terça-feira, 29 de abril de 2008

Directas PSD


O PPD/PSD precisa de estabilidade.
Precisamos de competência, de provas dadas e de seriedade.
Só assim voltaremos a ser respeitados.
O país precisa de coerência, rigor e credibilidade.
Não precisa de espectáculo...
Nem de carnaval!
Eu só espero que os militantes percebam isso.

Afinal existe uma liga da verdade


Enquanto uns querem ter dirigentes na Liga,
Enquanto uns compram jogadores às equipas com quem vão jogar nos jogos seguintes,
Enquanto há Paraty's,
Enquanto há Apitos Dourados, azuis, encarnados, de quase todas as cores,
Enquanto há clubes que não pagam impostos,
Enquanto há clubes que não pagam sequer aos jogadores,
Enquanto há dirigentes a prometerem grandes equipas,
Enquanto há treinadores que quando perdem, descarregam nos árbitros,
Enquanto há quem faça queixinhas na Liga para atirar areia aos sócios,
Enquanto há quem queira pressionar os árbitros para ganhar os jogos por baixo da mesa,
Enquanto há quem tenha memória curta,
Vale sempre a pena relembrar certas e determinadas coisas...

O Record quis relembrar essas coisas.
O tal clube que denunciou um Sistema que está a ser julgado em tribunal continua a ser um dos grandes prejudicados da Liga. A seguir ao Paços de Ferreira, o Sporting é o clube mais prejudicado da Liga. Os dados da tabela referem-se aos jogos até à jornada 26.
Contas feitas, o Sporting já estaria na Champions. O Paços de Ferreira estava a salvo da luta pela permanência.
Ao Sporting compete continuar a lutar pela verdade desportiva. E pela verdadeira verdade desportiva, o Sporting está sozinho.
Veja a Liga da Verdade, do Record, aqui

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Os dados estão lançados



Patinha Antão, Neto da Silva, Passos Coelho, Santana Lopes e Ferreira Leite. São esses os nomes que se candidatam para suceder a Luis Filipe Menezes e para se apresentarem em 2009, aos portugueses, enquanto candidatos ao cargo de Primeiro-Ministro de Portugal.
Apesar de Alberto João Jardim fazer da imprevisibilidade uma aliada sua, as probabilidades de se candidatar à liderança do PSD são cada vez mais escassas.
Aparentemente, os dados estão já todos em cima da mesa. Veremos que candidato junta mais pontos e qual reúne, maioritariamente, a confiança dos militantes sociais-democratas. Está tudo pronto. O jogo vai mesmo começar.

Tudo bons rapazes


Ponto 1) Jogo entre Benfica e Marítimo, de vital importância para o Benfica. Penalty contra o Benfica. Makukula é quem vai marcar. Falhou. Benfica ganha o jogo. Dias depois, anuncia-se a ida de Makukula para o Benfica e assina contrato.

Ponto 2) Jogo no Bessa. Boavista - Benfica. Dias antes fala-se de que há conversas entre Jorge Ribeiro, jogador do Boavista, e dirigentes do Benfica para se transferir para a Luz. Dia de jogo: penalty contra o Benfica, Jorge Ribeiro é quem vai tentar concretizar. Falha. Benfica empata, ganha 1 ponto. Dias depois diz-se que há contrato assinado entre as partes.

Ponto 3) Benfica - Belenenses, no estádio da Luz. Se o Benfica perde passa para 5º. Se ganha, pode subir ao segundo lugar e ter o bilhete na mão para a Champions. Na semana antes do jogo é confirmado um princípio de acordo entre Ruben Amorim e a direcção do Sport Lisboa e Benfica para a celebração de um contrato entre as partes. Ruben Amorim é titular. Joga contra a mais do que provável futura equipa. Segundo várias opiniões, esteve mal. Fez várias faltas, desnecessárias e pouco habituais nele, à entrada da grande área defensiva da (ainda) sua equipa. Uma das quais deu a Cardozo via aberta para fazer o 2-0 e assegurar uma vitória, num jogo difícil em que a maior parte dos lances de perigo pertenceu ao Belenenses.

Para quê mais palavras?!...

domingo, 27 de abril de 2008

Dentro dos direitos

Como qualquer cidadão de qualquer Estado de Direito Democrático, tenho obrigações e direitos.
Um dos direitos que tenho, enquanto cidadão, é o direito de resposta. Mas eu hoje vou usar de um outro direito que tenho: o direito de não responder.
O exercício desse direito, neste momento, confude-se com vários outros direitos e, de certo modo, com alguns outros valores que defendo.
No domínio dos valores, o direito a não responder é o direito de salvaguardar a minha dignidade.
No campo dos direitos, o direito a não responder é, neste caso, o direito de estar calado, de permanecer em silêncio. Porque o silêncio é, também, uma forma de expressão. É, também, o direito de deixar a falar sozinho, para o ar, para o ninguém.
Bem podem continuar a falar com os passarinhos...
Sendo assim, esse é o direito que hoje exerço.
Não comento a forma destrutiva como certos cidadãos usam da sua liberdade de expressão. Não comento os seus comportamentos e as responsabilidades que têm no pântano que deixaram aquilo a que pertenceram.
Não respondo a pessoas que se escondem, cobardemente, atrás do anonimato. E que, além dessa cobaria, voltam a não ter a coragem de comentar aqui, ou cara a cara e olhos nos olhos. Esses comportamentos não deixam dúvida sobre o carácter das pessoas em causa. Sempre escrevi em meu nome e até coloquei uma fotografia neste blogue para dar um maior ênfase ao facto de dar a cara por aquilo que escrevo. Ao contrário de outros.
O facto de terem feito uma ligação a um artigo que escrevi há alguns dias revela que este blogue tem alcançado os seus objectivos.
Aproveito para dizer que reitero aquilo que disse.
E termino dizendo que o tempo que perdem comigo (e com outras pessoas!) e com aquilo que escrevo só é demonstrativo da importância que dão. A mim, às tais outras pessoas e aos artigos que escrevo.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

A sobrevivência de um sistema antigo ou a implantação de um sistema novo?


