domingo, 31 de julho de 2011

O leão branco

Perante quase 49 mil pessoas, surgiu ontem um leão branco no relvado de Alvalade.
Chamava-se "sonho".
Nessa altura, o speaker do estádio disse, a propósito do nome do leão que "diz a tradição que só em sonho se vê um leão branco e é o nosso sonho e convicção que o Sporting será campeão".
Foi a grande surpresa de uma noite em que o Sporting desceu à terra, entre alguns outros bons momentos, como aquele em que Inácio entrou no relvado para dar a braçadeira de treinador a Domingos Paciência.
O pior, ou o melhor, surgiu depois, no jogo que se seguiu à apresentação, onde apenas o Valência esteve à altura do convite que lhe foi feito. Fez uma exibição de grande classe, de cinco estrelas.
O Sporting perdeu e perdeu bem. E, dos vários erros, há pontos positivos.
Desde logo, se havia quem pensasse que o Sporting poderia não precisar de, pelo menos, mais dois jogadores, espero que não tenha de esperar pelo jogo frente ao Málaga para os procurar.
Quanto ao resto, há que trabalhar.
Rinaudo, por exemplo, tem ganhar o ritmo europeu. Tem de se mecanizar o ataque. De acrescentar qualidade à ala direita do meio-campo e rigor no eixo defensivo.
Com Carrillo, Capel e Rodriguez em vez de Izmailov, Djaló/Pereirinha e o americano, o Sporting pode ter uma equipa mais capaz.
Esperemos ainda que Turan demonstre as capacidades necessárias para pôr Evaldo no banco, que Djaló possa ter uma equipa que potencie as suas qualidades, que Luis Aguiar perca quilos, que Wolkswinkel se encaixe melhor na equipa, que Rubio junte a velocidade à garra que demonstrou ter e que Marcelo possa ter mais discernimento na hora em que for chamado.
Não estamos ainda ao nível das melhores equipas da Europa, mas não se fazem milagres em três semanas. Apesar da derrota e do banho de bola, acredito no trabalho de Domingos e na forma como Duque e Freitas podem ainda vir a acrescentar qualidade ao plantel do Sporting.
Para perder por 3-0, ontem foi o dia ideal. O Torneio da próxima semana será mais duríssimo teste à capacidade do novo Sporting, mas o que interessa é o início de época. E, nesse sentido, faltam ainda 15 dias.
Contra a Olhanense, os argumentos terão de ser outros.
Estou convicto de que, nestes 15 dias, o Sporting saberá transformar os três golos sofridos na apresentação em três pontos na primeira jornada. Isso é o que verdadeiramente interessa!

1 comentário:

luis cirilo disse...

Vá lá que arranjaram um leão com uma cor decente!
Fora brincadeiras(vitorianas)acho que o SCP se contratar o Jeffren faz uma aquisição de e4xcelente nível.
Mas continuo na minha António: com estes centrais...