quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Um adeus à Bê

 
Aprendi, sobretudo no último ano, que o fundamento de uma desilusão é uma grande ilusão. Conformei-me. Não vale a pena vivermos com ilusões. E, sendo certo que a maior ilusão se prende com a eternidade ou a imortalidade, temos de aceitar a falibilidade, a efemeridade e a mortalidade como algumas das poucas certezas que temos.

Por essas razões, nas alturas de maior tristeza, tendo a recuperar, na memória, as coisas boas que aconteceram, tentando confortar-me com a última festa e o último beijo que dei na manhã de ontem, naquele que foi o último dia da vida feliz da Bê.

Subiu montados, percorreu quilómetros, sempre corajosa diante do gado bravo. Foi terna com as pessoas, protetora do território, deu sempre sinal quando julgou necessário.

 
Trabalhou dia e noite, entre o gelo dos graus negativos e o calor infernal dos verões. Brincou, caçando. Foi uma autêntica professora para a Bolota, com quem sempre demonstrou toda a paciência.

Foi leal até ao último instante. Até ao último instante. Mas, antes disso, deu a conhecer a Herdade à Bolota, que lhe faz companhia há uns meses. Levou-a a Santo Estêvão, aturou brincadeiras, mostrou-lhe o perigo das valas e ensinou-lhe as formas de passar pelas vedações. Ensinou-a a caçar coelhos, a estar desperta perante a visita noturna dos javalis e a entreter-se atrás da raposa.

A Bê foi uma lutadora, com uma dignidade e um carácter de tal forma imensos que envaidecem os seus donos. E, em vez de deixar um vazio, deixa um legado. Um legado de amor àquele local, um legado de proteção, um legado de trabalho.

Morreu ontem naquela que foi, e continuará a ser, a sua casa, vestindo a camisola até ao último segundo.

Tendo sido sempre feliz, conquistou a imortalidade pela sua postura exemplar que continuará a inspirar os vivos, continuando, por isso, a fazer parte da história das coisas boas que aconteceram na Formiga.

2 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Amigo António
Um abraço muito grande.
Essas amigas são sem dúvida muito mais leais que muito ser humano.
Sei o que estás a passar porque eu passei pelo mesmo. Um ser pequenino conviveu comigo 18 anos e um dia,no ano que te conheci, tambêm se foi embora.Ainda hoje mexe comigo pensar nela.......

miguelvazserra disse...

Amigo António
Mudando o assunto para o que se passou ontem..........
As últimas semanas de campanha deram a estucada final ao PSD.
Coelho,que devia ter estado calado e "invisível" durante toda a campanha, apareceu e só disse disparates.
Ameaçou com segundo resgate, direccionou as ameaças e ódios a Seguro, enfim, fez da campanha autárquica, legislativa.
Teve a resposta do votantes.
O trabalho dos Partidos políticos tem que mudar de rumo.....
Primeiro deviam dar o exemplo e pagar impostos como qualquer empresa.
É uma vergonha que na "casa da democracia", como os detentores da sanguinária ideologia Comunista chamam aquele ninho de negócios, não se dê igualdade de deveres a todos os portugueses.
Ontem,nas eleições locais, o Porto,Rui Moreira(a quem dou os parabêns pela esmagadora vitória) e o CDS (que não foi na cantiga de Lisboa e não apoiou Menezes) deram uma lição ao País.
O PSD perdeu a Câmara e Menezes ficou no vergonhoso 3º lugar, atrás mesmo dos Socialistas.
Matosinhos deu a lição ao PS.
Outra vergonha que mostra bem o caciquismo e "amiguismo" dos Partidos na hora de elegerem os seus candidatos!!!Perderam.
Os Partidos devem pensar que se a lei permitisse eles já não estavam sentados nas cadeiras da AR pois com o passar dos anos de decadência democrática, tinham desaparecido. Se a lei permitisse independentes candidatar-se a São Bento sem apoio de Partido algum, já há muito tempo que era isso mesmo que tínhamos na cena política. PM's independentes.
Creio que chegou a hora de mudar este País.
Quarenta e tal anos de Ditadura( a NÃO corrupta ) de "Estado Novo" com mais 40 de ditadura corrupta Parlamentar, chegam!!!
Todos tiveram mal nesta campanha,todos menos os Independentes.................