Segundo o que parece, o princípio de um novo sistema, que controla o futebol e altera a verdade desportiva, terá acontecido há 26 anos.
Com esse sistema, houve clubes que viram as suas equipas de futebol serem campeãs várias vezes consecutivas. Ou, talvez, esta última frase ficasse mais correctamente escrita se eu o tivesse feito no singular. Talvez...
Há uns anos, e sempre com o principal contributo do Sporting, tivemos a esperança de que esse sistema iria ser desmontado. Nos locais certos e competentes, que são os tribunais. O tempo foi passando e os campeões foram sendo sempre os mesmos. Ou, talvez, foi sendo sempre o mesmo. Talvez...
Em pleno julgamento do Apito Dourado, vi, ao vivo, um árbitro que, com todo o descaramento, validou um golo marcado com a mão. Vi um outro árbitro que, constantemente, prejudica a equipa do Sporting, validar um golo marcado graças a uma falta sobre o guarda-redes, dentro da pequena área. Esses dois erros deram dois campeonatos. Um ao Porto e outro ao Benfica. O Sporting teria sido campeão.
Este ano, o objectivo do Sporting é o segundo lugar. Luta com Benfica e Vitória de Guimarães.
Derlei, ex-jogador do Benfica, traria uma chama e uma força novas à equipa do Sporting. Isso viu-se no jogo que se realizou há oito dias, pois à sua entrada em campo, a equipa respondeu com 5 golos de rajada. Este fim-de-semana, a sua entrada foi sinónimo de uma maior força ofensiva do Sporting. Mas ele cometeu um erro. Fez carga de ombro, legal, sobre o adversário. O árbitro marcou falta, sabe-se lá porquê, e iria mostrar o amarelo. Mas o Derlei protestou, o que é outro erro, porque sempre que um jogador do Sporting protesta, leva amarelo. Ao contrário do que acontece com jogadores dos concorrentes directos. Petit's, Bruno Alves's, etc...! Foi expulso, sem razão aparente.
Mesmo assim, um encarnado directo dá lugar a dois jogos de suspensão. Mas o Derlei ainda cometeu outro erro. É jogador do Sporting. Então, apanhou com 3 jogos e não joga mais este ano para o campeonato.
Lembro-me agora da suspensão ao Paulo Bento por ter feito declarações públicas iguais às do Presidente do Benfica. Mas o Paulo Bento é treinador do Sporting, então levou castigo, ao contrário do Presidente do Benfica...
O caso Mateus resolveu-se rapidamente. O Gil Vicente desceu de divisão. O caso Meyong continua parado...talvez, à espera da classificação final. É que eu pressinto que se o Belenenses ganha na Luz vai perder esses três pontos do caso Meyong, para, na secretaria, o Benfica ser beneficiado. Talvez seja um último recurso do Benfica. Talvez,...
Há equipas que continuam a ser levadas ao colo. E esse colo não é só aos domingos dentro de campo. Passou cá para fora, para a secretaria, o que torna tudo ainda mais grave.
Eu não sei se o sistema que ainda existe é o antigo ou é um novo. Mas que ainda existe, disso não duvido. Todos estes factos apontam nesse sentido: O sistema está vivo e o principal prejudicado continua a ser a mesma equipa de sempre: a equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal!

domingo, 20 de abril de 2008

Sejamos todos troianos



Um problema que o PSD tem enfrentado nos últimos anos prende-se com o facto de o partido se fragmentar em dois aquando da realização de eleições.
Esta divisão por metades foi prejudicial ao partido, apesar do debate que se fez na altura das directas ter sido útil e enriquecedor ao partido, à democracia e ao país. O problema é que após as eleições, tanto em Congresso como nas directas de Setembro passado, a divisão pré-eleições foi subsistindo, tendo sempre permanecido e agravando-se dia após dia.
Os primeiros culpados acabam por ser os líderes. Mas a responsabilidade passa por quase todos os que, porventura, inconscientemente alimentaram essa divisão do Partido em dois. E, hoje, reconheço que grande parte dos militantes devem ser responsabilizados pela fragmentação do PSD. O partido vai para directas não só pelos falhanços dos líderes, mas também pelas divisões fomentadas por todos nós.
Há uma urgência, que é derrotar José Sócrates em 2009. Esse não é só um objectivo do partido, mas uma causa que une, já hoje, a esmagadora maioria dos portugueses. Desde os alunos aos professores. Desde os médicos aos doentes. Passando pelos funcionários públicos e um pouco por quase todas as classes profissionais.
Assim, nas próximas eleições directas, independentemente do dia em que sejam realizadas, o PSD tem duas vias para sair deste problema.
A primeira e, dada a conjuntura, mais viável passa por se apresentarem muitas caras a jogo. O facto de haverem muitos candidatos não é sinónimo de divisão, mas tem de significar escolha. Quando há muita escolha e quando o consumidor pode optar por diversos "produtos" com qualidade, quem acaba por ser beneficiado é o consumidor final. E o consumidor final não é só aquele que milita no PPD/PSD, não é só aquele que simpatiza com o partido, mas é o cidadão português, sem esperança no futuro.
A segunda via que, aparentemente, pode ser difícil de levar para a frente é a de haver um candidato único, de grande peso, capaz de unir as diversas facções do PSD e centrar a atenção de todos os militantes no objectivo de derrotar José Sócrates e o Partido Socialista. Haverá alguns nomes que, neste momento, possam estar a tempo de derrotar José Sócrates, de fazer desistir os que, hoje, já são candidatos e de unir o PSD.
No meio de tanta confusão, gostava de terminar, hoje, deixando um apelo à união do Partido. Sei bem que é difícil juntarem-se gregos e troianos. Mas o objectivo é o essencial e, se José Sócrates e os socialistas são os gregos, unamos as mãos, vamos para a frente de combate e derrotemos José Sócrates. A partir de agora, teremos mesmo de ser todos troianos...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

A hora é agora


Este não é o fim. Longe disso.
É o princípio de um PSD melhor, mais forte.
É, pelo menos, nisso que eu acredito.
Nos últimos 6 meses, o que se viveu no PSD tornou a situação do partido insustentável. A culpa é de todos os militantes. Por um lado, houve militantes que fizeram críticas constantes, destrutivas, sem razão de ser. Por outro, vários militantes não reagiram, ficaram calados.
Ninguém está isento de culpas. Ninguém. O que aconteceu nos últimos tempos ultrapassou o limite do eticamente correcto.
Não sei o que se vai passar nos próximos tempos. Mas lutarei bravamente contra quem se queira servir do Partido. O Partido é e terá de ser sempre das suas bases. Essas são as mais-valias que o PSD tem. É com essas bases que vou continuar a estar.
Tudo o que se passou foi injusto. Para os militantes que se bateram por uma causa diferente e para o Partido em geral.
Repito que muitos militantes tiveram culpa. E o líder também é militante.
Foram muitos os críticos de Menezes. Estou agora à espera que o iluminado Pacheco e vários outros anunciem candidaturas. O PSD e o país só tinham a ganhar se ninguém cobardemente fugisse do combate e, de repente, perdesse a coragem de avançar na hora certa.
Vejo agora Santana Lopes na televisão. Ele que nunca fugiu. Ele que sempre deu o corpo para o combate. Em nome dos interesses do Partido. Ele que, depois de ter sido primeiro-ministro, veio para a liderança parlamentar para o combate frente a frente, duro, com o José Sócrates. O que aconteceu é, de facto, uma enorme injustiça.
Como espero que muitos militantes o façam, irei votar nas próximas directas. E confesso que sei bem em quem vou votar. Votarei na pessoa que estará em 2009 à frente dos destinos do país.

K.O.


