segunda-feira, 19 de maio de 2008

A última sentença


O dia 18 de Maio de 2008 ficará para História pela tarde em que o Sporting se superiorizou ao FC Porto e conquistou a 15ª Taça de Portugal da sua História.
A justiça, no futebol, não se faz na secretaria, mas em campo. E, no belo relvado do Jamor, o Sporting foi melhor que o Porto do princípio ao fim e a vitória nesta final é inteiramente justa.
Fica também para a História que nesta época, o Sporting e o Porto se defrontaram por quatro vezes e o Sporting venceu três. O Porto apenas ganhou o restante jogo, pela vantagem mínima, em sua casa, com um golo fruto de um atraso fantasma que só o árbitro viu. Feitas as contas desta época, em jogos disputados entre Sporting e Porto, o Sporting marcou 5 golos contra apenas 1 golo, o tal irregular, do Porto.
O Sporting venceu por dois a zero, apesar de ter marcado três golos. Foi fabuloso o ambiente que se viveu no Jamor e um pouco por toda a cidade de Lisboa, que saiu à rua para abanar os cachecóis verde e brancos.
O bom jogo de futebol foi apenas prejudicado pela péssima actuação de Olegário Benquerença que anulou um golo limpo ao Sporting e não assinalou um penalty a favor do Porto, o que não retira nem o demérito ao Porto nem, muito menos, o mérito que a equipa do Sporting teve ao alcançar esta vitória.
Esta foi mais uma vitória dos adeptos, que compareceram em massa, do sacrifício da equipa e, evidentemente, de Paulo Bento. O Porto, que foi vulgarizado, pelo facto de ser o campeão nacional engrandeceu a vitória do Sporting.
Uma última nota para dizer que a final da Taça tem de ser no Jamor. Caso contrário, não é final da Taça, porque não há tradição, não há bifanas, não há cervejinhas com os amigos, não há festa, não há nada. E a final da Taça não é só um jogo. É, também, convívio, família, amigos, bifanas, cerveja, tradição e festa…a grande festa do futebol português.

3 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

Ao juntar a conquista da Taça de Portugal ao segundo lugar na I Liga, que deu o apuramento directo para a Liga dos Campeões, o treinador Paulo Bento e a administração leonina respiraram de alívio, pois viram uma temporada irregular e marcada por problemas internos transformada numa temporada desportivamente bem melhor do que a anterior.

Visconde disse...

O Sporting conquistou a Taça de Portugal 2007/08, a 15ª do seu historial. Os leões foram uns justos vencedores, foram a equipa que mais fez por vencer num jogo difícil, com muitos casos, com um grande golo e com um herói improvável.

SL

PS - Obrigado pelo comentário, irei adicionar este blog no visconde. Virei cá mais vezes, espero também por comentários e sugestões leoninas.

http://ovisconde.blogspot.com

Anónimo disse...

Adoro este blog. Concordo normalmente consigo. Muitos parabéns. GRANDE SPORTING