domingo, 10 de julho de 2011

O conluio e o Sporting


Houve muita gente que ficou incomodada com a contratação do capitão do AZ Alkmaar por uma verba muito baixa num negócio que só foi conhecido quando o jogador internacional holandês já estava em Lisboa, depois dos testes médicos, nas instalações do Estádio José de Alvalade, a minutos de ser apresentado como reforço do Sporting.
No mesmo sentido, os principais meios de comunicação social nacionais devem ter passado por alguns mal-estares de estômago quando, tal e qual aconteceu com Schaars, o Sporting só divulgou a contratação do avançado Wolkswinkel ou do norte-americano Onyewu quando quis, com os jogadores prontos a ser apresentados.
Esta humilhação foi ainda maior quando o Sporting, sem intromissões de bastidores, foi buscar o guarda-redes titular do Marítimo para ser suplente de Patrício, sendo que o primeiro órgão de comunicação social a noticiar a transferência do brasileiro foi um jornal regional madeirense.
Antes destas contratações, também Carrillo chegou a Lisboa e ao Sporting sem que ninguém soubesse.
É normal que quem tem de dar notícias para vender, e quando, por incompetência (bastava estar alguém com permanência no aeroporto para ver quem chega!), não consegue dar notícias, se sinta angustiado com este novo comportamento do Sporting.
Quanto aos outros reforços - Turan (internacional na selecção de esperanças francesa), Arias (promessa colombiana que lutará por um lugar no plantel), Rodriguez (que preferiu o Sporting ao Benfica), Rinaudo (a melhor contratação, a nível preço-qualidade, do defeso sportinguista), Luís Aguiar (determinante nas equipas de Domingos), Rubio (avançado emergente no futebol sul-americano) e Bojinov (estrela búlgara, que já passou pela Fiorentina, Juventus ou Manchester City, apesar de ter brilhado com maior fulgor no Lecce) - só souberam porque foi vontade do Sporting que os órgãos de comunicação social soubessem com antecedência.
Parece-me que o texto manhoso escrito por Querido Manha no Correio da Manhã, a crónica fedorenta de um Gato benfiquista no jornal Record, para não falar de jornais semi-oficiais de Benfica e Porto, que são ABOLA e OJOGO, revelam que a política de comunicação e de contratações do Sporting está a incomodar.
Mas olhemos para os nossos rivais.
No Porto, o treinador que estava na cadeira de sonho foi atrás dos milhões com medo da pressão que tinha, na cidade invicta, de superar José Mourinho, tendo, na mentalidade dos portistas, a quase-obrigação de vencer a Liga dos Campeões. Foi embora e deixou recado. Pinto da Costa, com medo de falhar a contratação dos treinadores que queria (Jorge Jesus ou Domingos Paciência), agravando a humilhação pública causada pela fuga de Villas-Boas, optou por pedir a Vitor Pereira, que está a milhas de qualquer um dos treinadores referidos neste parágrafo, para treinar a equipa.
No Benfica, Coentrão fez birra, declarou publicamente, longe do território encarnado, que queria ir embora. Quis e foi. O Real paga 30. O Benfica devolve parte e recebe uma reserva do Real com salário milionário, para fingir que foi por 30, só para não ficar mal na fotografia. Luizão já está, outra vez, a dizer que quer sair. Se não fosse o facto de Jesus e Vieira estarem com a corda demasiado esticada, o Benfica estava agora tão mal como na pré-época passada. Mas, um ano depois, as cenas são as mesmas, o dinheiro escasseia, os adeptos estão em brasa, Rui Costa está farto, Jesus tem medo de sair, Vieira joga a última carta antes de ser substituído pelos sócios. Por muitos Garays ou Witsels que apresentem, que chegam por preços bem caros, ninguém consegue esconder que, no Benfica, há um mal-estar evidente.
Esta é a conjuntura com que partimos para a nova época. E, tendo em conta as facadas nas costas no Benfica e no Porto, o alvo passa a ser, necessariamente, o Sporting. Porque fez tudo bem. Porque ninguém está no Sporting contra a sua vontade. Porque o Sporting se reforçou bem. Porque o Sporting fez o que nem o Real Madrid, o Chelsea, o Barcelona ou o Manchester United conseguiram fazer: convencer bons jogadores a assinar, sem jogadas de imprensa, sem a imprensa saber, a preços acessíveis.
Agora, a missão deste conluio anti-Sporting passa por tirar o fôlego, por apagar a chama que se sente entre adeptos. A Sporttv transmite jogos entre o Benfica e equipas amadoras de pessoas das localidades por onde o Benfica vai passar (daqueles feitos de propósito para o Benfica ganhar), mas não vai transmitir um único jogo do Sporting no estágio da Holanda.
Por obrigação, lá vai ter de transmitir o jogo de apresentação e do Torneio Ramón Carranza. Mas, segundo o que sei, nem sequer vai transmitir o Sporting-Juventus, jogo que se realizará no Canadá.
Eu não os critico por não o fazerem, como também não critico quem, parcialmente, escreve contra o Sporting. Nem sequer critico quem conta meia-verdade da história Villas-Boas, da história Coentrão, da história Luizão, da história Roberto e Júlio César/Luís Filipe Vieira/Jorge Jesus. Fazem o trabalho deles.
Limito-me a verificar factos e a tirar conclusões.
Concluo, por isso e com tudo isto, que estão com medo do Sporting. Vão estar contra nós no dia-a-dia nos jornais. E estejam prontos para que tenhamos de jogar contra 12, 13 ou 14 jogadores.
Mas nós estamos motivados. Ultrapassaremos obstáculos, barreiras e até fronteiras. Andaremos por todo o lado, de norte a sul do país, nas ilhas e por toda a Europa, a levar uma equipa ao colo, vestindo o verde da esperança e o branco da paz, nessa caminhada longa e dura que culminará com a conquista de títulos e, entre esses, com o estatuto de Campeão Nacional.