Escrevi sobre o que de fantástico se passou ontem. Agora, sou forçado a escrever sobre o que e quem manchou aquela noite histórica.
Mais uma vez, um adepto do Sporting foi esfaqueado por membros das claques do Benfica.
Vi a chegada das claques do Benfica a Alvalade, debaixo da sede do Sporting, onde me abrigava da chuva e esperava um amigo. Quem ali estava teve de fugir das pedras que nos atiravam. A polícia não agiu, ninguém foi detido, enquanto eles atiravam pedras à frente de todos e passavam para fora do limite onde tinham de estar.
A polícia ia agredindo os adeptos do Sporting. Muitos deles eram pessoas com alguma idade, que estavam ali, apenas, para se abrigar da chuva. Tinhamos de fugir das pedras e alguns entraram mesmo na sede para se protegerem.
Depois do jogo, as tristes cenas do passado repetiram-se. Ao saír do estádio vi duas raparigas, adeptas do Benfica, a chorarem. É assim mesmo. O futebol é assim. Quando o Sabry marcou um golo no último minuto, saí do estádio desolado e estive 20 minutos sem falar. Na final da Uefa, o meu estado era o mesmo. Umas vezes ganha-se, outras vezes perde-se. É normal.
Mas, em Telheiras, quando um grupo de amigos adeptos do Sporting regressava a casa, um adolescente desse grupo foi esfaqueado. As claques do Benfica mancharam toda aquela noite memorável, que deve ser recordada pelos adeptos dos dois clubes, como o 3-3 na Luz, em que o Sporting acabou por ser eliminado, mas que fica na minha memória como um dos grandes jogos que já vi. Fui com as claques do Sporting e, pelo jogo, voltámos a Alvalade a cantar. Felizes pela festa que fizemos e pelo jogo que assistimos. Apesar da derrota.
O mesmo comportamento não têm as claques do Benfica. Está mais um sportinguista no hospital, fruto de uma falta de desportismo e, acima de tudo, de civismo de membros de claques ilegais de outros clubes.
Talvez seja preciso chamar-se mesmo a Judiciária, mas para investigar estes sucessivos actos de violência sem limite levados a cabo por adeptos do Benfica.
É que como a Polícia não age com eficácia, o Sporting vai reagindo a tudo isto de forma arrasadora. Mas dentro do campo, cara a cara, olhos nos olhos. E ontem foi um autêntico K.O. às papoilas saltitantes.

Memorável



Para ontem, quarta-feira, 16 de Abril de 2008, estavam guardadas algumas horas que vão ficar para a História.
Esperava-se casa cheia em Alvalade, muitos milhares de benfiquistas, um grande jogo em que os dois eternos rivais da capital de Portugal iriam jogar o tudo ou nada.
A ansiedade era grande e, de manhã, tive aquele pressentimento de que alguma coisa se iria passar no novo estádio de Alvalade. Não escondi esse pressentimento e disse a alguns amigos que me cheirava a goleada.
Cheguei a Alvalade, com uma tarde cinzenta, 2 horas antes do jogo começar. Vi a chegada de uma onda humana encarnada ao estádio. Vi ainda a chegada da equipa do Benfica. Não fui a tempo de ver o autocarro da equipa do Sporting, porque aproveitei o abrandamento da chuva para entrar no estádio.
Para se saber o que é o Sporting é preciso senti-lo. Sofrer, transpirar muito, saltar, abraçar desconhecidos e chorar quando o estádio, de pé, com o símbolo do Sporting no fundo, canta a paixão que sente e sentirá, sempre, pelo clube.
Um estádio quase cheio aplaudiu de pé os jogadores das duas equipas. O Sporting começava o jogo com a defesa desfalcada. Tínhamos, então, de ir para cima do Benfica. Tentámos mas não tivemos sorte. O Benfica conseguiu dois golos graças a duas falhas defensivas e o intervalo chegou com um dois a zero para o Benfica. O clima era de depressão no estádio entre adeptos do Sporting. Mas, por não ter recebido mensagens de vários amigos benfiquistas que estavam no estádio, quis acreditar que o Benfica não tinha ainda ganho o jogo.
Terminados os 15 minutos de intervalo, os adeptos do Sporting, naturalmente tristes, tinham poucos motivos para cantar. Mas a segunda parte ia ser uma coisa do outro mundo. Fomos, mesmo, para cima deles. Continuámos a tentar mas jogámos sempre contra a sorte. Desde bolas à barra às grandes defesas do Quim. Os jogadores continuaram, deram o litro, nunca deitaram a toalha ao chão e levaram, mesmo a perder por 2-0 e a jogar, agora, cada vez mais, contra o tempo, os adeptos a levantarem-se, a cantarem ainda mais forte. É importante sublinhar esse mérito da equipa, porque, nesta quarta-feira foi a equipa que puxou pelos adeptos, o que há muito não se via.
Com tantas tentativas, Yannick conseguiu, finalmente, pôr a bola lá dentro. Minutos depois, a mesma sorte teve o Liedson. Estava tudo empatado, o estádio estava ao rubro e voltava a ser possível eliminar o Benfica.
Já sem t-shirt, porque, apesar da chuva e dos 9 ou 10 graus, os adeptos suavam quase mais que os jogadores e ainda a festejar o empate, Derlei, que voltava tanto tempo depois logo contra a antiga equipa, marcou o golo que nos deixava, pela primeira vez, à frente do Benfica.
Foi uma loucura e é impossível descrever o que se passou ali naqueles minutos. Mas o Benfica voltava a empatar mais uma vez graças a uma falha defensiva. O problema é que as águias se meteram com o leão. E o leão ia acabar, mesmo, por devorar a águia. Primeiro, o 4-3 pelo Yannick e houve ainda tempo para o quinto golo, apontado por Vukcevic.
O Sporting ficou-se pelos 5, porque não houve tempo para mais. Não duvido que, com mais dois ou três minutos, a cabazada iria ser ainda maior.
Aqueles segundos 45 minutos foram de esforço, dedicação, devoção e glória (Eis o Sporting Clube de Portugal!).
Nos últimos minutos, todo o estádio era uma claque de fanáticos adeptos do Sporting, que trocavam abraços suados. O símbolo do clube voltou a ser erguido pelas claques do Sporting, que cantaram juntas no topo sul do estádio. Tudo aquilo arrepiava. No topo norte, repleto de benfiquistas, via-se que eles se queriam ir embora o mais rapidamente possível. Mas os garotos iriam ficar mais uma hora no estádio para depois fazerem o regresso à Luz, a pé e à chuva. Como deve ter sido difícil…
Eu falei, noutros blogues, numa possível semana negra para o Benfica. Levaram 3 secos em casa contra a Académica. Mais 5 batatinhas em Alvalade. E agora vão ao Dragão.
A saída do estádio foi em festa. Não podia ser de outra forma. Buzinas nos carros, cachecóis de fora, tudo a cantar. Podíamos ter ficado mais tempo no estádio, mas alguns adeptos do Sporting começaram a gritar “chamem a Judiciária”. Sabe-se lá porquê.
Assim, não tive a oportunidade de ir dar uma olhadela ao topo norte para cumprimentar os meus amigos e ver o Barbas. E mais uns bonecos…
Já no carro, tive a oportunidade de ouvir o que o Chalana tinha a dizer sobre o jogo. Disse que tinham sido completamente roubados. Mais uma vez…
Levam 5 batatinhas (e podiam ter sido mais) e dizem que foram roubados!...
Já do sr. Vieira não ouvi nenhuma palavra. Fiquei triste porque gostava de saber o que iria dizer o presidente sobre o banho de bola que o Sporting deu à melhor equipa do Benfica da última década.
Não fui a tempo de ver as claques do Benfica a saírem do estádio. Só espero que tenham saído todos, porque, pelo que se diz por aí, eles estavam todos com “uma granda cabeça”…(espero que não tenham ficado entalados e que tenham passado nas portas)!
Dando algum seguimento ao que foi dito pelo presidente de um outro clube, que aconselhava Kompensan ao sr. Vieira, eu recomendo, porém, o Rennie que é muito eficaz contra a azia. Que deve ser muita depois destes 5 “tantuns verdes”, que, segundo sei, é o que é bom para a tosse.
Para concluir e para resumir o que se passou nesta quarta-feira, digo que foi um jogo à moda antiga. O Sporting chegou a jogar com 4 avançados, que marcaram os 5 golos da equipa. Foi um derby fabuloso, um jogo histórico, uma noite inesquecível e uma épica exibição da equipa do Sporting. E o Benfica levou uma mão cheia de golos em Alvalade.
Memorável.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Mais um...


