quinta-feira, 22 de março de 2007

Menezes vs. Santana ou Menezes e Santana vs. Mendes



Pedro Santana Lopes é aquilo que eu chamo de político-modelo. É o exemplo que sigo. Curiosamente, é um homem competente, que trouxe credibilidade ao debate político quando disse o que disse, em plena campanha eleitoral, sobre SCUT'S ou impostos, por exemplo. Podemos acusar Santana de tudo, menos de não ser credível, de ter faltado à verdade ou de não ser competente.

Cada vez que Santana Lopes ou Luis Filipe Menezes falam, nota-se uma grande agitação na imprensa e uma enorme atenção da opinião pública.

Nos últimos tempos, Santana Lopes, deu uma conferência onde falou sobre o futuro da direita em Portugal, uma entrevista na televisão e interviu no debate mensal da Assembleia da República. Isto é o suficiente para agitar marés e criar uma espécie de tempestade entre os apoiantes de Marques Mendes.

Sinto-me bastante honrado por haver, no PSD, pessoas como Pedro Santana Lopes, dispostas a tudo em prol do Partido. Não vou perder tempo na caracterização de uma pessoa que todos conhecemos, mas apenas falar do que Santana disse sobre o futuro do PSD. Isso é o que me interessa neste momento.

Pareceu-me bastante correcta a visão de Santana acerca do estado da direita em Portugal. De resto, já publiquei o conteúdo da sua palestra noutro post. Mas o mais importante que Santana Lopes disse nestes últimos tempos foi o facto de ter deixado em aberto um possível regresso à liderança do PSD, mas eu sublinho que disse que apenas o faria se, à sua volta, não visse ninguém que tivesse melhores condições para avançar para uma candidatura.
Mas existe outra pessoa. Luis Filipe Menezes anunciou, na passada sexta-feira, a sua candidatura à liderança do PSD. Como Santana, Menezes é, também, um homem de vitórias, alcançando consecutivas vitórias em Vila Nova de Gaia. Como Santana, Menezes é, também, um homem com obra feita. Enfim, têm muitas semelhanças, embora tenham um precurso político diferente, mas parece-me que tanto um como outro são muito competentes e não tenho dúvidas de que estão à altura para a difícil tarefa de liderar um PSD no estado em que está.

Na minha opinião, Santana e Menezes não são e nunca serão adversários. São, como eu e como milhares de militantes do PSD, pessoas disponíveis para ajudar o Partido a recuperar da situação calamitosa onde tem estado nestes últimos tempos. Assim, qualquer artigo que diga algo em contrário, não me parece ter qualquer fundamento, pelo que considero esse que um cenário, Menezes vs. Santana, embora que possível (como tudo é, na vida), muito pouco ou nada provável. O provável é Menezes e Santana unirem-se para derrotar Mendes e para devolver as vitórias ao PPD/PSD.

1 comentário:

Anónimo disse...

Unam-se que assim perdem os dois. O passeio dos dois vai ser mais lindo que o do Portas.....