11 comentários:

Seventy_Six disse...

Grande post.

O gigante está a acordar.

Anónimo disse...

Já estava cheia de esperança, mas depois de ler o seu post ainda fiquei mais convencida que este ano, ao contrário do que muitos esperavam, ainda vamos dar que falar...pela positiva, claro!
E O SPORTING É O MEU GRANDE AMOR!!!!!
Ass: Leoa Ferrenha

Duarte disse...

Discordo consigo em relação a André Villas-Boas; se não fosse capaz de lidar com o fantasma de Mourinho, então não teria aceitado o convite feito pelo F.C.Porto há um ano atrás, altura em que vários órgãos de comunicação começavam a,inevitavelmente, comparar Villas-Boas a Mourinho; aliás, se da parte de Villas-Boas existisse alguma pressão indesejada por ser discípulo de Mourinho, nem sequer teria considerado a proposta do Chelsea onde, de novo, terá de saber lidar com todas as comparaçoes que poderão surgir, sobretudo em relação ao primeiro ano de ambos em Londres. Ficar no Porto mais um ano seria, a meu ver, bem mais cómodo para Villas-Boas.
Apesar de ser benfiquista, acredito que o F.CPorto parte em vantagem para a proxima época, sobretudo se conseguir manter a sua equipa intacta.Em relação ao Sporting, só o tempo dirá se fez boas opções ou não; o mesmo se passa no Benfica, onde o grau de tolerância será bem menor.
Cumprimentos.

António Lopes da Costa disse...

Seventix_Six, esperemos que seja verdade, que o Leão regresse para ser rei!

Leoa Ferrenha, a esperança nunca morre! Será um ano difícil, onde o FC Porto estará muito forte, onde se espera um Vitória de Guimarães e um Braga a dar muita luta, mas temos um bom plantel, um bom treinador, as expectativas são boas!

Duarte, de acordo com tudo, aceito ainda o ponto de discórdia. Mas, na capa do jornal OJOGO de hoje, é o próprio Pinto da Costa que afirma aquilo que aqui escrevi: AVB teve medo de falhar. Se não tivesse, teria ficado, teria tentado ganhar a Champions. Teria condições únicas para conseguir...

Um abraço a todos

Anónimo disse...

e quem melhor do que o Pinto da Costa para saber do que fala??????

Anónimo disse...

Ass: Leoa Ferrenha

António Lopes da Costa disse...

Bom dia, Leoa Ferrenha. É verdade, Pinto da Costa sabe, como ninguém, o que se passou. Já escrevi sobre o que achava que Pinto da Costa sentia sobre a "fuga" de AVB. Escrevi ontem sobre o que eu achava que AVB pensava sobre a continuidade no FC Porto.
Pelos vistos, tinha razão.
Mas há uma coisa que acho inadmissível: a forma como os jornais desportivos continuam a ter medo de publicar algumas verdades sobre alguns negócios (como a saída de AVB, como a saída de Coentrão, como os negócios no Benfica, como a forma como o FCP, outra vez, foi buscar um jogador que o Benfica queria, como as birras de Luizão, como a eventual saída de Moutinho).
Aliás, sobre Moutinho, eu não acredito muito que saia por 40M. Mas, se sair, o Sporting recebe 10. Ou seja: no total, o Sporting ganharia 18; o FCP ganharia 22 (40-10-8). Além disso, o Sporting usou Nuno André Coelho, vindo nesse negócio, para "pagar em espécie" o que faltava pagar de Evaldo e João Pereira.
Ou seja, aquele negócio horrível que Bettencourt pode vir a traduzir-se em 18M de receita e ajudou a pagar dois laterais, que o Sporting precisava.
Não foi um bom negócio, mas alguém tem de dizer a verdade, por muito que custa a muita gente ouvi-la.
Mas não é para falar verdade que existem os jornais desportivos. É pena...até porque o Benfica perdeu ontem e tenta-se ocultar a derrota com a possível contratação de um desconhecido (num jornal) ou de um arruaceiro (no outro).