Para mim, é muito difícil falar de um Sporting – Benfica, sem a paixão de um adepto.
Tenho de admitir que, apesar das últimas exibições e resultados, o Benfica tem de ser o grande favorito para este jogo. Explico isto porque todas as razões jogam a favor do Benfica. E não, desta vez, pelo menos por agora não vou falar da arbitragem, porque, sinceramente, ainda nem sei quem vai apitar.
O Sporting nos últimos 7 dias jogou 3 vezes. O Benfica jogou 2. O Benfica teve mais dois dias para preparar o jogo. Tem todos os jogadores disponíveis, enquanto que o Sporting tem o Polga, pilar decisivo na defesa, lesionado, tem o Gladstone em dúvida, além de que, na esquerda, para juntar-se à lesão de Grimi, que pode não ser recuperável a tempo do jogo, Ronny foi (mal) expulso este fim-de-semana e, como tal, está de castigo. Contas feitas, no plantel principal, o Sporting só tem dois defesas disponíveis (Abel e Tonel), já que será prematuro e irreflectido colocar-se Paulo Renato a estrear-se a titular num jogo destes.
A tantos jogadores lesionados e castigados junta-se o cansaço que todos os outros acumulam nas pernas, porque enquanto outras equipas só jogavam numa competição, o Sporting foi mais longe do que qualquer outro concorrente directo em todas, excepto no campeonato.
O Benfica, em quarto lugar e a dias de enfrentar o Porto no Dragão, pode ficar arredado da luta pelo segundo lugar já no próximo domingo, pelo que terá de apostar tudo neste jogo.
Ainda para mais, vão jogar com a raiva de quem foi humilhado em casa, sendo goleado por 3-0, sem espinhas, num resultado que apenas peca por ter sido escasso, dadas as várias perdidas da Académica…
Soube agora que o árbitro é o Jorge Sousa. O mesmo que, no ano passado, não assinalou um penalty flagrante. A favor do Sporting. Ou contra o Benfica. Dependendo da maneira como quisermos ver as coisas.
Para acabar, nos jogos entre Benfica e Sporting ganha sempre a equipa que está pior.
O Benfica tem, portanto, quase todas as razões para ser favorito.
O que peço aos jogadores do Sporting é que se esmerem. Deixem a pele em campo, lutem, corram, comam a relva,…, façam o que puderem…! Mas, pelo menos, tentem ganhar o jogo. Isso, o vosso talento e a força vinda das bancadas são os únicos três pontos que me fazem ter a esperança de que o Sporting estará, numa bela tarde de sol, em Maio, a defender o troféu, que vencemos no ano passado.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Vergonhoso

Há uns dias recebi este e-mail.
Anda a circular pela internet e julgo que deve ser visto.
Não escrevo mais, porque o vídeo só por si já diz tudo.
Hoje todos conhecemos quem é o autor. Sabemos o que fez. O que não fez. Tudo.
Peço apenas que liguem as colunas.



Por baixo do link para este vídeo, vinha ainda escrito o seguinte:

p.s - Será isto um país desenvolvido? O Parque Natural da Serra da Árrabida é financiado por quem? Será um Parque Natural compatível com a existência de pedreiras a céu aberto?

Só para que conste... eu pago impostos.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Adeus Uefa



É sempre assim.
Quando a equipa joga com o coração, o Sporting perde. A falta de pontaria juntou-se à falta de jeito, à falta de qualidade no plantel e à falta de força física.
A ansiedade tem tramado o Sporting todos os anos nas competições europeias. Fomos eliminados ontem da mesma forma que perdemos com o CSKA, com o Gençlerbirligi, com o Halmstads, entre várias outras equipas que, sinceramente, mal sei escrever o nome.
Mas não se pode falar de desilusão. Por azar não ficámos na Liga dos Campeões. Fomos a equipa que chegou mais longe nas competições europeias. Fomos à final da Taça da Liga e perdemos essa competição apenas nos penalties. Estamos em quarto, mas ainda com algumas hipóteses de chegar à Liga dos Campeões.
Depois do jogo, podemos apontar o dedo a Paulo Bento. Mas, sinceramente, eu faria o mesmo que o Paulo fez. Sem Polga, o que se pode fazer? Pôr o Paulo Renato? Ou pôr o Veloso na defesa, o Moutinho a trinco, etc.? Sinceramente, não estou de acordo.Estou convicto de que, com Polga, o Sporting teria ganho este jogo e ganharia ao Benfica na próxima semana. Assim será muito difícil.
A Taça de Portugal será muito difícil. Nos Sporting-Benfica costuma ganhar a equipa que está pior e isso pode também virar-se contra o Sporting. E, mesmo que passemos, teremos de defrontar um Porto com estofo físico e com uma moral em alta. Ou o Vitória de Setúbal, que, em tantos jogos, nunca conseguimos ganhar...
Neste fim de época, uma coisa é certa. Estamos mais cansados. Assim, tudo joga contra o Sporting. Será muito difícil que o Sporting consiga alcançar algum dos seus objectivos. Porque, ao contrário de todas as outras equipas que foram sendo eliminadas precocemente, o Sporting quis ganhar tudo sem qualidade para sequer ganhar ao Vitória de Setúbal.
Uma última crítica, para dizer que foi lamentável o que se assistiu ontem. Vários adeptos esperaram pelo fim do jogo para aplaudir a equipa do Sporting. Contudo, acabado o jogo e o sonho de chegar às meias-finais, uma grande parte dos jogadores foi-se embora. Entre os quais, estava o Liedson. Isso não esquecerei tão cedo.
A direcção do Sporting terá, agora, de compreender que é preciso um investimento na equipa de futebol e, acima disso, uma injecção forte de confiança aos adeptos do Sporting.
Quanto à eliminação, em si, julgo que nunca fomos inferiores ao Rangers. Acabamos por cair, de pé.
Por último, gostava de deixar um beijinho à Michelle Brito, tenista em clara ascensão, portuguesa e sportinguista, que foi ontem homenageada ao intervalo.
Um abraço aos adeptos do Rangers, com quem troquei de cachecol no fim do jogo. Um hábito antigo...Boa sorte para o campeonato, mas nas meias-finais, por uma forte amizade que tenho pela Fiorentina, voltarei a terer de querer que o Rangers seja eliminado.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

