quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

As contratações de um Sporting que não aprende com os erros


Tal e qual como acontecera com Ruben Micael ou mesmo com Villas-Boas no passado recente, tal e qual como já aconteceu com vários outros casos, o Sporting volta a cometer o mesmo erro.

O mesmo que também já tinha cometido, num caso idêntico, com Derlei, avançado que despontou em Leiria para ir brilhar no Porto, onde foi, entre outras coisas, campeão europeu.

No outro dia, já cansado depois de várias horas de estudo, fiz uma pequena lista com jogadores acessíveis ao Sporting, superiores aos que temos. E, no topo dessa lista, estava Carlão. Depois de uma grande época na segunda liga, treinado por Manuel Fernandes, correspondeu às expectativas na sua primeira temporada no escalão principal. E este é já o ano da sua confirmação. Para a liga, fez 8 golos em 13 jogos e é um dos melhores marcadores do campeonato. Está no Leiria, não está no Sporting, o que valoriza ainda mais cada golo marcado.

Nenhum avançado do Sporting marcou tantos golos como ele. O Sporting procura um avançado. Tem, aliás, procurado esse avançado há vários anos. Na flor da idade, conhecedor do futebol português e fazedor de golos, o que é que falta para que o Sporting accione o direito de opção? Poderia, e deveria, ter sido contratado mais cedo, por exemplo, em Janeiro passado, quando o Sporting gastou o dinheiro correspondente a dois “Carlões” para ir buscar um flop do futebol francês, sequentemente despachado dos clubes onde actuou.

Facilmente poderemos concluir que Carlão será jogador do FC Porto. E só ainda não é porque eles, lá no norte, sabem que o Sporting é um clube hesitante. E porque têm Falcao, Hulk e uma série vasta de avançados que fazem golos.

O Sporting não tem, além de Postiga, num excepcional momento de boa forma (que, todavia, não se traduz em muitos golos), mais nenhum avançado de jeito. Precisa de um. E, a menos que vá buscar uma estrela mundial, deveria assegurar já o reforço deste avançado brasileiro. Há outras opções, de segunda linha. Assim de repente, lembro-me de Miguel Fidalgo ou Kléber. Ou, indo um pouco mais longe e sonhando um pouco mais alto, teriamos dos Santos, Santa Cruz, Vela, Menez, Mattri ou Papiss Cissé. Ou ainda, com menos garantias, Bebé ou Alibec.

Sendo pouco provável que venha um fazedor de golos de nível indiscutível, e dando como certo que virá um avançado, o Sporting irá contratar, certamente, uma segunda linha. Outra espécie de Pongolle. Não contratará Carlão. É a terceira vez que não o faz, numa altura em que Sá Pinto trabalha em Leiria e quando se sabe que o avançado irá deixar a cidade do Lis. É um erro. Que fragiliza o Sporting e que dá força ao Porto, que passa, assim, a ser um destino provável para este jogador.

São 4 milhões, segundo dizem. Mas esse é apenas o valor da cláusula. O Sporting pode baixar o preço, por exemplo, emprestando alguns jogadores. E, nesse aspecto, poderia aproveitar para dar experiência a Nuno André Coelho, Cedric, Tales e Saleiro.

Enfim!

O Sporting, pelos vistos, não aprende com os erros, com os muitos erros idênticos que já cometeu.

Sem comentários: