quinta-feira, 8 de março de 2007

50 anos de televisão


O dia de ontem fica marcado pelo 50ºaniversário da televisão, em Portugal. A RTP foi a estação que mais se deparou com as mudanças e as inovações do Mundo na segunda metade deste último século. Trouxe aos portugueses os grandes feitos, de onde se destaca a chegada do Homem à lua, percorrendo um longo caminho até aos dias de hoje, atravessando mesmo a passagem do regime ditatorial para o regime democrático, em que vivemos.
Nos últimos 50 anos, onde houve notícia, a RTP esteve sempre no sítio certo para dar conhecimento aos portugueses do que se passara pelo Mundo fora.
Tive a oportunidade de estudar pormenorizadamente toda a História da televisão, incluindo a portuguesa, da qual se destaca e sempre se destacará a RTP. Isto porque realizei, no semestre passado, um trabalho com o tema "televisão: perigo para a democracia?". Contudo, não queria entrar, neste artigo falando apenas do ponto de vista histórico da RTP.
Queria aproveitar esta oportunidade para elogiar a estação, visto que considero que a RTP pode ser definida como a televisão positiva, sempre fiel aos seus princípios e objectivos, acompanhando o desenvolvimento. A RTP foi, é e espera-se que continue a ser número 1. É uma segunda escola, onde aprendemos muito, todos os dias. Não é a televisão dos BigBrothers ou "Fiel ou Infiel", mas da cultura. É na RTP que aprendemos a História de Portugal e do Mundo. É na RTP que sabemos, todos os dias, as notícias que queremos. Com isenção.
É na RTP que podemos ver grande parte dos jogos das Selecções Nacionais ou os grandes debates políticos. Lembro-me, por exemplo, do Prós e Contras, que é, para mim, o melhor programa televisivo, na medida em que nos esclarece melhor sobre vários assuntos.
É na RTP que o povo português apreende a nossa cultura.
Mas acima de tudo, a RTP é uma estação "caça talentos". Os programas como a Operação Triunfo ou o Aqui Há Talento são exemplo disso. É a única estação que se preocupa, empenhadamente, com o futuro de Portugal.
Exemplar, a RTP fez 50 anos. De televisão positiva.

1 comentário:

João Faria disse...

É pena a RTP ter trasmitido a gala lampiónica de 103 anos e o ano passado nem se terem lembrado do centenário do Sporting!