O espelho de uma geração



Às vezes é importante ouvirmos um contraditório.
Têm sido sucessivas as notícias das agressões dos jovens. A opinião pública condenou, desde o princípio, os actos dos estudantes. Numa primeira fase, também condenei esses actos, porque sou contra qualquer tipo de acto violento.
Mas reparemos: esta geração, de que tanto se tem falado e criticado, nasce numa conjuntura que é importante caracterizar. Ao contrário de outras gerações, herdamos uma sociedade descrente, um regime corrupto, uma falsa democracia e um país falido, tanto no domínio económico como noutras matérias, dentre das quais destaco os valores.
Crescemos numa sociedade em que não nos foram incutidos os mais elementares valores, como, por exemplo, o da família. Cada vez mais se adopta o divórcio como regra e todos os motivos explicam a instabilidade emocional dos jovens.
A estas situações podemos juntar o facto de se ter passado do 8 para o 80 demasiado rapidamente. Quis-se mudar tudo de um dia para o outro. Do dia para a noite, juntaram-se raças diferentes, sem serem devidamente integradas na sociedade, querendo-lhes conferir estatutos sociais que nunca tiveram. Está, deste modo, aberto o caminho para uma crise social sem precedentes em Portugal. Mais uma crise que a minha geração herdará e terá de resolver por culpa das gerações antecessoras…
Ainda para mais, por muito que se queira maquilhar esta ideia, a sociedade portuguesa não é uma cidade virada para o futuro. É, basicamente, uma sociedade vingativa, intolerante e, repito, corrupta. Mas voltemos aos jovens. Esta geração está quase 3 décadas na escola e na universidade, para depois se deparar com uma de três situações: o desemprego, o trabalho precário ou o trabalho mal remunerado. Esses três factores têm levado os jovens a procurar emprego noutros países, perdendo assim o país várias mais-valias. E esse é um problema para as famílias, porque se desagregam, para os jovens, que se vão, e para o Estado que perde os jovens, investindo na sua educação completamente em vão.
Esta geração cresceu com críticas constantes e destrutivas feitas pela sociedade. Cortaram as asas aos jovens e estes, sem esperança, sem valores incutidos por famílias desagregadas e por uma educação completamente falhada, são claramente diferentes dos mais velhos. Com isto não digo que sejam menos capazes, menos competentes, menos reformistas ou até menos empreendedores. E desengane-se quem pensa que o problema que nos deixarão não será resolvido por esta geração, que tanto se critica.
Passei por vários colégios, conheci, porventura, milhares de pessoas, desta geração. Por ter conseguido esse número tão alargado de conhecimentos, tenho muita esperança no futuro.
Lembro-me, agora, de uma frase do ex-Primeiro-Ministro Durão Barroso, que dizia que Portugal estava de tanga. Hoje, Portugal está nu. Sem dinheiro, sem valores, sem esperança. A Justiça está feita à medida do criminoso, a Saúde é insuficiente, atrasada e ineficaz, a Educação é o que se vê, a Segurança, meu Deus, essa há muito que deixou de existir. Num país sem dinheiro, onde o desemprego salta à vista assim como 1/5 da população que vive abaixo do limiar da pobreza, o Governo anuncia várias obras megalómanas. Ainda para mais, sem estudar alternativas, sem a certeza de que é a melhor opção possível. Mas isso é outra coisa e hoje eu quero mesmo falar dos jovens.
Há, como referi, vários factores que levam a comportamentos semelhantes aos que temos vindo a assistir. Não quero dizer, com tudo isto, que os jovens não são responsáveis pelos seus actos. Certamente que o são. Mas há outros factores, há uma situação complexa e grave que herdamos e julgo que uma condenação, ainda para mais, pública aos jovens torna este cenário ainda mais perigoso.
Não queria alongar-me muito mais sobre este assunto. Talvez volte a escrever sobre este assunto.

Só mais umas linhas para explicar que falo na primeira pessoa do plural, porque sou um jovem e me incluo numa geração que se quer ver como geração “rasca”, mas que com a situação caótica que se vive no país e que se agrava de dia para dia é cada vez mais uma geração “à rasca”. E porque a defesa é importante e a realidade não é só aquilo que os nossos olhos vêem.

