terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A SIC começou com o pé esquerdo


Solvzinkel, Folfvsiking, Zolvzinka, entre outros nomes. Parecia que o Sporting jogava com vários avançados. Apenas tendo em conta os comentários, só não jogava o verdadeiro e único avançado do Sporting que estava em campo. Depois, disseram que o Sporting não podia jogar com o Ricardo Carriço, que estava lesionado, como se esse conhecido actor português pudesse, em Vila do Conde, ter dado uma ajuda à equipa do Sporting, equipa que ontem jogou com vários jogadores colombianos, como Insua (que deixou de ser argentino) ou Carrillo (jovem promessa peruana).
A questão é que não eram gralhas espontâneas. Os erros repetiam-se. 
Ora, se a ressaca do fim de ano poderia justificar os erros, deixou de o poder quando o comentário foi resvalando para o campo da parcialidade: para Joaquim Rita, o relvado do Sporting era uma porcaria porque estava instalado numa "cave", numa cave de um clube que, para ele, não tinha qualidade para ser candidato ao título.Segundo os comentadores, para o Sporting, único clube que está em todas as competições, os títulos são uma ilusão. 
Pior do que o jogo, que marca a estreia na Taça (que ninguém) Liga e que, ao contrário do que devia acontecer, não dá privilégio aos jogadores jovens e nacionais nem às equipas pequenas, que sempre poderiam conquistar um título e receber algum dinheiro, foi mesmo a prestação dos comentadores. E nem o intervalo do jogo foi excepção, tendo-se anunciado um jogo entre Vitória de Guimarães e Benfica, em que se dizia que o campeão estava de volta à SIC.
Tendo em conta que o campeão, infelizmente, é o FC Porto, depois de um ano em grande em que venceu todas as competições de relevo, incluindo o título que foi festejado no estádio da Luz, não estou a ver, entre Benfica e Vitória, qual deles é o campeão e do quê.
Sabendo que, por e-mail, carta e telefone, a SIC já recebeu várias reclamações, não poderia, também eu, deixar de dizer que foi mesmo mau demais. E alguém tem de reflectir sobre isto. Se não fazem jogos ao domingo à tarde e se os marcam ao frio da noite e em dia de semana, impedindo que as pessoas encham os estádios, as televisões têm de ter muito mais cuidado com a forma como o futebol chega a casa de cada pessoa.

4 comentários:

moijeeu disse...

É bom saber que mais pessoas se aperceberam das enormes asneiras que foram sendo ditas por aquela estação durante o jogo. Também eu fiquei perplexa quando ouvi dizer que o relvado do estádio de alvalade ficava numa cave e ainda mais chocada fiquei quando ouço um comentador a afirmar que o Sporting já não era candidato ao título, muito menos de perdesse com o FC Porto.
Espero que a SIC, como estação de televisão credivel que é, faça algo que rectifique esta asneirada toda que foram os comentários durante o jogo de ontem.
Ass: Leoa Ferrenha

Anónimo disse...

Caro António,

sinceramente não percebo qual o espanto e surpresa com esta falta de profissionalismo da SIC. São de longe, de muito longe, a pior estação de televisão e com os piores jornalistas e comentadores desportivos do país.
IL

António Lopes da Costa disse...

Moijeeu / Leoa Ferrenha, infelizmente não fui só eu que me apercebi dos erros e parcialidades dos comentadores. Quase todos os meus amigos sportinguistas repararam e, parte deles, chegou mesmo a contactar a SIC por e-mail ou telefone. Mas não surpreende que os comentadores, quando comentam jogos da Taça da Liga, que é a Taça da Liga do Benfica e a Taça que mais ninguém Liga, o façam em modo "Benfica TV".

IL, confesso que não sei, se a SIC é a pior estação. Costumo ver os jogos no estádio e, parte dos jogos fora, tenho-os visto com amigos, com a televisão sem som. Mas, pelo dinheiro que movimenta e pelas emoções que acarreta, o comentário ao futebol, na SIC e nas outras televisões, deve ser feito com cuidado e imparcialidade.

É que eu, enquanto sócio, sinto-me parte do Sporting. Para mim, o Sporting são os sócios. E, assim sendo, sinto-me atacado quando se diz que o estádio (que somos nós, os sócios, que o pagamos) tem o relvado numa cave, que não temos chances de lutar pelo título ou que não saibam dizer, sequer, o nome dos nossos jogadores, que são internacionais. É uma vergonha.

Martinho Sousa disse...

Numa coisa concordo contigo: os comentadores da SIC não prestam. O Joaquim Rita fartou-se de dizer mal do Benfica e parecia que estavas tu a comentar o jogo com o Guimarães. Quanta à tua dúvida quanto a quem é o campeão e de quê, posso-te elucidar. O Benfica é o tri-campeão da Taça da Liga, competição que é transmitida pela SIC.
Abraço

PS -Para o comentador da SIC, o Benfica era a equipa mais "atacadora"