domingo, 14 de agosto de 2011

A verdade desportiva na primeira jornada


Minuto 13 - O defesa da Olhanense, já amarelado, jogou a bola com a mão, cortando-a para fora. O fiscal marcou canto (então, com que parte do corpo, para o fiscal de linha, terá jogado a bola?), o árbitro marcou pontapé de baliza. O posicionamento do árbitro, a indicação do fiscal de linha e a decisão daquele comprovam que Xistra sabia, no momento, que a bola tinha sido jogada com a mão, que teria de assinalar penalty, que teria de expulsar o defesa da Olhanense. Aos 13 minutos, o carrossel leonino já estaria a vencer por 1-0 contra uma equipa reduzida a 10 jogadores.
Minuto 68 - Postiga, vários metros atrás do último defesa da Olhanense, recebe a bola, remata e marca golo. Não só não foi fora-de-jogo como não houve nenhuma dúvida de que estava em posição legal.
No jogo dos campeões (sim, campeão da Liga Orangina e campeão da Taça do Eusébio), o golo do Benfica, fundamental para que o resultado tivesse ficado em 2-2, foi obtido de forma irregular, em posição de fora-de-jogo.
Ao fim da primeira jornada, a verdade desportiva já está posta em causa. Dois dos grandes estão empatados quando deveriam ter 3 pontos de diferença a favor do Sporting.
E sim. São "erros" intencionais. Ao minuto 13, houve percepção de que havia mão na boa. Ao minuto 68, não havia dúvidas: Postiga estava claramente em posição legal. No Gil-Benfica, admite-se a dúvida, mas estava fora-de-jogo.
Marca-se o que não é para marcar. Não se marca o que é para marcar. E já começou o forrobodó. Com influência nos resultados e nas tabelas classificativas, além dos efeitos evidentes dentro do balneário.
Fala-se aqui apenas da primeira jornada.
Imaginem só como será no fim da trigésima.
Talvez valha a pena fazer como os nossos rivais (adepto do Benfica agrediu sócio do Benfica - árbitro Pedro Proença - no Centro Comercial Colombo).
Talvez. Não sei.
Mas, para já, essa estratégia do condicionamento e da violência, fora a oferta de dinheiro e prostitutas feitas pelos senhores do norte, tem dado resultado.
E não é preciso investigar, interrogar, escutar.
Basta ver o que esses ladrões de preto ou amarelo fazem aos fins-de-semana pelos estádios desse país, que é mais do que suficiente para impedir que o Sporting já seja o líder isolado deste campeonato.

3 comentários:

luis cirilo disse...

pode juntar ao rol a arbitragem manhosa de olegário benquerença no Vitória-Porto e que foi decisiva no triunfo dos dragões.
E não estou a falar da grande penalidade.
Refiro-me mesmo a 90 minutos de habilidades de um manhoso encartado.

atascadotijoao disse...

A festa este ano está para durar. A gatunagem está ai em força e com o corporativismo que não vemos com os outros ...
Bom fim de semana :)

António Lopes da Costa disse...

Enfim. Começou a novela. Resta saber qual será o próximo episódio e como acabará. Antevê-se que, desta vez, o final será trágico. O futebol português continua podre.