sábado, 12 de maio de 2012

O fim do campeonato

A verdade desportiva é um assunto que dá que falar, de que se fala muito, de que se fala com frequência. E já cansa.
Hoje acaba o campeonato. E, neste campeonato, todos falharam. Os árbitros, desde logo. Pela incoerência de critérios dentro e fora do campo. Agredidos e insultados por uns, só tiveram mão pesada para os outros. E os outros fomos nós. Mas, neste campeonato, quem mais falhou foram os que devem ser protagonistas. O campeão falhou na escolha do treinador. O Benfica, que foi a melhor equipa do campeonato, perdeu com a teimosia de Jesus e com a impaciência dos adeptos. O Braga falhou na recta final, acusou a pressão, mas conseguiu o que queria. O Sporting falhou de Novembro a Fevereiro, que é onde se jogam os pontos. Falhou no treinador. E, daí para baixo, todos falharam. Até os dirigentes, que falharam com os ordenados. 
Pergunta-se hoje, outra vez, sobre a verdade desportiva. Mas já chega. Porque já cansa. Todos falharam. E estas falhas não nos permitem pensar em alargamentos. Nem acusar os árbitros. Eles, como os outros intervenientes da festa, acertaram muito mais do que erraram. Uns erraram com consciência. Premeditadamente. Outros falharam por incompetência. E sem consciência. E, para bem da festa, este campeonato decidiu-se pela competência, ou incompetência, de cada atleta, de cada treinador, de cada dirigente.
O campeonato acaba hoje. O fim será melhor para uns do que para outros. Cada um fará o seu balanço, para que o próximo ano seja melhor.
Hoje acaba a festa. E que acabe em festa. Em climas positivos, porque futebol é festa, porque se acertou mais do que se falhou e porque errar é humano. 
O resto é conversa.
E para o ano há mais. Mais campeonato, mais futebol e mais festa.
Até lá, e "quase sem se dar por isso", o Sporting pode juntar mais uma Taça e uma Supertaça às dezenas de milhar de troféus que tem nos seus dois museus.
Não imaginam a vontade que nós, sportinguistas, temos de cumprir esse desejo e de tudo fazer para que assim seja.
Que assim seja.
Viva o Sporting!

Sem comentários: