domingo, 24 de agosto de 2008

Incompetentes é pouco


Depois de uma meritória conquista da Taça de Portugal, o Sporting voltou a vencer, outra vez, por força do mérito de todos e de cada um dos seus jogadores, contra o Porto, desta vez para a Supertaça Cândido de Oliveira.
Dois tiros certeiros do cada vez mais fantástico Yannick Djaló, aliados à inspiração de Patrício que defendeu o penalty de Lucho e ao trabalho colectivo, do qual se destacou Izmailov. Foi o que bastou para que o Sporting fosse outra vez melhor que o Porto e que, outra vez, vencesse a Supertaça.
Esta semana, começou o campeonato e o Sporting homenageou a primeira participação do Trofense na liga maior do futebol nacional com três golos em meia hora, que resolveram a questão.
Contudo, o grande destaque não pode nunca ir para a vitória do Sporting, sem espinhas. Porque o Sporting fez aquilo que tinha que fazer. Mas, como no passado, o jogo ficou assombrado por um penalty fantasma que ninguém pode ter visto. O erro da equipa de arbitragem é mais inacreditável do que validar um golo marcado com a mão. Desta vez não pode haver desculpa e é bom que quem assinalou e quem pediu que fosse assinalada aquela grande penalidade completamente oriunda de uma imaginação fora de séria do bandeirinha seja punido. Porque o Sporting foi roubado. Outra vez.
Independentemente de se estar a falar de um mero golo de honra que uma equipa que, sem hipóteses de não perder com o Sporting, estava a perder por 3-0, o erro é enorme. Não foi decisivo na repartição dos pontos, mas poderia ter sido. Foi, sem dúvida, um erro determinante para o resultado.
Não se pode admitir que um árbitro ou um seu assistente tenha dúvidas em lances destes. Nem muito menos se pode tolerar que se assinale um penalty por uma falta cometida a 2 metros da grande área.
Acima de tudo, aquela bandeirinha e aquele árbitro faltaram ao respeito para com aqueles que gostam de futebol, sobretudo os que dentro deste grupo são do Sporting.
O Porto, sem jogar nada, hoje também venceu, mas houve uma expulsão que, na minha óptica, deixa muitas dúvidas. Não acredito que se fosse jogador do Porto também, em situação semelhante, fosse expulso. E por isso não posso estar contente com estas arbitragens.
Está na altura de se introduzir o vídeo como forma de ajudar o árbitro a decidir quando houver dúvidas. E de afastar, de uma vez por todas, estes corruptos e incompetentes “árbitros” que decidem sempre tendenciosamente e de forma evidente contra o Sporting.
Caso contrário, o futebol português continuará a ser sempre pouco competitivo. E os campeões continuarão a ser os mesmos de sempre.
É que tudo isto acontece SISTEMAticamente.

Sem comentários: