuagens. E isso é pouco, ou quase nada. Além de que essas ideias específicas demonstram um autoritarismo, intolerável em regimes democráticos.
Sobre a crise e a forma de a combater, sobre a luta contra a pobreza e sobre os principais problemas do país, da JS não há nenhuma resposta. E isso demonstra tudo sobre o que a juventude socialista tem para dar...

8 comentários:

Zeca Portuga disse...

Dos muitos blogs que tenho visitado (seguramanete centemas - é o meu passatempo), ainda não algo de tão coerente, tão sincero, de tão bom-senso.
Afinal existem jovens racionalmente bem alinhados, inteligentes e "com uma cultura social" de valores sólidos, no meu país.
Eu, que concordo com a generalidade deste teu Post, sou um pouco mais radical.
Pf. não visistes o meu blog, porque senão arrepender-me-ei a vida toda de maltratar os advogados.
Obrigado pela tua coerencia. Fico mais confiante no futuro.

templario disse...

O autor do post vive num mundo de ideias feitas que lhe enfiaram a pique pela cabeça abaixo, um inferno de contradições que não deve esperar mais tempo para tratamento psicológico e também de psicanálise.

Ancorado em lugares comuns ultra conservadores para se sentir seguro, alguém,para que a sua existência seja reconhecida por alguém, como é o caso do primeiro comentarista. O pior é que parece ser mesmo um jovem e já com tantas raivinhas pela realidade, pela liberdade.
E até é regionalista!...

António Lopes da Costa disse...

Admiro o senhor templário. Porque fez parecer que conhece as minhas ideias e a forma como me foram incutidas, sem me conhecer de lado nenhum. Porque chamou ultra-conservador a uma pessoa que se mostrou favorável a um debate sobre a homossexualidade e a uma união entre pessoas do mesmo sexo, dependente dos moldes em que essa união for fixada.
Regionalista?
Raivinha pela realidade? Mas qual realidade? A JS? A progadanda socialista? A crise? A corrupção? Aí sim, tenho raiva, porque enganam o meu país.
Dono da razão, como se apresentou o senhor, talvez fosse oportuno que comentasse, efectivamente, aquilo que escrevi e demonstrasse por que razão não concorda.
Nós temos de aturar com cada um...
mas a liberdade é isto mesmo. Somos livres de fingir que conhecemos as pessoas, de as criticar sem as conhecer, de pensar que somos superiores.
Numa palavra, posso descrever o seu comentário como "divertido". Nada mais do que isso...

Anónimo disse...

ULTRA-CONSERVADORISMOS!!!! A homosexualidade é uma doença que tem de ser tratada....

JGP disse...

Mantendo-me fora de comentários sobre o carácter de ALC, gostava de criticar algumas coisas neste post. Concordo com a união de casais homossexuais mas não tolero a ideia de adopção de crianças por parte destes casais. Nesse ponto estamos de acordo. Agora, quanto à JS (à qual pertenço) julgo que tudo o que o cartaz propõe é o respeito pelos direitos dos homossexuais. A comparação que é feita com a maioria heterossexual é apenas ao nível dos direitos. E nunca ao nível da sexualidade. Se alguém se sente ofendido por haver homossexuais com os mesmos direitos tem de rever as suas noções de democracia. O casamento de homossexuais pela Igreja é proibido e continuará a ser. No entanto, civilmente concordo que um casal homossexual possa casar-se, usufruindo dos mesmos direitos, nomeadamente ao nível de heranças, crédito, matéria fiscal, etc.
Destoando do texto que propõe um raciocínio com o qual não concordo está uma frase: "O que a JS quis (...) foi tentar ganhar os votos das lésbicas e dos paneleiros." Para além do uso de uma palavra altamente ofensiva (e nunca desculpável mesmo tendo ALC amigos gays) é pura distorção dos factos, já que neste caso a JS tomou uma posição corajosa, sabendo nós que a homossexualidade está longe de ser aceite pela maioria no nosso país, apesar de todos os recentes progressos.
Tudo o resto sobre as propostas da JS demonstra uma total falta de conhecimento sobre os trabalhos desenvolvidos pelos jovens socialistas. Não tenho qualquer dificuldade em admitir que admiro a JSD pela sua organização, força e enorme presença participativa, e preferia ver ALC a fazer menos política corrosiva e demagógica, trocando por mais comentários pessoais desprovidos de ideias pré-concebidas.

Anónimo disse...

Realmente o principal problema da juventude portuguesa é o facto de alguns homossexuais, que pretendem ser melhores que,os que não são tenham mais direitos que os outros.

Conheço um rapaz de uns cinquenta que diz que casamentos de homossexuais e marchas espalhafatosas são, e cito, «mariquices». Pessoa que se assume, apenas pretende que não o descriminem, não que o superiorizem.

Isto é o bom senso -se a homossexualidade é doença genética ou outra, os estudos são inconclusivos, logo o caso deve ser tratado pela ciência e as pessoas que o são, apenas consideradas pessoas, com direito à privacidade. O resto como diz o meu amigo são «mariquices». Politicamente são como os balões para o patego, desvio de atenções.

Lembrem-se que o desemprego jovem, os recibos e a precariedade afectam mais do que 5%, que será o nº de homossexuais. JS vão-se catar!

Anónimo disse...

jgp agora promove o respeito pelos direitos dos homossexuais , quando a sociedade aceitar isso passarão para os casamentos e adopções não tenho dúvidas.Foi o que aconteceu em outros países europeus e penso que infelizmente vai acabar por acontecer aqui em Portugal.
Acho muito bem que o António e outras pessoas e instituições alertem para esse lobby gay!

JGP disse...

O sr. anónimo diz "jgp agora promove o respeito pelos direitos dos homossexuais"
Uma coisa é promover, outra é defender aquilo que já está consagrado na constituição. Quer se queira, quer não os homossexuais são iguais a nós perante a lei.

"quando a sociedade aceitar isso [isso=o respeito pelos direitos dos homossexuais] passarão para os casamentos e adopções não tenho dúvidas"

O sr. anónimo não aceita portanto o respeito pelos homossexuais.

Defender que o casamento de gays leve à possibilidade de adopção por parte dos mesmos é uma falácia.

Neste momento é legal uma única pessoa adoptar uma criança. Se essa pessoa viver em união de facto com outra do mesmo sexo nada impede que essa criança vá viver numa família com dois pais ou duas mães.

Como impedir isso? Não sei.
Se pudesse impedia-o.