segunda-feira, 9 de maio de 2011

Rui Patrício


É bom sinal quando, para um determinado lugar, os adeptos não discutem o detentor desse lugar.
E, para os sportinguistas, o guardião é o Rui Patrício.
E é o Rui Patrício por três razões.
Primeiro, porque foi formado no Clube.
Segundo, porque, desde que foi lançado, na Madeira para substituir Ricardo, cometeu muitos erros.
Terceiro, porque está na melhor altura da sua carreira.
O que os sportinguistas querem, depois da paciência que tiveram durante algumas épocas, é o retorno. E Patrício está a dar esse retorno, numa altura particularmente complicada para o futebol do Clube, com grandes defesas, com pontos conquistados, com a chamada justa à selecção nacional e com a consciencialização de todos os adeptos portugueses de que Patrício, o guarda-redes do Sporting, deverá ser o guardião das redes nacionais durante a próxima década.
Nos últimos tempos, muita gente me tem dito, aconselhando-me para negócios familiares, que se deve ter pouco e bom. Ora, será difícil, ainda para mais nesta conjuntura financeira, despachar doze jogadores medíocres que o Sporting tem, a mais, no seu plantel. Será dificílimo ir buscar oito jogadores com nível para fazer uma equipa ganhadora de títulos. E será quase impossível segurar alguns dos melhores jogadores que o Sporting tem no seu plantel.
Não tenho ilusões.
Rui Patrício, sendo o melhor guarda-redes português, o melhor que actua na nossa liga, um dos mais promissores guardiões de balizas de todo o mundo, é alvo dos grandes colossos europeus.
Por força da situação desportiva e financeira do Sporting, Godinho Lopes herda uma situação difícil, em que muitos compromissos, incluindo compromissos para venda de atletas, já haviam sido assumidos em privado.
Mas esta é a altura em que Godinho, Duque e Freitas são postos à prova.
Os sportinguistas querem que o Rui fique connosco, se possível durante toda a sua carreira.
Os sportinguistas aceitam que o Rui tenha um salário mais alto, mesmo se esse salário impedir a chegada de um novo jogador para outras funções.
É isso, pelo menos, que eu quero.
E talvez a primeira condição para renovar o meu lugar cativo, que renovo desde a inauguração do estádio, é a de que o guarda-redes para a próxima época seja o Rui Patrício.
A minha sugestão é, por isso, muito simples, muito concreta, muito directa.
Façam o que for preciso fazer. Mas não deixem o Rui ir-se embora!

Sem comentários: