terça-feira, 29 de maio de 2012

Uma Praça que envergonha


A minha geração tem muitos motivos para invejar as que a antecederam. Por exemplo, não conhecemos Sá Carneiro como as gerações anteriores. Lemos, nos livros. Ouvimos alguns testemunhos. Vimos um filme e alguns documentários. 
Claro que não é a mesma coisa. Mas o que Sá Carneiro representou é o mesmo que continua a representar. Teve, e continua a ter, muitos seguidores. De todos os partidos, cidades, cores, raças, sexos. De todas as gerações. E nós, aqueles que admiramos Sá Carneiro, não nos podemos rever naqueles que não respeitam a homenagem. 
O estado em que se encontra a Praça Francisco Sá Carneiro, em Lisboa, envergonha-nos a todos. Aos que gostamos de Lisboa. Aos que admiramos Sá Carneiro. 
Não envergonha quem gere e governa esta Cidade. Não envergonha. Mas devia envergonhar.
António Costa, Sá Fernandes e Helena Roseta, agora que estamos em altura de Rock in Rio, permitam-me que aqui deixe esta pergunta: cadê vocês?

4 comentários:

Anónimo disse...

A obra é da responsabilidade do Metro de Lisboa, que está a construir um novo átrio a sul

maria disse...

Também não conheci Francisco Sá Carneiro, mas cada vez mais acredito que se não tivesse "morrido" tão cedo o país hoje não estaria como está...

Infelizmente não é só a praça Francisco Sá Carneiro que está em mau estado, é Lisboa inteira...cadê os 3 patetas alegres que procura? Boa pergunta!

Um é "paineleiro", quando perguntam quem é António Costa todos respondem que é comentador de tv e nem se lembram que ele é presidente da Camara de Lisboa...os outros dois são apenas figuras de cartaz de um espetáculo que não interessa a ninguém...

Enquanto tivermos um povo que acha que direita é sinónimo de ditadura e a esquerda sinónimo de democracia e liberdade...enquanto tivermos um povo que só olha para o seu umbigo e não pensa no bem geral...

É o país que temos! :(

Bjs :)

António Lopes da Costa disse...

Caro anónimo,

Se a obra é da responsabilidade do Metro de Lisboa, o que é certo é que, fora aquelas divisórias de plástico, não há nada suficientemente esclarecedor sobre isso. Mas o que eu me referia não tem só que ver com as obras. A Praça é uma estátua cheia de ervas à volta. Parece mesmo uma cidade de terceiro mundo, em que nem as faixas estão pintadas.

Cara Maria, falo de uma Praça, mas podia falar de muitas mais. Ainda hoje passei em Alcântara e algumas ruas assemelham-se ao pior que vi das ruas de Malta. Mas tem razão. Esta é a esquerda que vai de Porsche e que, sendo contra a direita e contra o poder económico, passeia mulheres enquanto bebe à farta em eventos que a direita trouxe a Lisboa, que só aqui se realizam por força dos patrocínios do poder económico.
Rica esquerda esta!

Abraço e beijinho,
António

miguel vaz serra....... disse...

Vi Sá Carneiro passar ao meu lado à entrada do Hotel Altis no dia que a AD ganhou as eleições.
Fiquei arrepiado com a energia imensa.
É assim que posso descrever o que senti.
Uns olhos intensos azuis e enigmáticos, de um ser superior e inteligente, seguro, bom.
Um homem tão baixo e tão grande.
Não escondo que choraminguei quando interromperam a emissão da televisão para dizer que tinha morrido num "desastre" de aviação.
Ficou muito por fazer e uma esquerda ilegal tão contente como os que o mataram. Ilegal porque a constituição não permite Partidos Políticos com ideologias ditatoriais e o Partido Comunista não só tem uma dessas como tentou várias vezes por golpe de estado tomar o poder depois do 25 de Abril. Continuam e por culpa dos outros partidos, a parasitar, a viver à custa dos contribuintes e é hoje o Partido com maior património em Portugal. Como se não bastasse, outro partido ilegal legalizou-se e foi aceite. O Bloco. A Constituição duplamente "rasgada".
Partidos que defendem China Cuba e Coreia Comunista onde se comentem as maiores atrocidades contra a humanidade. Partidos que tem as mãos manchadas de sangue de milhões de seres humanos que por esse mundo fora foram assassinados em nome dum capitalismo de estado, nefasto e feroz ditador que fazem Franco e Salazar parecerem uns meninos de coro.
Passei pela Praça Sá Carneiro há tempos e fiquei horrorizado.
Parece uma Praça dum Bairro suburbano de Bogotá ou Casa Blanca.
Bem perto da mesma, vive o comentador Costa que por acaso o povo de Lisboa votou para Presidente da Câmara da cidade.
Certamente sai pela Avenida Paris ou João XXI para não ter que cruzar essa Praça, é que tem um nome de alguêm que ainda lhes faz sombra, e portanto não sabe como está aquilo que fica mesmo no centro da Capital e que todos os que aterram na Portela e vêm para os Hotéis naquela zona, passam por lá.
Já agora e como vivi os loucos anos 70, sempre soube que quem era de esquerda eram os que por inveja a quem tinha mais um pouco que eles os odiava. Não por ideologia mas por ressentimentos.
Toda a gente sabe que a esquerda do champagne é muito mais poderosa economicamente e até politicamente que a direita hoje em dia.É que os invejosos ficaram ricos. Não digo é como, pois isso toda a gente sabe.
Por isso os Comunistas continuaram sempre na legalidade. Porque interessam aos que guiam Maseratis e Porches. Fazem-lhes o trabalho sujo.....