Beijinho

Anónimo disse...

Se o Moutinho continuasse no Sporting à muito que teria um reporter à porta de casa para lhe perguntar todos os dias o que achava do interesse do Chelsea, se gostaria de assinar pelo chelsea, etc, etc...
Estou em crer que este ano continuaremos a ser capa dos jornais pelas piores razões mas desta vez para escamotear a verdade dos outros...
Beijinhos!
Ass: Leoa ferrenha

luis cirilo disse...

Partilho da leitura que faz sobre FCP e SLB.
Creio até que os vossos vizinhos da segunda circular se preparam para um ano catastrófico em termos futebolisticos tantas as "barracas" que por lá andam a ser armadas.
No caso do FCP, concordando que Vitor Pereira é um treinador de elevadissimo risco,a verdade é que a máquina funciona muito bem e a equipa é a mesma e com reforços interessantes como Kleber e Djalma.
Para mim é, de longe, o favorito ao titulo.
Factores de risco ?
Vitor Pereira não ser capaz de estar á altura das exigencias e a eventual venda de jogadores fulcrais como Falcão ou Hulk.
Que significarão sempre uma entrada brutal de dinheiro para irem ao mercado buscar o(s) substituto(s).
O Sporting?
Acredito no que o António diz quanto á forma como a equipa foi montada.
Registando,contudo, que aquilo em que o SCP era muito bom(potenciar os talentos surgidos na Academia)passou de moda.
Agora da valia dos reforços á constituição de uma equipa homogénea e competitiva vai uma grande diferença como sabe.
E o SCP parece uma autêntica ONU tantas as nacionalidades presentes.
Por outro lado o treinador vai ter o primeiro grande desafio da sua carreira.
Porque em Alvalade o que lhe é pedido não é que faça um pouco melhor que aquilo a que os clubes que treinou(Leiria,Académica,Braga)estavam habituados.
Em Alvalade exige-se-lhe o titulo.
Ou seja, que seja o melhor de todos.
A isso chama-se pressão!
A tal que José Mourinho dizia que Di Maria não estava habituado no SLB...
Veremos qual a resposta que Domingos dará.
A terminar agradeço sinceramente ao SCP ter deixado o Pedro Mendes sair a custo zero para regressar ao seu e meu clube.
Grande equipa deve ter o SCP para prescindir de um jogador destes...

luis cirilo disse...

Só mais uma nota:
Não vejo no SCP centrais que legitimem uma candidatura a campeão nacional.
Como sabe os avançados ganham jogos e os defesas campeonatos.
Com os que tem,neste momento,não me parece.
Abraço

António Lopes da Costa disse...

Cara Leoa Ferrenha, é verdade. Teria alguém à porta de casa, apareceria todos os dias na capa dos jornais como se estivesse forçado a sair.

Dr. Luís Cirilo, na minha opinião, o Sporting precisa de um extremo esquerdo para completar o plantel. Evaldo com Domingos é outro jogador. Quanto aos centrais, Carriço, sendo capitão, é para ser titular; Rodriguez, que está a fazer uma Copa America brilhante (o Peru já está nas meias-finais), pode servir; o americano pode dar luta pela titularidade.
Relativamente ao Pedro Mendes, acho que aconteceu o natural: o Sporting não quis um profissional brilhante e bastante cumpridor, pagou-lhe e terminará a carreira no clube do seu coração (seu - do Pedro Mendes e do dr. Luis Cirilo). O Sporting fica a ganhar porque contratou um grande jogador argentino para a posição.
Espero, sinceramente, que as lesões de Pedro Mendes não o impeçam de fazer uma grande época, que ajude o Vitória de Guimarães a interpor-se na luta pelos primeiros lugares. Espero ainda que Pedro Mendes não seja o único a chegar a Guimarães e que seja acompanhado pelo Meira e pelo Assis.
A liga portuguesa precisa de grandes equipas...e é contra essas grandes equipas que espero que o Sporting possa vir a sagrar-se campeão...com o extremo que aí vem. Acredito nisso!

Um abraço