O lixo da internet



Há várias páginas na internet que são criadas por pessoas para divulgarem as suas ideias sobre os vários sectores da sociedades e sobre os mais variados domínios. Outros criam os seus blogues apenas para se fazerem ouvir. Há blogues de grande valor, cujos autores são pessoas com elevada capacidade intelectual e pretendem, através dessas páginas pessoais, defender e criticar ideologias, de uma forma construtiva e, por isso, muito útil. Porque a democracia prevê o combate de ideias.
E depois há o lixo, blogues de pessoas que, na maioria, se escondem atrás do anonimato, que nunca deram a cara pelo combate de ideias. São blogues destrutivos e todos os motivos serem para "destruir" o adversário. O ódio é um perigo para a sociedade e é pela existência desse defeito que muitas pessoas escrevem. Sente-se que são palavras cheias de ódio e de raiva.
Nesses blogues não se defendem ideias, não se arranjam alternativas e não se apresentam soluções. Não se faz nada para além de mostrar o seu ódio para com outros cidadãos. Hoje passei por um desses blogues. Na verdade, o Guerra da Laranjas é um exemplo claro daquilo a que eu chamo "lixo" da internet.
Eu percebo todas as críticas que se fazem, de uma forma construtiva, na tentativa de se demonstrar que quem se critica não tem razão. Mas no Guerra das Laranjas critica-se, basicamente, uma pessoa. E critica-se por ela fazer e por ela não fazer. Vejamos que o autor anónimo desse blogue insulta, regularmente, o líder do PSD. Assim de repente, vejo que lhe chamou mentiroso, pateta e ridículo. Só porque acha que sim. Ou melhor, não vou ao ponto de dizer que ele insulta porque acha que Menezes é assim, mas apenas porque está louco, não sabe o que fazer, não aceitou a vontade do Partido, pelo que insulta constantemente os próprios companheiros de Partido.
Se Menezes tivesse criticado Coelho por ir para a Mota Engil, o senhor iria dizer que o PSD continuava apenas a dar importância a coisas de pouca relevância. Como não criticou e até elogiou Jorge Coelho, que nos merece todo o respeito pelas situações difíceis por que teve de enfrentar. Menezes demonstrou respeito e solidariedade democrática e isto, no meu entender, é saudável para o combate político.
Em suma, esse senhor não tem uma ideia. Tem uma intenção que é deitar abaixo o líder do PSD, legitima e democraticamente eleito, e, consequentemente, fazer com que o PSD não vença em 2009. Basicamente, este senhor faz o jogo do PS e presta um péssimo serviço ao partido e ao país.
Ainda diz que Menezes não tem ideias. Por exemplo, a intenção de uma nova Constituição. Não é uma ideia? Mas, mesmo assim, o senhor critica Menezes porque a nova Constituição não resolve os problemas do país. Talvez não resolva, mas nenhuma medida resolve todos os problemas. Não tenho dúvidas quando digo que essa intenção não resolveria todos os problemas, mas seria um forte contributo e um bom início. Porque, no meu entender, esta Constituição, que vigora, está desadequada à realidade portuguesa.
Esse senhor, que acusa o PSD de já não querer ganhar, esteve do lado de quem perdeu, historicamente, a Câmara de Lisboa e a memória não pode ser curta. Mas, citando alguém, digo que "há muita fraca memória na política e nos políticos"...
Eu não me esqueço do que o PSD passou. Das derrotas catastróficas que obteve por culpa própria. E da situação por que muitos militantes passaram.
Para dar uma última ideia, basta dizer que Menezes criticou a contratação de uma jornalista para a RTP2. Todos sabiam que se falava de Fernande Câncio, que será a namorada de José Sócrates. Esse senhor diz que o facto de Menezes não ter dito directamente que falava de Fernanda Câncio é de uma "baixeza lamentável" e demonstrativa de uma "falta de frontalidade" do líder do nosso Partido. Enfim.
Eu desafiava o líder do PSD a dizer "ai". Tenho a certeza que no dia a seguir, o Guerra das Laranjas ia dizer que "ai" não resolvia os problemas. Talvez vá ao ponto de dizer que Menezes só tinha dito "ai" porque não tinha tido coragem para dizer "ui"...e que foi a Cunha Vaz que disse ao Menezes para dizer "ai" porque era um frete ao Partido Socialista.
Ainda bem que o PSD decidiu mudar.
Para concluir, deixo uma última questão: será que esse senhor quer que o PSD ganhe em 2009? Pensa que uma vitória socialista seria boa para o país? Eu bem sei que o voto é secreto, mas quase me arrisco a dizer que esse senhor, provavelmente militante do PSD, votará noutro Partido, tal é o ódio que tem a certas pessoas, pondo toda essa raiva à frente daquilo que é, de facto, o melhor para o país.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Vieira e os jogos viciados


Luís Filipe Vieira disse muitas coisas.
Começou por dizer, há uns bons seis anos, que o Benfica seria a melhor equipa portuguesa em três anos e que, em cinco, o Benfica seria a melhor equipa do Mundo.
Desde que chegou a Presidente do Benfica já disse muitas coisas, muito divertidas.
Na semana passada, disse que foi o Benfica não devia ter ganho aquele campeonato que ganhou, o tal único campeonato que ganhou nos últimos quinze anos…
Mas agora foi mais longe. Disse que há jogos viciados. Eu pensei logo que ele ia falar daquele jogo Estoril – Benfica realizado no Algarve, jogo em que se passou de tudo um pouco. Mas não era desse jogo que falava o dr.Vieira. Porque, logo a seguir, continuou a dizer que ainda hoje, domingo à noite, tinha sido um exemplo desses jogos viciados.
Ri-me. Mais uma vez. Quando o dr.Vieira fala, eu tenho dois tipos de reacções: ou tenho pena ou rio-me. Só que desta vez poderia dar-lhe alguma razão. É que o jogo pode mesmo ter sido viciado. Mas só por uma coisa: é que houve um penalty, bem assinalado contra o Benfica, e o jogador que marcou o penalty e falhou, atirando à figura, é um jogador que, segundo o que se diz na imprensa, será jogador do Benfica na próxima época. Só pode ter sido por isso que o jogo foi viciado. Ah! E houve um jogador do Boavista que foi expulso por ter feito uma falta igual à que Maxi Pereira também fez neste jogo. Mas o Maxi Pereira levou amarelo e o pobre coitado do jogador do Boavista, talvez por ter feito a falta sobre Rui Costa, foi expulso. Directo.
Houve duas bolas na mão dentro da área. Uma para cada equipa e, justamente, nenhuma seria razão para a marcação de penalties.
Mas o dr. Vieira ainda continuou e acrescentou que houve um penalty a favor do Benfica que não foi marcado por falta cometida sobre o Léo. Vi e revi talvez uma dezena de vezes. Nesse lance, o jogador do Boavista tirou a bola ao Léo, sem falta, apesar de ter havido contacto, o que é natural num jogo de homens.
Como era desse lance que o dr.Vieira falava, tenho de retirar a razão toda. Porque se ele diz que aquele lance era penalty indiscutível não pode estar bom da cabeça.
Por fim, concluo que o dr.Vieira não está mesmo bom da cabeça porque ainda fez uma afirmação deste género: “a Polícia Judiciária deve entrar para dentro do campo”. Não está mesmo bom da cabeça…
Ou até poderá estar. Se o que queria dizer com isso é que 11 agentes da PJ fariam melhor que a equipa do Benfica…
Isso já não é problema meu. Nem tenho de falar sobre isso. Nem sobre isso nem sobre o facto de, em vez de terem ficado com o Miccoli, terem gasto o mesmo dinheiro pelo Makukula, ou sobre a contratação do Luís Filipe em que o Benfica pagou e ainda deu o João Pereira (que pode ir para o FC Porto) nem muito menos deixarei uma única palavra sobre o facto de o Benfica poder não ficar com nenhum dos seus melhores jogadores de campo na próxima temporada, porque, ao que parece, além do Nelson, o Rodriguez e o Katsouranis vão-se embora. Do mesmo modo, que já sairam o Simão, o Tiago, o Miguel ou o Manuel Fernandes…para que o Benfica pudesse contratar jogadores como o Miguelito, o Fábio Coentrão, o Butt, o Zoro, o Edcarlos, o Bergessio e tantos outros…
Coitados! E ainda levam com o Presidente…

sábado, 5 de abril de 2008

As cores que o apito tem


Antes de falar um pouco sobre a arbitragem portuguesa, gostava de dizer, desde logo, que não acredito no futebol português.

Não acredito porque comecei a gostar de futebol no tempo em que a equipa do Sporting tinha jogadores como Figo e Balakov e não ganhava campeonatos. Porque vi o Cristiano Ronaldo crescer e deslumbrar tudo e todos e o Sporting não continuava sem ganhar títulos. E, como Cristiano Ronaldo, passaram fabulosos jogadores, como Quaresma (que foi campeão), Simão e vários outros.

