domingo, 15 de junho de 2008

Outra sentença


O Sporting sagrou-se campeão nacional de juniores, depois de já ter alcançado o título nos iniciados. Mais uma grande vitória da academia que veio tranformar por completo a tendência ganhadora do futebol de formação.
Note-se que o Sporting, nesta fase de grupos, venceu o Benfica e o Leixões com golos no último minuto e acabou por se sagrar campeão por ter acreditado e lutado mais que os adversários. Este sábado, bastava ao Sporting um empate para se sagrar campeão nacional, visto que defrontava o único concorrente directo, o FC Porto. O Sporting começou a perder 1-0, mas empatou dois minutos depois. O Porto voltou a adiantar-se no marcador e foi já aos 94 minutos que Rosado deu o empate...e o título à equipa do Sporting. Foi uma vitória saborosa da força e da atitude daquela equipa. E o Porto perdeu, no último minuto, a possibilidade de se sagrar campeão. Não deve ter sido nada fácil, mas a vida continua e o futebol é mesmo assim.
Apenas mais uma nota, para engrandecer os atletas do Sporting, nomeadamente Luis Paez que, no fim do jogo, estendeu a camisola do Sporting no relvado e fez uma vénia. Isto enquanto os jogadores do Porto mostravam toda a sua raiva, o que também, neste caso, não é condenável porque são miúdos e porque perder um título no último minuto causa sempre uma fúria, normal. O futebol é isto mesmo. São os nervos à flor da pele e quando são miúdos, e tudo fizeram para dignificar o clube que representam, não merecem, da minha parte, qualquer tipo de crítica mais agressiva.
Para fechar as contas desta temporada, no que ao desporto-rei diz respeito, o Sporting, nos seniores, venceu a Taça e a Supertaça e nos juniores e iniciados foi campeão nacional. E ainda há por aí uma série de pessoas, de uma equipa que não ganhou nada nos seniores, e além de não ter ganho, ficou em quarto no campeonato, e que na formação apenas alcançou um título de juvenis (que impediu o penta-campeonato ao Sporting) após alguns anos de jejum, que está eufórica por causa de uma qualquer vitória num jogo de futebol de salão...
Não vi o jogo, porque tenho andado a estudar e confesso que nem sabia que era hoje. Mas já felicitei esse grupo de pessoas pela vitória no jogo de futebol de salão. Talvez até seja justa. Eu, pelo menos, não desejo a ninguém que tenha péssimos resultados e classificações miseráveis. E depois das 5 batatinhas que levaram no futebol a sério, de 11, voltar a perder (ainda por cima depois de um investimento megalómano naquela modalidade) seria mau demais...
Voltando ao Sporting e a mais um "triunfo" sobre o Porto, resta-nos dizer que, enquanto outros tentam vitórias na secretaria (para tentar via secretaria o que não conseguiram nos campeonatos), o Sporting continua no caminho certo e, como havia feito nas finais da Taça e Supertaça, voltou a fazer justiça. E fazer justiça é ser superior. E ganhar. Dentro das quatro linhas.
Parece que até já há quem diga que afinal é para a juventude do Sporting que ganhar...é como lavar os dentes!


Mais sentenças: aqui e aqui.

Sem comentários: