sábado, 12 de maio de 2012

O desemprego que liberta

Passos Coelho disse ontem que "estar desempregado" não tem de ser uma notícia negativa. Tenho a mesma opinião. O desemprego também liberta. Para o empreendedorismo. Há negócios para explorar e mercados para conquistar. Antes de ficar empregado, e logo que consegui juntar dinheiro, pensei logo em montar o meu negócio. Usando a melhor arma que tenho, que sou eu próprio, que me conheço como ninguém. Na área que gosto, que me motiva, onde acredito que posso triunfar. Como eu, há milhares e milhares de jovens que, por não se conformarem, querem materializar aquilo que aprenderam e continuam a aprender.
Depois da declaração de Passos Coelho, vieram as críticas. De Seguro, claro está. Mas Seguro, inseguro, critica por criticar. Não sabe onde colocar as centenas de milhar de pessoas que não estão empregadas. Se soubesse, dizia-o. Apenas sabe, como sabemos todos, que o Estado não pode sustentar famílias inteiras durante toda a vida. É, assim, uma crítica vazia, quase tão vazia como aquela que vem da esquerda extrema, sindical ou partidária, que, por estar tanto tempo nas ruas e nas televisões, desconfio que nunca chegou a saber o que era trabalhar. 
São sempre contra os patrões. Mas então que se lance o desafio. Não sejam contra os patrões. Sejam patrões. "Montem" empresas e "dêem" emprego aos portugueses. 
Caros amigos de esquerda: tendo em conta essa insatisfação permanente e as críticas sistemáticas, se o problema é tão fácil de resolver, porque não o resolvem vocês?

1 comentário:

maria disse...

Estar desempregado não é uma boa notícia para ninguém, mas também não é o fim do mundo...

Entendi perfeitamente o que Passos Coelho quis dizer...quantas vezes não é o caminho certo para se fazerem coisas novas e ainda mais produtivas, para o próprio e para o país...

Tudo o que Passos Coelho e o governo dizem, para o bem e para o mal, é sempre motivo de críticas, críticas sempre de quem não sabe fazer mais nada e que julga que é esse o papel da oposição.

Continuo na minha, o Governo devia bater com a porta e entregar o país a estas mentes iluminadas que têm solução para tudo e nada fazem, as mesmas que nos trouxeram até aqui...

Bjs :)