Nestes longos anos, passaram várias fabulosas equipas pelo Sporting. Como treinadores, confesso a minha já longa saudade de Mirko Jozic, que fez com que o Sporting jogasse um futebol quase brilhante. Peseiro levou o Sporting a uma final europeia. Augusto Inácio merece aqui também uma referência por ter levado o Sporting ao título, 18 anos depois. Quanto a Boloni, nunca gostei muito dele.

Mas ao longo de todo este tempo, o Porto foi quase sempre campeão, o Sporting foi duas vezes, o Benfica e o Boavista apenas ganharam por uma vez. Hoje, o Porto será, sem dúvida, a melhor equipa portuguesa, mas é a melhor equipa porque tem jogadores que custaram muitos milhões. Porque durante muitos anos foi ganhando campeonatos. E creio que, injustamente, foi amealhando muito dinheiro, fruto de classificações aldrabadas.

Que justiça se fez? Dizem que, no máximo, tiram 6 pontinhos ao Porto. O quê? Estes anos todos dão direito a 6 pontos? Em Itália, a Juventus foi para a Serie B com vários pontos de atraso, por exemplo. Também tiraram muitos, muitos pontos à minha querida Fiorentina e ao AC Milan.

Já ninguém acredita na Justiça. Já ninguém acredita no futebol português. Já pouca gente acredita em Portugal. Esta é que é a verdade.

O Benfica ganhou um campeonato graças a um lance ilegal. Nos jogos da Uefa, marcam faltas em lances iguais. Se essa falta tivesse sido marcada, o Sporting era campeão...porque tinha continuado à frente do campeonato. No jogo a seguir ao Benfica-Sporting desse ano, saí de Alvalade ao intervalo, porque o Nacional ganhou por 4-2 e 3 golos, pelo menos, do Nacional foram marcados em fora-de-jogo e eu vi porque foi mesmo à minha frente.

No ano passado, o Porto foi campeão porque o Ronny, do Paços, marcou um golo com a mão em Alvalade. Toda a gente viu, menos o árbitro e os assistentes. Um escândalo! Bastava que esse golo não tivesse contado e que o Sporting empatasse esse jogo para ganhar o campeonato.

Vi duas meias-finais da Taça. Uma na Luz, outra no Dragão. Na Luz, o João Pereira simulou uma agressão e o árbitro, que estava de costas (eu vi isto e posso provar), expulsou o Hugo Viana, com encarnado directo. Sem ouvir opiniões. Atenção, ele estava de costas e não viu nada. No Dragão, o Sporting estava a ganhar o jogo a 5 minutos do fim e o árbitro expulsou o Caneira do Sporting por protestos, quando toda a gente viu que ele não fez nada. Zero. Mas foi expulso, o Porto marcou logo a seguir. Nos dois jogos, perdemos nos penalties.

Vi o Paulo, quando era jogador do Sporting, ser expulso por perguntar "porquê" ao árbitro. Na televisão, olhando-se para a boca do Paulo, via-se que a única coisa que ele disse foi "porquê?".

Vi jogadores do Sporting serem suspensos 2 e 3 jogos por acontecimentos já depois do jogo ter terminado e quando se encontravam dentro dos balneários.

Este ano, o Cardozo deu uma cotovelada ao Tonel, sem bola. Não houve cartão, nem sumaríssimo, nem suspensão. Na Uefa, num lance igual, apanhou com uma suspensão de 3 jogos. O Bruno Alves, do Porto, farta-se de fazer entradas. Só em Alvalade, pelas que fez, devia ter sido expulso e no campeonato todo só levou um ou dois amarelos. E o Abel do Sporting já levou 8 amarelos e a maior parte deles são faltas normais e protestos. O Bynia nunca foi suspenso, quando é um jogador super-agressivo. Na Uefa, por entrada parecida às que faz no campeonato, também foi suspenso por 6 jogos.

Continuo a ver coisas todos os dias. Ontem, o Guimarães ganhou 1 ponto porque o árbitro não marcou um penalty e anulou um golo a favor do Paços. Teria perdido por 4-2...

As nomeações mostram que deixou de existir vergonha e já não podemos esperar grande coisa da Justiça.

Ontem, para o Guimarães, apitou o Pedro Proença. E nomearam o Bruno Paixão para o Sporting - Braga de amanhã. Está tudo dito.

Mas ainda alguém acredita? Andam a brincar connosco e a destruir o futebol português.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Um ditador, uma ditadura


Como eu temia, ficou provado pela própria Entidade Reguladora da Comunicação Social que o Partido Socialista tem levado a cabo uma enorme, constante e perigosa campanha de propaganda, que já chegou (e de que maneira!) ao canal público de televisão.

Todos conhecemos o que dizia esse relatório. Resumindo, o PS e o Governo têm mais “tempo de antena” do que toda a oposição junta.

Nas entrelinhas desse relatório, podemos ler que o PS e o Governo têm usado os dinheiros públicos para fazer propaganda. Como acontecia no período do Estado Novo. Mas também noutros países. Como, hoje, acontece, por exemplo, em Cuba. A única diferença que podemos constatar entre o canal público de televisão no tempo de Salazar e nos tempos de governação de José Sócrates é que, na altura do Estado Novo, as pessoas sabiam as políticas por que se regia o país. Hoje, está tudo encoberto.

Talvez Salazar falasse mais verdade do que fala José Sócrates, que chegou ao Governo vendendo ilusões e vai continuando, fruto de uma manipulação pouco sensata e ainda menos correcta dos números e dos resultados das suas políticas, completamente falhadas.

Julgo que não se tem dado a devida importância a este relatório da ERCS e a esta propaganda socialista. Nesse sentido, faço, desde já, um alerta aos portugueses para o perigo que constitui uma nova vitória de José Sócrates e do Partido Socialista em 2009.

É importante lembrar que vivemos em democracia. Recapitulemos cenas passadas. O governo do PPD/PSD caiu, graças a um golpe de Estado bem montado. Ainda hoje desconhecemos, todos, as razões da dissolução da Assembleia da República. Depois de dissolvida, o Governo caiu e houve eleições. A vitória de José Sócrates teve como base três promessas: baixar impostos, aumentar o emprego (em 150 mil postos de trabalho) e não colocar portagens nas auto-estradas. Após a chegada ao Governo, não cumpriu. Fez o contrário.

Não querendo entrar na esfera pessoal de José Sócrates, podemos dizer que estes anos ficam, acima de qualquer outra coisa, marcados pela decisão do local onde iria ser feito o maior investimento da História de Portugal, o novo aeroporto de Lisboa. A decisão de Sócrates foi a Ota.

