quarta-feira, 9 de abril de 2008

O lixo da internet



Há várias páginas na internet que são criadas por pessoas para divulgarem as suas ideias sobre os vários sectores da sociedades e sobre os mais variados domínios. Outros criam os seus blogues apenas para se fazerem ouvir. Há blogues de grande valor, cujos autores são pessoas com elevada capacidade intelectual e pretendem, através dessas páginas pessoais, defender e criticar ideologias, de uma forma construtiva e, por isso, muito útil. Porque a democracia prevê o combate de ideias.
E depois há o lixo, blogues de pessoas que, na maioria, se escondem atrás do anonimato, que nunca deram a cara pelo combate de ideias. São blogues destrutivos e todos os motivos serem para "destruir" o adversário. O ódio é um perigo para a sociedade e é pela existência desse defeito que muitas pessoas escrevem. Sente-se que são palavras cheias de ódio e de raiva.
Nesses blogues não se defendem ideias, não se arranjam alternativas e não se apresentam soluções. Não se faz nada para além de mostrar o seu ódio para com outros cidadãos. Hoje passei por um desses blogues. Na verdade, o Guerra da Laranjas é um exemplo claro daquilo a que eu chamo "lixo" da internet.
Eu percebo todas as críticas que se fazem, de uma forma construtiva, na tentativa de se demonstrar que quem se critica não tem razão. Mas no Guerra das Laranjas critica-se, basicamente, uma pessoa. E critica-se por ela fazer e por ela não fazer. Vejamos que o autor anónimo desse blogue insulta, regularmente, o líder do PSD. Assim de repente, vejo que lhe chamou mentiroso, pateta e ridículo. Só porque acha que sim. Ou melhor, não vou ao ponto de dizer que ele insulta porque acha que Menezes é assim, mas apenas porque está louco, não sabe o que fazer, não aceitou a vontade do Partido, pelo que insulta constantemente os próprios companheiros de Partido.
Se Menezes tivesse criticado Coelho por ir para a Mota Engil, o senhor iria dizer que o PSD continuava apenas a dar importância a coisas de pouca relevância. Como não criticou e até elogiou Jorge Coelho, que nos merece todo o respeito pelas situações difíceis por que teve de enfrentar. Menezes demonstrou respeito e solidariedade democrática e isto, no meu entender, é saudável para o combate político.
Em suma, esse senhor não tem uma ideia. Tem uma intenção que é deitar abaixo o líder do PSD, legitima e democraticamente eleito, e, consequentemente, fazer com que o PSD não vença em 2009. Basicamente, este senhor faz o jogo do PS e presta um péssimo serviço ao partido e ao país.
Ainda diz que Menezes não tem ideias. Por exemplo, a intenção de uma nova Constituição. Não é uma ideia? Mas, mesmo assim, o senhor critica Menezes porque a nova Constituição não resolve os problemas do país. Talvez não resolva, mas nenhuma medida resolve todos os problemas. Não tenho dúvidas quando digo que essa intenção não resolveria todos os problemas, mas seria um forte contributo e um bom início. Porque, no meu entender, esta Constituição, que vigora, está desadequada à realidade portuguesa.
Esse senhor, que acusa o PSD de já não querer ganhar, esteve do lado de quem perdeu, historicamente, a Câmara de Lisboa e a memória não pode ser curta. Mas, citando alguém, digo que "há muita fraca memória na política e nos políticos"...
Eu não me esqueço do que o PSD passou. Das derrotas catastróficas que obteve por culpa própria. E da situação por que muitos militantes passaram.
Para dar uma última ideia, basta dizer que Menezes criticou a contratação de uma jornalista para a RTP2. Todos sabiam que se falava de Fernande Câncio, que será a namorada de José Sócrates. Esse senhor diz que o facto de Menezes não ter dito directamente que falava de Fernanda Câncio é de uma "baixeza lamentável" e demonstrativa de uma "falta de frontalidade" do líder do nosso Partido. Enfim.
Eu desafiava o líder do PSD a dizer "ai". Tenho a certeza que no dia a seguir, o Guerra das Laranjas ia dizer que "ai" não resolvia os problemas. Talvez vá ao ponto de dizer que Menezes só tinha dito "ai" porque não tinha tido coragem para dizer "ui"...e que foi a Cunha Vaz que disse ao Menezes para dizer "ai" porque era um frete ao Partido Socialista.
Ainda bem que o PSD decidiu mudar.
Para concluir, deixo uma última questão: será que esse senhor quer que o PSD ganhe em 2009? Pensa que uma vitória socialista seria boa para o país? Eu bem sei que o voto é secreto, mas quase me arrisco a dizer que esse senhor, provavelmente militante do PSD, votará noutro Partido, tal é o ódio que tem a certas pessoas, pondo toda essa raiva à frente daquilo que é, de facto, o melhor para o país.

5 comentários:

Anónimo disse...

Então o meino pubicou o que era só para os seus olhos? Está bem, é verdade e assumo. Tb vi o blog que fala e já desanquei 'o rapaz' exacatamente pelas mesmas razões.

Tenho a certeza que haverá um comentário ao copo de branco do Fundão. Agora o povo dos 15% além de dizer que Menezes é o homem das fêveras, vai dizer que é o homem do branco.

Não aposta contra mim, pois não?

Anónimo disse...

Sou sua fã para sempre!!!! Parabéns por estes textos muito bem estruturados. Tem futuro, continue.

Anónimo disse...

ja vi o blog em questao, até percebo as tuas críticas, mas, tal como referiste, não tamos num país democrático?por mais absurdas que consideres serem as afirmações que aquele senhor faz no seu blog, este ataque era escusado..Se ele critica então deixa-o criticar, acho mal realizar um post intitulado " O lixo da internet " apenas porque discordas de praticamente tudo o que se encontra nesse blogue.

Cumprimentos

Anónimo disse...

é um blogue tão legítimo como o seu...apenas não expressa o mesmo que o senhor aqui defende no seu...será que não se chamará a isso liberdade e democreacia?

António Lopes da Costa disse...

Nunca falei me legitimidade para comentar e criticar, porque essa existe em qualquer cidadão.
Todos somos livres de demonstrarmos as nossas ideias, as nossas convicções e até as nossas paixões da forma que bem entendermos.
O que se faz noutros blogues é a publicação de citações de outros, o insulto constante de quem se não gosta,...
Pelo menos, alguns desses blogues, como esse de que falei, tem o bom senso de reconhecer que cometeu erros. Apesar de, na altura, ter agido da mesma forma, sempre destrutiva e sem ideias concretas.
É verdade que há blogues bem piores. Por estranho que pareça. Pelo menos, na minha opinião. Mas não é para dar a minha opinião que tenho este blogue?
Foi isso que fiz. Ou não?