Desde o início, Sócrates, em conjunto com o Ministro das Obras Públicas, foi o maior defensor da solução “Ota”. Mas depois de tomada a decisão, que criou expectativas legítimas em vários cidadãos e investidores, o LNEC veio contrariar o Governo e o Primeiro-Ministro, acompanhado pelo MOP, que havia dito que o aeroporto “jamais” seria na margem sul, voltou atrás, anunciando que o novo aeroporto de Lisboa seria, afinal, na margem sul do Tejo, em Alcochete.

Estamos a falar do maior investimento da História de Portugal. Repito, o maior. De Sempre…e ainda vem chamar incoerente ao líder do principal partido da oposição…

Sócrates falhou. Não cumpriu. Usa e abusa dos dinheiros públicos, com propaganda à sua própria política. E não vou recorrer, sequer, a vários assuntos já falados sobre o seu passado, que nos suscitam muitas dúvidas…

Estudei, no Ensino Secundário, com a minha querida professa de História, Isa Mello, que há três características comuns nos regimes autoritários: o culto do chefe, a repressão e o autoritarismo. Hoje, com Sócrates, até a televisão pública é utilizada para propaganda e foram vários os casos conhecidos em que foram sancionadas pessoas, apenas, por falarem ironicamente sobre o passado do Primeiro-Ministro. As pessoas têm medo de se manifestar contra as políticas deste Governo Socialista. E Sócrates, como tem sido notório, toma decisões sem ouvir todas as alternativas. É verdade que toma decisões, mas “à pressa”, sem ouvir opiniões enriquecedoras. Assim, existe com este Governo Socialista, liderado por José Sócrates, todas as características comuns das ditaduras, o que só nos pode deixar preocupados

Mas, quando estas três características se tornaram dominantes, foi o povo que acabou com elas.

Hoje, como nessa altura, cabe ao povo mudar este cenário. E não há melhor alternativa para se mudar que não seja com uma votação, em massa, no PPD/PSD.

Já estamos na contagem decrescente.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Quantos são?


Normalmente, escrevemos sobre as posições que tomamos sobre as mais diversas matérias.

Mas eu vou escrever sobre uma coisa em que ainda não tomei posição nenhuma.

Não vou repetir o que se sabe, mas a direcção do Sporting tem a obrigação de dar 15 mil bilhetes ao Benfica para o jogo da Taça que se realizará em Alvalade. O Porto, há dois anos não nos deu, o Benfica no ano anterior a esse também não. Mas nós damos. Acho mal. Mais vale pagarmos uma multa do que prejudicar os vários sócios que vão ver o seu lugar ocupado por adeptos de uma equipa rival.

Eu tenho lugar no sector A 04, bancada central, mas se tivesse na Superior Norte, não aceitava que o meu lugar, pelo qual paguei uma brutalidade, seja ocupado por um adepto do benfiquista. Muito menos vestido de encarnado, com cachecol do Benfica.

Ainda para mais, duas claques vão ser transferidas para a Superior Sul, sendo que as pessoas que têm lugar cativo nessa bancada também vão ser prejudicadas.

Esta decisão dos dirigentes do Sporting prejudica-nos. E muito. Ainda por cima, pedem aos adeptos do Sporting para comprarem os bilhetes para o jogo com o Rangers em casa, porque há 15 mil escoceses que querem vir ver o jogo. Imaginemos que na quinta somos goleados. Os sportinguistas já compraram o bilhete, então o dinheiro já está em caixa. Isso é manipular os adeptos, enganar-nos a todos. E isso eu não posso admitir.

Os adeptos são essenciais às equipas. Ainda para mais, em jogos importantes. É verdade que vamos estar sempre em superioridade. Mas se perdermos, há que pedir explicações também a quem tomou esta decisão. Se, por acaso, formos a penalties, e for no lado dos adeptos do Benfica, o responsável por esta decisão deve demitir-se.

Mas a Taça é sempre uma festa do futebol, é sempre bom termos muitos adeptos das duas equipas. Isso não deixa de ser verdade.

O problema é que são do Benfica. Que já mataram um inocente adepto do Sporting e esfaquearam mais uns quantos. São, na maioria deles, delinquentes. E falo apenas das claques. Ainda por cima, com esta decisão, estão a prejudicar os sócios e adeptos do Sporting.

A direcção do Sporting só terá o meu aplauso se ganharmos o jogo. Porque ganhar, com tantos benfiquistas no estádio, dá outro gozo...

Apenas esperei por hoje para publicar este texto, apesar de o ter escrito ontem, porque ontem era 1 de Abril, dia das mentiras, e ainda pensei que fosse mais uma brincadeira do site do Sporting, dado que, repito, esta decisão, de cumprir as regras, prejudicará milhares de adeptos e sócios do Sporting.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Nº1


Já está.

O Sporting já é a melhor equipa portuguesa, de acordo com o reconhecido ranking da Federação de História e Estatística do Futebol. Sendo a única equipa portuguesa ainda a disputar as competições europeias, esta subida do Sporting ao 36ºlugar das melhores equipas do Mundo é encarada com normalidade.

Depois de ter sido eliminado, por clara falta de sorte, pela Roma e pelo Manchester United, da Liga dos Campeões, seguimos pela Uefa e já batemos o Bolton, que havia eliminado o Atlético de Madrid de Simão, Aguero e tantos outros, e o campeão suiço, o Basileia.

Internamente, no último ano, vencemos a Taça e a Supertaça, fomos à final da Taça da Liga e estamos novamente nas meias-finais da Taça de Portugal. Isto, apesar de um mau desempenho no campeonato, que nos levou ao quinto lugar, o que, contudo, é recuperável, dado o calendário de Benfica e Vit.Setúbal. Se o Guimarães escorregar, poderemos ainda sonhar com o segundo lugar, porque o título, esse, está entregue pela terceira vez consecutiva ao FC Porto. E com toda a justiça.

O Sporting está na Escócia, onde vai jogar contra o líder do campeonato escocês, super-motivado pela vitória deste fim-de-semana contra o eterno rival Celtic, que, curiosamente, já eliminou o Benfica da Champions. O Rangers comanda o campeonato escocês com 6 pontos de avanço e, ao que tudo indica, caminha mesmo para ser campeão.

Apesar de tudo, mesmo que se fique por aqui na Uefa, o Sporting já é a melhor equipa portuguesa, de acordo com esse ranking, que mede as melhores equipas do Mundo.

Por último, é importante registar a subida do Porto e do Vit.Setúbal. O Benfica desceu, assim como o Braga. A outra equipa portuguesa presente neste ranking é a União de Leiria, pelo feito notável de ter vencido a Intertoto e via essa competição ter alcançado a Taça Uefa. Contudo, depois de apenas ter conseguido apenas 9 pontos em 24 jogos fez com que baixasse 35 posições, sendo hoje a 318ª equipa do ranking.
No topo deste ranking estão, nos 10 primeiros, do princípio para o fim: Chelsea, Manchester United, AC Milan, Sevilla, Liverpool, Boca Juniors, Roma, Hamburgo, Barcelona e Arsenal.